O que é ser uma pessoa naturalista?

Perguntado por: areal . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

substantivo masculino e feminino Pessoa que se dedica ao estudo das plantas, minerais e animais: Aristóteles, Plínio e Buffon foram grandes naturalistas.

O naturalismo é um sistema filosófico que destaca a natureza como sendo o primeiro princípio da realidade. A corrente naturalista sustenta que a natureza é formada pela totalidade das realidades físicas existentes e, por conseguinte, é o princípio único e absoluto do real.

O Naturalismo favoreceu a ficção, sob a forma do romance naturalista, que se propunha a estudar e expôr a sociedade naquilo que ela tinha de mais primário ou até animalesco. Nestas obras, o ser humano se torna o objeto de estudo, a partir de um olhar focado na sua fisiologia, nas suas compulsões e patologias.

O Naturalismo é uma Escola Literária que vem após o Romantismo. Surgido no século XIX, é considerado uma ramificação do Realismo, pois, além de terem surgido juntos, os dois têm o mesmo objetivo: retratar a realidade como ela é.

O termo naturalista refere-se ao indivíduo estudioso das ciências naturais - notadamente botânica, zoologia e geologia.

O naturalismo é considerado uma evolução do realismo e apresentava as seguintes características: A ciência era usada como instrumento de análise e compreensão da sociedade. As personagens eram vítimas do determinismo: condicionadas por sua raça, meio e momento histórico em que viviam.

A expressão surgiu na Europa e foi utilizada inicialmente pelo escritor francês Émile Zola. Ao expor o marco inicial da nova escola literária para o mundo, Zola disse “O Naturalismo, nas letras, é igualmente o retorno à natureza e ao homem, a observação direta, a anatomia exata, a aceitação da pintura do que existe.”.

O naturalismo no Brasil é marcado pelo determinismo e pela zoomorfização. A primeira obra naturalista brasileira é O mulato, de Aluísio Azevedo, publicado em 1881. Aluísio Azevedo é o principal autor do naturalismo no Brasil.

O naturalismo foi um movimento artístico e cultural que se manifestou na literatura, no teatro e nas artes plásticas, e teve como principais características a objetividade, a impessoalidade e o retrato fiel da realidade.

Praticar jardinagem permite que você desenvolva inteligência naturalista. Algumas atividades simples para desenvolver este tipo de inteligência são: Pratique a atenção plena ou atenção plena , para exercitar a capacidade de observar nosso ambiente. Faça viagens de campo frequentes , viagens ou mudanças de ambiente.

Já no século XVIII, o lema “De volta à natureza”, muitas vezes atribuído erroneamente a Jean-Jacques Rousseau, era chamado naturalismo.

O realismo é uma vertente literária que se concentra em retratar a vida e o dia-a-dia da pessoa comum. Enquanto isso, apesar do naturalismo também retratar a vida dos indivíduos, coloca um aspecto científico à peça literária, dando mais ênfase nas influências da vida humana.

Os escritores brasileiros que utilizaram a linguagem do naturalismo estavam preocupados em relatar os problemas da realidade social, política e econômica. Por isso, muitos abordavam assuntos relacionados à abolição da escravatura no Brasil.

No geral, os principais temas abordados na literatura naturalista são: miséria, violência, crimes, patologias humanas, sexualidade, adultério, dentre outros. No Brasil, o naturalismo começa em fins do século XIX e tem como marco inicial a publicação do romance “O Mulato” (1881) de Aluísio de Azevedo.

Os romances naturalistas, portanto, apresentam como principal característica o determinismo, conceito científico que afirma que o meio, a raça e o período histórico influenciam o caráter dos indivíduos. Isso era o que defendiam romancistas como o português Eça de Queiroz e o brasileiro Aluísio Azevedo.

Resumo sobre naturalismo no Brasil
As principais obras brasileiras desse estilo de época foram: O cortiço, O Ateneu e Bom-crioulo.

Professando um critério "desapaixonado, sensato e verdadeiro", Júlio Lourenço Pinto teoriza acerca da estética naturalista, que considera um reflexo do espírito da época e uma aplicação do positivismo aos domínios da literatura e da arte.

O mulato

Seu destaque no meio literário deu-se em 1881 com a publicação do polêmico romance O mulato, considerado o primeiro romance naturalista da literatura brasileira.

resgate do objetivismo com descrições detalhadas; sugerem a representação fiel da realidade; apontam falhas e propõem mudanças de comportamentos humanos e das instituições; substituem os heróis românticos por pessoas limitadas e comuns.