O que é ser uma pessoa significante?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Que significa muito, que tem alto valor para alguém.

O significante seria a parcela material do signo linguístico (o som da palavra, por exemplo). Já o significado seria o conceito, o sentido, a ideia associada ao significante.

Para o psicanalista, o significante deve ser “estruturado em termos topológicos” (LACAN, 1985. p. 29). O primeiro traço desta topologia é que o significante é “aquilo que tem efeito de significado, e importa menos elidir que, entre os dois, há algo de barrado a atravessar” (LACAN, 1985.

Que tem significado e expressão: 2 apreciável, considerável, decisivo, eloquente, expressivo, importante, vultoso.

O significante é entendido como a imagem acústica de uma palavra, isto é, a representação sonora de uma palavra. Já o significado é o conceito que se tem da palavra, ou seja, a realidade que a palavra representa.

O signo linguístico representa o significante e o significado. Ao ouvir a palavra “casa”, você pensará nas letras que a compõem (c-a-s-a) e nos fonemas que a representam (/k/ /a/ /s/ /a/). Isso é o significante.

O contrário de significante é: 1 bagatela, exíguo, miúdo, insignificante, liliputiano, minúsculo, pequeno, homeopático.

Se o significante é a “forma”, o “corpo” que se vê ou que se ouve – da palavra –, o significado corresponde ao conteúdo, ao que o conjunto de sons/letras que constituem essa palavra representa.

Em Saussure qualquer significante remete a um significado; por sua vez, em Lacan um significante não significa nada, ele apenas produz significação quando articulado com outros. Por fim, o conceito lacaniano de significante também permite ser distinguido do conceito freudiano de representação (Vorstellung).

A expressão tesouro dos significantes destaca o valor. Em Lingüística, valor é o diferencial que caracteriza o significante: um significante se opõe aos outros, assim como na relação em um par de significantes: um significante depois do outro (S1-S2).

(LACAN, [1966], 1998: 505). O significante se mantém como condição de uma operação que se constitui em uma cadeia e é nessa cadeia que ele se faz presente a partir de uma ausência. A cadeia dos significantes torna a condição do significante possível e é nela que ele subsiste (LACAN, [1966], 1998: 665).

O artigo versa sobre os quatros conceitos considerados por Lacan como fundamentais da psicanálise: inconsciente, repetição, transferência e pulsão.

Lacan resgatou da filosofia o termo sujeito, dando-lhe uma nova concepção: o sujeito não é o indivíduo, pelo contrário, é um sujeito marcado pela divisão consciente/inconsciente.

Que é expressivo e convincente: 2 expressivo, convincente, persuasivo, significativo, significante, convencedor, claro, relevante, suasivo, suasório.