O que é ser uma pessoa matutina?

Perguntado por: ipaz5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

· Matutinos: São aquelas pessoas que preferem dormir e acordar mais cedo do que a média da população. Pessoas matutinas geralmente estão mais dispostas e trabalham melhor pela manhã. Essas pessoas podem ter dificuldade para trabalhar à noite.

Cronotipo vespertino: o pico acontece bem mais tarde, às 6h da manhã. São aquelas pessoas que rendem melhor à noite, mas precisam prolongar o descanso até o início da manhã. O horário de sono costuma ser entre 3h e 11h. Corresponde a 25% dos indivíduos.

O cronotipo explica a predisposição que cada pessoa tem de sentir picos de energia e cansaço dentro de um ciclo de 24 horas. Ele é dividido em três principais tipos: matutino, vespertino e intermediário.

Algumas pessoas vão dizer, entre 8 e 10 da manhã. E, no outro extremo, algumas pessoas vão dizer: entre 20:00 a 22:00 (ou até mais, entre meia noite e duas). Para classificar estes dois tipos de ritmos biológicos, chamamos a pessoa produtiva pela manhã de diurna e a pessoa produtiva no período da noite de noturna.

Então, não é possível mudar o cronotipo, mas é possível realizar tarefas que não se adaptam ao seu cronotipo.

Vespertino significa período da tarde. É um adjetivo normalmente utilizado para designar um evento que ocorre durante a tarde.

Contudo, existe um perfil, conhecido como notívago, que é formado por indivíduos que se sentem mais ativos no turno da noite e preferem dormir durante o dia. Eu, por exemplo, adoro trabalhar no período na noite e, muitas vezes, até mesmo de madrugada, pois me sinto bem e muito produtivo nestes horários.

Isso porque, de acordo com o estudo realizado pela britânica Anne-Marie Imafidon, a melhor hora para despertar é as 6h44min da manhã. Segundo a pesquisadora, no entanto, a pessoa não deve sair da cama até às 7h12. Esse tempo é reservado para acordar, espreguiçar.

Na verdade, o termo para isso é ritmo circadiano. Ele é geneticamente determinado, mas pode sofrer alterações ambientais. Basicamente, funciona a partir do ciclo sono-vigília. Em determinadas pessoas, esse ciclo pode variar a depender do sistema neuroquímico de cada um.

De manhã o foco e a concentração encontram-se elevados, com isso você aproveita melhor seu tempo. Além de reduzir a ansiedade por não precisar se preocupar mais com conseguir ou não realizar algo.

Os picos de energia aleatórios acontecem em razão de sobrecargas elétricas nas instalações e circuitos. De modo geral, essa alteração é temporária, mas pode causar prejuízos nos aparelhos eletrônicos.

À noite, os noctívagos atingem elevados picos de energia
Os noctívagos atingem um pico de energia extraordinário durante a noite. Neste momento, sentem-se revigorados e prontos para trabalhar. Empresas devem estar atentas para esta categoria de pessoas, muito encontradas nas novas gerações.

Matutino e Vespertino
Matutinos são fatos que ocorrem pela manhã, e vespertino são fatos que ocorrem durante a tarde e início da noite.

Matutinos são aqueles que acordam cedo, espontaneamente, já aptos para desempenhar suas atividades. Para eles, realizar as tarefas do dia-a-dia é muito mais fácil e produtivo durante o período da manhã e início da tarde, tendendo a dormirem mais cedo.

7 passos para você se tornar uma pessoa diurna

  1. Pare de usar o modo soneca. Quem nunca usou o botão da “soneca” para “descansar” mais um pouquinho? ...
  2. Pense em algo que você é grato. ...
  3. Use “sessões escuras” antes de ir dormir. ...
  4. Acorde e se mexa. ...
  5. Beba água. ...
  6. Escreva algo. ...
  7. Desenvolva uma rotina.

Diurno é um adjetivo que define os acontecimentos ou atividades exercidas dentro de um período de 24 horas; diurnal. O termo diurno também é utilizado para designar o que ocorre durante o dia, ou seja, entre o nascer do sol e o pôr do sol.

4. Diurnas. Aqueles que tem suas atividades desempenhadas durante o dia.

Ansiedade noturna intermediária
Nesse tipo de crise ansiosa, a pessoa até consegue dormir, mas acorda várias vezes durante a noite. Depois que acorda, passa vários minutos ou horas tentando voltar a dormir, mas tem muita dificuldade para retomar o sono. São vários os motivos que levam a esses despertares noturnos.