O que é ser uma pessoa prolixa?

Perguntado por: irebelo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Uma pessoa prolixa é aquela popularmente conhecida como “a pessoa que fala pelos cotovelos, dá voltas e nunca chega a lugar algum”. As coisas mais simples são expressas de uma forma tão complexa que se tornam improdutivas. Existe, nestes casos, uma dificuldade enorme de poder de síntese e de objetividade.

1 breviloquente, ineloquente, infacundo, lacônico, sucinto, conciso.

Mas o que vem a ser um texto prolixo? A tendência deste tipo de produção é abusar da escrita, da prorrogação desnecessária do discurso, é a superabundância de argumentos e de palavras. Isso não é bom, pois o texto fica confuso, monótono, entediante.

Enquanto conciso, como visto, consiste em algo que é abreviado, resumido e sucinto, a palavra prolixo se refere ao que é extenso e demorado.

Dicas Para Lidar Com Pessoas Que Falam Demais

  1. 1 – Ouça o Que Ela Tem a Dizer. ...
  2. 2 – Responda de Maneira Breve e Objetiva. ...
  3. 3 – Interrompa-a de Forma Educada. ...
  4. 4 – Tenha Empatia e Trate-a Com Respeito. ...
  5. 5 – Fale a Verdade.

Responda apenas o básico para não ser mal educado. Não prolongue a discussão e aos poucos o tema vai se esvaindo. Mude o seu foco: não é porque a pessoa é inconveniente ao falar que ela só tem defeitos. Então tente enxergar as qualidades do amigo tagarela e desvie o foco para essas características.

Significado de Prolixa
Que tende a ser entediante; que se estende demoradamente. Em que há excesso ou abundância; abundante. Etimologia (origem da palavra prolixa). Feminino de prolixo.

Significado de Taciturno
adjetivo Que não fala muito; que é calado; silencioso: sujeito taciturno.

Que usa muitas palavras ao falar: 1 prolixo, eloquente, facundo, loquaz, palavroso, verboso, falador, palrador, tagarela, difuso, pleonástico, redundante, difusivo, verborreico. Que se expressa com muitas palavras: 2 profuso.

A prolixidade é um problema que compromete a escrita. Mas o que vem a ser um texto prolixo? A tendência deste tipo de produção é abusar da escrita, da prorrogação desnecessária do discurso, é a superabundância de argumentos e de palavras. Isso não é bom, pois o texto fica confuso, monótono, entediante.

Linguagem que utiliza-se de muitas palavras para transmitir pouca informação. linguagem prolixa é aquela que você fala muito e não diz nada.

A linguagem erudita é um conjunto de práticas linguísticas que representa a locução de um idioma na sua forma mais rebuscada ou requintada possível, sendo uma opositora da linguagem coloquial e, em certos casos, até mesmo da norma-padrão.

Por trás desse comportamento, pode estar a ansiedade. Falar demais é uma forma de aliviar a tensão e pode resultar, na maioria das vezes, em dizer o que não devia. Quando a pessoa se dá conta, já revelou o segredo de alguém ou expôs sua vida íntima a desconhecidos.

Esse comportamento é bastante comum entre aqueles que são excessivamente tímidos ou que passaram por alguma experiência traumática. Nesse caso, é muito importante buscar ajuda especializada, porque todos têm o direito de serem felizes e de se sentirem bem consigo mesmos.

De acordo com os psicólogos, o motivo principal é para que elas se sintam melhor com as suas próprias inseguranças. Geralmente procuram defeitos e falhas dos outros para comentar, em uma tentativa de disfarçar, tirar o foco ou até parar de pensar nos seus próprios defeitos.

Veja a seguir!

  1. Saiba organizar o seu raciocínio. Uma fala só será clara e objetiva se estiver bem organizada. ...
  2. Priorize informações. ...
  3. Domine a sua linguagem corporal. ...
  4. Saiba usar bem a sua voz. ...
  5. Conheça o seu público. ...
  6. Tenha claro o seu objetivo. ...
  7. Pratique!
Continuar lendo Sou uma pessoa prolixa?