O que é ser uma pessoa sarcástico?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Uma pessoa sarcástica é uma pessoa que usa a ironia de forma a zombar de uma situação ou para insultar uma pessoa de forma mordaz. O sarcasmo pode ter duas funções distintas: acalmar uma situação conflituosa ou causar ofensa em alguém.

Os participantes que fizeram comentários sarcásticos – bem como os receptores dos comentários – tiveram melhor desempenho em testes de criatividade. O estudo também descobriu que o sarcasmo pode ajudar no pensamento abstrato.

A principal diferença entre a ironia e o sarcasmo está no seu conteúdo e na forma como são utilizadas em cada contexto específico. Enquanto a ironia é mais sutil, o sarcasmo é considerado mais malicioso. No emprego de expressões irônicas, nem sempre o receptor da mensagem perceberá rapidamente a intenção da fala.

Diga à pessoa o que acha do comentário.
Às vezes, ser franco é a melhor resposta, ainda mais se a pessoa tem o hábito de ser sarcástica. Você não precisa ficar com raiva ou na defensiva; é só dizer que não gostou do que ela disse. Essa pessoa provavelmente não quis magoar, mesmo que tenha dito algo pesado.

Quando uso o humor como escudo, é ironia. Quando uso o humor como arma, é sarcasmo. Vale lembrar que o deboche é outro termo que também está relacionado com a ironia e o sarcasmo. No entanto, ele é utilizado no discurso com o intuito de menosprezar ou constranger o receptor da mensagem.

Um dos estudos indica que o sarcasmo é uma forma elevada de criatividade. Isso porque para fazer um comentário sarcástico o cérebro precisa ser mais criativo que o normal, para conseguir dar essa resposta ácida. E, para ter esse estado de criatividade, é preciso ter facilidade para lidar com pensamentos abstratos.

O sarcasmo é um recurso estilístico semelhante à ironia por também expressar propositalmente o oposto do que se quis dizer. No entanto, ao contrário da ironia, o sarcasmo é notadamente mais agressivo e provocador, muitas vezes zombando de algo ou de alguém.

Existe o riso sardônico, um riso que denota ironia, zombaria, desprezo.

Pessoas com a síndrome de Asperger têm dificuldade para compreender o significado de sinais indiretos, como alterações do tom da voz, de expressões faciais, gestos corporais, ironias ou sarcasmo, portanto só conseguem entender o que foi dito de forma literal.

O sarcasmo pode ser classificado como maldoso, ferino, malicioso, enquanto a ironia costuma ser mais sutil.

Existem basicamente três tipos de ironia:

  • oral ou verbal;
  • dramática, teatral ou satírica;
  • de situação.

O sarcasmo faz mais do que aparições ocasionais em nossos cotidianos. Ele é tão comum que aqueles que têm dificuldade entendê-lo se destacam imediatamente na multidão como pessoas que têm dificuldades com relações interpessoais e comunicação.

O que é Sarcástico:
Uma pessoa sarcástica é uma pessoa que usa a ironia de forma a zombar de uma situação ou para insultar uma pessoa de forma mordaz.

Algumas pessoas optam pelo sarcasmo como forma de agressão não direta. Outras dizem que ele é uma ferramenta emocional que protege nossos sentimentos. Outras, ainda, dizem que ele é uma forma de insultar e responder à hipocrisia social vigente. Algumas pessoas optam pelo sarcasmo como forma de agressão não direta.

Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que o deboche é um comportamento passivo-agressivo, já que se disfarça atrás de um tom jocoso, de uma gozação inocente. Mas que ninguém se iluda: o debochador quer mesmo é atacar o “debochado”.

Quem ridiculariza, debocha e ironiza o outro, é gente pouco desenvolvida e quase sempre teve uma infância obscura, uma criação mal conduzida e, principalmente, falta de carinho e afeto por parte de seus tutores.

Sarcasmo e Ironia são formas de expressar uma afirmação com sentido conotativo, ou seja, figurativo. Essas palavras derivam do grego. Sarcasmo vem de sarkasmós, que significa zombaria e escárnio (sarx=carne e asmo= queimar). Já ironia significa “perguntar fingindo não saber a resposta”, “disfarce” ou “dissimulação”.

O contrário de sarcástico é: 1. sério, reservado.