O que é seres incorpóreos?

Perguntado por: lferreira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 18 votos

Seres incorpóreos (ou não corpóreos) são aqueles que não possuem uma forma física verdadeira. Embora eles possam ter avatares físicos ou corpos, sua verdadeira essência existe não fisicamente, seja como uma alma, como energia ou como um conceito abstrato.

Os bens corpóreos, materiais ou tangíveis são aqueles que podem ser tocados, pois possuem uma existência material. Por exemplo, um imóvel, um veículo. Os bens incorpóreos, imateriais ou intangíveis são aqueles abstratos, que não podem ser tocados. Por exemplo, a propriedade intelectual, a hipoteca, o penhor.

Bens incorpóreos, imateriais ou intangíveis – são aqueles com existência abstrata ou ideal e que não podem ser tocados pela pessoa humana. Como exemplo, podem ser citados os direitos de autor, a propriedade industrial, o fundo empresarial, a hipoteca, o penhor, a anticrese, etc.

Bens Corpóreos e Incorpóreos
Chamam-se bens corpóreos aqueles bens que são tangíveis, ou seja, podem ser percebidos pelos cinco sentidos. Como, por exemplo a caneta, o carro e a mesa. Estes existem materialmente e podem ser tocados.

bens incorpóreos, imateriais ou intangíveis: marcas, patentes, títulos de estabelecimento, créditos, contratos, ponto comercial etc.

Bens incorpóreos são os que não ocupam espaço físico. São frutos da elaboração abstrata da inteligência ou do conhecimento humanos.

São bens que têm existência material, perceptível pelos nossos sentidos, como os bens móveis (livros, joias etc.)

Bens Móveis
São móveis os bens passíveis de remoção sem dano, seja por força própria ou por força alheia. Ou seja, objetos concretos, palpáveis, físicos, que não são fixos ao solo. Ex.: dinheiro, veículos, móveis, utensílios, máquinas, estoques, animais (que possuem movimentos próprios, semoventes), etc.

O que são bens intangíveis? Apesar de não ser a única característica desses ativos, podemos definir os bens intangíveis como aqueles que não possuem uma forma física, ou seja, as propriedades imateriais de uma empresa, como é o caso de direitos autorais, marcas, patentes, receitas, carteira de clientes, entre outros.

Bens intangíveis são as propriedades imateriais de uma empresa, que não existem fisicamente, como é o caso de marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes, recursos humanos e know-how.

Bens intangíveis são as propriedades imateriais, não existem fisicamente, como é o caso de softwares, sistemas, licenças, marcas, patentes, direitos autorais, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas e outros. Os bens intangíveis de uma empresa ou Órgão Governamental agregam valor ao seu patrimônio.

Os bens móveis, por exemplo, também são bens tangíveis. É o exemplo de máquinas, estoques e veículos. Bens intangíveis: aqueles que não possuem forma física, ou seja, são incorpóreos ou imateriais. Uma marca ou patente, por exemplo, é um bem intangível.

Tipos de bens econômicos

  • Públicos;
  • Privados;
  • Consumo;
  • Capital.

Serão classificadas no Ativo Intangível os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido, ou seja, aqueles cujo valor reside não em qualquer propriedade física, mas nos direitos de propriedade que são ...

Os bens podem ser classificados: a) Quanto à existência física: Bens corpóreos (ou tangíveis ou materiais) são aqueles que possuem existência física, podendo ser observados e percebidos pelos sentidos humanos (por exemplo: automóveis, joias, roupas, imóveis etc.)

O artigo 1142 do Código Civil definiu o estabelecimento como sendo todo o complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário ou por sociedade empresária.

Bens moveis são tudo que é seu sem ser um imóvel (casa, terreno, apto, etc...) exemplo de bem móvel: carro, tv, telefone, etc Bem imóvel se refere a imoveis ou seja casa, apto, terreno, galpao, etc.

Móveis por natureza. São bens móveis por natureza aqueles suscetíveis de movimento próprio ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social (art. 82 do Código Civil).

Os bens de uso comum e os pertencentes ao domínio particular da União, dos Estados federados e dos Municípios. Em sentido lato, dizem-se públicos os bens destinados ao uso e gozo do povo, como aqueles que o Estado reserva para uso próprio ou de suas instituições e serviços públicos.

Consideram-se fora do comércio os bens naturalmente indisponíveis (insuscetíveis de apropriação pelo homem, como o ar atmosférico, a água do mar), os legalmente indisponíveis (bens de uso comum, de uso especial e de incapazes, os direitos da personalidade e os órgãos do corpo humano) e os indisponíveis pela vontade ...

Bens corpóreos são os bens físicos, com existência material, ou seja podem ser tangidos pelo homem (ex.: um veículo). Bens incorpóreos são os bens com existência abstrata, porém com valor econômico (ex.: um direito autoral, um crédito).