O que é ser uma pessoa reflexiva?

Perguntado por: ipaiva . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 12 votos

Serenidade; que medita antes de agir; que age com prudência e com serenidade. Que está absorvida pelos seus próprios pensamentos: aluna reflexiva.

Contudo, para exercer uma boa liderança é fundamental que você seja reflexivo, ou seja, que retire um tempo para pensar nos acontecimentos à sua volta e se distanciar um pouco para poder enxergar melhor o que está acontecendo. Nesse momento, é importante analisar inclusive como anda seu desempenho como líder.

Não é conquistada facilmente
As pessoas reflexivas não são fáceis de lidar para alguém voltado às relações humanas. É necessário se comunicar com elas em termos tranquilos, usando um tom de voz pouco variável e mantendo o controle dos gestos, assim como um contato visual constante, que não seja questionador.

O pensamento reflexivo é descrito como um diálogo sistemático que se estabelece do sujeito com ele mesmo, quando se depara com problemas reais, tendo subjacente uma avaliação contínua de valores, crenças, suposições, princípios e hipóteses perante um conjunto de informações e de possíveis interpretações (DEWEY, 1979 a) ...

Atitude reflexiva é aquela que o sujeito pensa antes de realizar, analisa, levanta questionamentos, organizando ideias , levando em consideração os saberes cotidiano da sociedade . .

Considera-se como verbo reflexivo aquele cujo pronome pessoal oblíquo apenas o acompanha, haja vista que a ação do sujeito ocorre nele próprio (no sujeito). Já os verbos considerados pronominais, como a própria classificação nos indica, são aqueles que, necessariamente, trazem para junto de si esse pronome.

A aprendizagem reflexiva permite inovação e possibilita que o aluno seja protagonista em sua formação, além de levá-lo ao processo híbrido de ensino, o qual permite sua personalização, transformando em uma sala de aula invertida, possibilitando o desenvolvimento de competências informacionais.

1 pensativo, introspectivo, meditativo, concentrado, cogitativo, absorto, cogitabundo, meditabundo, pensabundo, penseroso.

Significado de Autorreflexão
substantivo feminino Reflexão que se faz acerca de si próprio, tendo em conta os seus próprios sentimentos, formas de pensar, de agir, de sentir. Etimologia (origem da palavra autorreflexão).

O que é um pensamento crítico reflexivo? O termo “pensamento crítico reflexivo” se refere ao contexto necessário para formar pessoas capazes de pensar de maneira crítica, seguindo conceitos de Paulo Freire.

Tem sua gênese nas interações sociais, sendo a linguagem o instrumento que medeia a internalização dos comandos da conduta voluntária. Sua consolidação se dá com o uso da percepção generalizante, gerada pela consciência reflexiva na elaboração conceitual.

Normalmente as reflexões psicológicas são efectuadas pelas pessoas que "pensam", "questionam" o que as rodeia. A reflexão psicológica é muitas vezes utilizada na Filosofia. Refletir é pensar, abordar um tema, que nos intriga, por vezes.

Lógico (INTP)
Geralmente, esse tipo de personalidade é chamado de Lógica. Ela é marcada por pessoas que têm sede de conhecimento insaciável, são criativas, gostam de novidades, são ativos e lógicos. Eles gostam de pessoas e coisas estimulantes, mas são introspectivos e passam muito tempo sozinhos.

Este inclui também cinco etapas: a observação da realidade, pontos chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação a realidade.

Tipos de pensamento: os principais e como identificá-los na...

  • O pensamento reflexivo. O pensamento reflexivo é aquele responsável por aumentar a consciência sobre as ações que praticamos. ...
  • O pensamento crítico. ...
  • O pensamento lógico. ...
  • O pensamento criativo. ...
  • O pensamento prático.

Na voz reflexiva, o sujeito pratica e, ao mesmo tempo, sofre/recebe a ação verbal. Exemplo: As crianças se furaram no prego. Na frase acima, “as crianças” é o sujeito que pratica a ação verbal de se furar e também que recebe essa mesma ação.

Apesar de possuir uma definição geral, a atitude filosófica apresenta quatro aspectos que podem complementar sua definição: o espanto, a dúvida, o rigor e a insatisfação.

Reflexivo: O tipo que valoriza as ideias, a criatividade, a originalidade e os conceitos. Racional: O tipo que valoriza os dados, os fatos, a organização, a lógica e a ordem.

Assim, “você” é um pronome de tratamento que, como todos os outros da mesma classe, pede verbos conjugados em terceira pessoa, e não em segunda.

Vozes verbais: voz passiva
A voz passiva é quando o sujeito é o paciente da oração, ou seja, quando a ação expressa pelo verbo está sendo recebida pelo sujeito. A voz passiva analítica é quando a oração é composta pelos verbos -ser, -estar, -ficar + o verbo principal no particípio.