O que é ser verdadeiramente humilde?

Perguntado por: tgomes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

Uma pessoa humilde nunca se coloca como merecedora de nada, tampouco aponta para as faltas e os defeitos dos outros, pois sabe que não lhe cabe julgar ninguém por nada. Evita emitir críticas, mas, se o faz, foca nas construtivas, sempre com a intenção de ajudar o outro a crescer. E – importante!

Quem é humilde costuma reunir outras virtudes, como sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. Não se acha nem melhor nem pior do que ninguém; simplesmente age de forma cordial e respeitosa com todos: do mais simples operário às mais altas autoridades dos poderes de um país.

Para praticar a humildade trabalhe para aceitar a vida que tem enquanto se esforça para progredir sem reclamar. Se você adotar a atitude de se achar melhor que os outros as vão se tornar alérgicas a você. Em vez disso, se esforce para ser grato pelo que tem e trabalhar para ganhar mais, se é isso que deseja.

Uma pessoa humilde é alguém que não se considera superior aos demais, independentemente de suas realizações, talentos ou posição social. Em vez disso, essa pessoa busca aprender com os outros, ouvir opiniões divergentes e estar aberta à mudança e ao aprimoramento.

Pesquisas, no âmbito da educação, demonstram que a humildade promove bem-estar físico, psicológico, social e espiritual para aquele que a desenvolve. Isso porque ela proporciona alívio nas preocupações e no sentimento de vulnerabilidade. Também gera uma diminuição da ansiedade, da depressão e das fobias sociais.

Significado de Desumilde
adjetivo [Popular] Característica de quem não é humilde, simples. Sem simplicidade; imodesto, suntuoso. [Por Extensão] Que age buscando humilhar ou diminuir outra pessoa; arrogante, presunçoso.

adjetivo Que tem noção de suas limitações; que não se valoriza demasiadamente; que não demonstra vaidade; modesto: banqueiro humilde. Que demonstra obediência, respeito ou submissão: ações humildes. Que não é pretensioso; sem ambição; simples: sonhos humildes.

A humildade é um reconhecimento de que nossos talentos e habilidades são dons de Deus. Não é um sinal de fraqueza, timidez ou medo; é um indício de que sabemos onde repousa nossa verdadeira força. É possível ser humilde e destemido ao mesmo tempo. É possível ser humilde, mas corajoso.

Para o humilde, ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade. A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.

Os 3 tipos de humildade segundo Santo Inácio de Loyola

  • A humildade para a salvação. O primeiro é a humildade necessária para a salvação de nossas almas. ...
  • A humildade de não desejar.. ...
  • A humildade de escolher a pobreza. ...
  • A busca pela humildade. ...
  • Fundamento da santidade. ...
  • Ladainha da humildade.

Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Lucas 14:11; ver também 18:14.)

A humildade permite leveza diante de desafios. A humildade como valor, no seu mais alto nível, possibilita o altruísmo e dignidade para um mundo melhor. Uma pessoa com humildade é capaz de aceitar os outros.

Uma das combinações de caráter mais raras é a coexistência da confiança e da humildade. Geralmente pessoas que são confiantes não são humildes e pessoas com humildade não são confiantes. A confiança unida com humildade é a mais apreciada por todos.