O que é ser uma pessoa sexista?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

“Sexismo é o preconceito ou discriminação baseada no sexo ou gênero de uma pessoa. O sexismo pode afetar qualquer gênero, mas é particularmente documentado como afetando mulheres e meninas.

Os comportamentos sexistas são baseados na discriminação de gêneros. Eles são repetidos por homens e mulheres sem que essas pessoas percebam e contribuem para o reforço do sexismo na nossa sociedade. Esses comportamentos podem ser identificados como machismo, femismo ou, até mesmo, transfobia e LGBTQfobia.

O que é Misandria:
Misandria é a repulsa, desprezo ou ódio contra o sexo masculino. Esta é uma forma de aversão patológica aos homens, enquanto gênero sexual, sendo considerada o oposto da misoginia, que é o sentimento de repulsa e ódio pelo sexo feminino.

Oriunda da união entre os termos gregos “miseo” e “gyne”, cujos significados são respectivamente ódio e mulheres, a palavra misoginia é usada para definir sentimentos de aversão, repulsa ou desprezo pelas mulheres e valores femininos.

Misoginia é uma palavra que tem por definição o ódio às mulheres. A origem desse termo é grega e vem dos vocábulos miseó, que significa "ódio", e gyné, que tem como tradução "mulher". Esse conceito abarca os sentimentos de desprezo, preconceito, repulsa e aversão às mulheres e ao que remete ao feminino.

A construção de patologia do masculino, o Misógino, é estabelecida a partir do vínculo conturbado com a mãe. Geralmente são homens que passaram por traumas relacionais com a pessoa da mãe, ou tiveram vínculos extremamente possessivos.

Já o machismo é um fenômeno cultural que enfatiza “características masculinas” e superioridade dos homens. Algumas das consequências do machismo são a violência (física, verbal e psicológica) e a noção de heterossexualidade como norma.

A misoginia é o sentimento extremo de repulsa, desprezo e ódio contra às mulheres, enquanto que a misandria é o nome dado ao sentimento de raiva ou aversão praticado contra o sexo masculino.

O machismo se refere a uma ideologia que promove a superioridade masculina, enquanto a misoginia é uma atitude de ódio específica em relação às mulheres. Enquanto o machismo pode afetar homens e mulheres, a misoginia é uma forma de discriminação que afeta apenas as mulheres.

De origem grega, misoginia significa, basicamente, o ódio às mulheres. Agressão, violência sexual, objetificação de corpos femininos, depreciação e feminicídio. A misoginia atrapalha o desenvolvimento da mulher como ser individual.

“Não ignore a misoginia. Fale! Se você vir, diga algo e deixe a pessoa saber que esse comportamento não será tolerado”, ensina Roma. Já Karen diz que você pode ajudar a fazer isso estabelecendo limites pessoais, comunicando-se de forma concisa e sendo assertivo.

Filoginia

Misógino: antônimo
Filoginia é a palavra com significado contrário à misoginia. Uma pessoa filógina demonstra amor, apreço e respeito pelas mulheres.

O termo define a prática de agredir, degradar ou discriminar a mulher por preconceito ao sexo feminino e pode ser incluído na Lei 7.716, de 1989, que trata dos crimes de racismo, homofobia e transfobia.

6 sinônimos de misógino para 1 sentido da palavra misógino: Pessoa que sente aversão e ódio por mulheres: 1 ginecofóbico, ginecófobo, ginófobo, antifeminista, androcêntrico, androcentrista.

Androfobia: significado
Podemos caracterizá-lo como um distúrbio psicológico que gera um medo irracional, constante e intenso em relação aos homens. Sendo assim, aqueles que possuem essa fobia costumam ficar muito nervosos na presença das pessoas do sexo masculino.

Odiar homens não é uma escolha, não é fácil, não é popular, não é aceitável socialmente. Fez parte do meu processo de empoderamento, em algum momento, sentir raiva, ódio, que me impulsionaram a me rebelar contra algo que oprime à mim e todas as mulheres.

A misandria é, então, considerada um tipo de discurso de ódio, que pode levar a crimes de ódio, e por isso fere tanto a Constituição Federal, em seu artigo 5º, quanto os Direitos Humanos, pois ambos rejeitam a discriminação e desigualdade entre sexos e gêneros.

Os homens são propícios a sentir maior atração e interesse por mulheres loiras, ao invés de morenas e ruivas. Pesquisas mostram que os homens inconscientemente percebem cabelos loiros como sinal de juventude e saúde, as duas características mais relacionadas à fertilidade.

Na prática, uma pessoa machista é aquela que acredita que homens e mulheres têm papéis distintos na sociedade, que a mulher não pode ou não deve se portar e ter os mesmo direitos de um homem ou que julga a mulher como inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais.