O que é seria o 1º 2º e 3º setor?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

O primeiro setor é formado pelo Governo, o segundo setor é formado pelas empresas privadas, e o terceiro setor são as associações sem fins lucrativos. O terceiro setor contribui para chegar a locais onde o Estado não conseguiu chegar, fazendo ações solidárias, portanto possui um papel fundamental na sociedade.

Segundo setor
Ele é formado por empresas privadas. Estas competem entre si e visam o lucro. Sendo assim, todo dinheiro arrecadado pelas empresas também é privado e voltam para elas.

O Terceiro Setor é composto pelas pessoas jurídicas de direito privado que não possuem finalidade lucrativa e exercem atividade de interesse social. Ressalta-se que todas elas podem, sim, gerar excedentes econômicos no exercício de suas atividades, desde que esse não seja o seu objetivo principal.

Setor Primário: extração de matérias-primas. Setor Secundário: indústria. Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais.

Setor Primário: atividades que utilizam recursos naturais, como a mineração e agricultura. Setor Secundário: produção e transformação dos bens derivados do setor primário, como a indústria.
...
Setor Quaternário

  • Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
  • Tecnologia da Informação (TI)
  • Educação.
  • Consultoria.

Confira a seguir.

  • Primeiro Setor. O primeiro setor conhecido também como Estado ou setor público. ...
  • Segundo Setor. O segundo setor conhecido também como o Mercado. ...
  • Terceiro Setor. O terceiro setor conhecido também como o setor das associações sem fins lucrativos.

As mais conhecidas instituições do Terceiro Setor são as ONGs (Organizações Não Governamentais), havendo também as fundações, entidades beneficentes, os fundos comunitários, as entidades sem fins lucrativos, associações de moradores, entre outras.

Basicamente inclui atividades como geração e compartilhamento de informação (computação e tecnologia da informação), telecomunicações, educação, pesquisa e desenvolvimento, planejamento, consultoria e outros serviços baseados no conhecimento.

O setor primário reúne as atividades agropecuárias e extrativas, produzindo, assim, matérias-primas e produtos in natura. O setor secundário abarca as indústrias de ramos produtivos diversos. O setor terciário é composto pelos serviços prestados e pelo comércio essencialmente.

O setor dois e meio pode então ser definido como sociedades empresárias que visam obter lucro, mas que, pretendem, intencionalmente, resolver problemas sociais por meio de seu produto ou serviço.

O setor primário abrange todas as atividades produtivas envolvidas com a agricultura, a pecuária e o extrativismo (mineral, animal e vegetal), que estão relacionados à exploração dos recursos naturais e à produção de matéria-prima que será absorvida por outro setor da economia (secundário).

Também chamado de setor 2.5, o quarto setor é muito parecido com o que prega a terceira via, só que numa ótica é empresarial. Ao contrário do terceiro setor, ele tem fins lucrativos. É uma categoria de empresas que são movidas por lucro, mas cujo business está relacionado ao desenvolvimento social/ambiental.

O Primeiro Setor
Ou seja, é composto por órgãos, instituições e empresas estatais, a exemplo de prefeituras, governos estaduais, fóruns jurídicos e assim por diante.

O terceiro setor desenvolve diversas atividades em favor da sociedade e atua em cadeia para produzir um impacto social positivo. Ao trabalhar em parceria com o Estado, por exemplo, as organizações da área podem facilitar a chegada de serviços públicos em comunidades com difícil acesso.

O setor secundário da economia é o responsável pela transformação de matérias-primas em produtos acabados. Logo, ele é formado pelas indústrias, pela construção civil e pelo fornecimento de serviços como água e luz.

Independentemente desse formato de gestão, sempre existe a divisão de funções entre setores organizados, que apresenta como seus principais representantes:

  • Administrativo. ...
  • Financeiro. ...
  • Recursos humanos. ...
  • Setor comercial. ...
  • Setor operacional.

As atividades relacionadas com o setor primário são: agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e mineral, caça e pesca.

O setor quinário é, de acordo com alguns especialistas, um setor econômico que inclui os serviços sem ânimo de lucro, como a saúde, a educação, a cultura, a investigação (não remunerada), a polícia, os bombeiros, a guarda civil e organizações não governamentais.

São eles:

  1. Administrativo. Responsável pelo planejamento estratégico, gestão, atribuição de tarefas, coordenação, análise de dados e supervisão de outros setores. ...
  2. Comercial. O objetivo desse setor é oferecer o produto e realizar as vendas ao cliente. ...
  3. Marketing. ...
  4. Financeiro. ...
  5. Compras. ...
  6. Recursos humanos. ...
  7. Operações.

O Setor Secundário inclui os setores da economia que transformam produtos, como indústrias e construção. Este setor geralmente pega os produtos provindos do Setor Primário e os transformam, ao ponto de servirem para serem usados para outros negócios, exportados ou para serem consumidos por consumidores domésticos.

Administrativo. Esse é conhecido como o setor que é o coração da empresa, isso porque é o responsável pelo planejamento estratégico, gestão de atividades e fiscalização dos demais setores.