O que é ser uma pessoa má?

Perguntado por: oparis . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Pessoas maldosas têm dificuldade de se conectar, valorizar, cooperar e ajudar os outros, e tampouco sentem culpa ao prejudicar alguém. Pode haver muitas razões que levam a esse comportamento: baixa autoestima e inteligência emocional, ciúmes, senso de superioridade, falta de empatia, problemas de saúde ou financeiros.

Quando nos questionamos se somos uma pessoa ruim, isso pode ser o sinal de uma mudança pessoal significativa. E pode ser uma forma muito difícil de autoconhecimento, por isso é sempre importante contar com a ajuda de um psicólogo.

Mas porque é que as pessoas são más? Porque é que uma pessoa quer fazer outra pessoa sentir-se miserável? A resposta é muito surpreendente: é porque elas se sentem pequenas e miseráveis dentro de si mesmas. Não se sabe ao olhar para elas — elas podem parecer fortes e confiantes e muito satisfeitas consigo próprias.

Incapazes de sentir empatia pelos outros, pessoas com essa característica tendem a ser manipuladoras, pouco confiáveis e desprezar os sentimentos e interesses dos demais. Por fim, há o maquiavelismo, que implica em atitudes cínicas e criação de estratégias para beneficiar os próprios interesses.

1 malvada, maldosa, maléfica, malévola, maldita, cruel, perversa, desumana, vil, insensível, desalmada, impiedosa, inclemente, dura, fria, feroz, odiosa, malevolente, molesta, prava.

Pessoas maldosas têm dificuldade de se conectar, valorizar, cooperar e ajudar os outros, e tampouco sentem culpa ao prejudicar alguém. Pode haver muitas razões que levam a esse comportamento: baixa autoestima e inteligência emocional, ciúmes, senso de superioridade, falta de empatia, problemas de saúde ou financeiros.

Causas do complexo de inferioridade. Especialistas acreditam que o complexo de inferioridade seja ocasionado pela repetição de situações que levam uma pessoa a se sentir “menos” que as outras. Isso pode acontecer em diferentes contextos — na escola, na vida profissional ou na própria família, por exemplo.

O caráter pode ser medido pelo grau de confiança que a pessoa inspira a partir de seu comportamento, da retidão de suas ações e pela honestidade em suas relações. O comportamento de uma pessoa, seu modo de agir conforme os valores sociais e humanos, é a representação do caráter.

O que, de fato, caracteriza uma pessoa difícil de lidar? Normalmente são pessoas cuja convivência é minada por estresse, solicitações esdrúxulas, mau humor, jogos de poder, chantagem emocional, má vontade, entre outras condutas que dificultam as situações sem motivo aparente.

7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

  1. 1 – Proteger-se. Antes de qualquer coisa, é preciso que você se proteja, para evitar que acabe se magoando pela falta de sentimentos da outra parte. ...
  2. 3 – Ser Empático. ...
  3. 4 – Conversar. ...
  4. 5 – Ser Exemplo. ...
  5. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  6. 7 – Tenha Paciência.

Algo direto e objetivo assim pode ajudar nesse tipo de situação. Evite ser vago. Não diga que a pessoa é maldosa, por exemplo, porque isso não deixa claro qual foi a atitude negativa cometida por ela. Seja específico e diga que não gostou quando ela zombou de você na frente dos outros, por exemplo.

Pessoas dissimuladas; falsas, mentirosas, caluniadoras, invejosas; traiçoeiras; perversas, briguentas... Barraqueiros(as), ou seja, pessoas que gostam de contendas.

Olhos virados, dedos batendo na mesa durante uma reunião e “nariz torto” podem, de acordo com Sandra, indicar que a pessoa está predisposta a jogar contra você. Mas, Trachtenberg faz um alerta: “só quem tem experiência com este tema é capaz de perceber a má intenção pelos sinais corporais”, diz.

Psicopatia: como identificar um comportamento psicopata

  1. Um desrespeito pelas leis e costumes sociais;
  2. Um desrespeito pelos direitos dos outros;
  3. A falta de remorso ou culpa;
  4. Uma tendência para mostrar comportamento violento;

Pessoas de personalidade fraca têm a tendência de querer “tudo pra ontem”. Não tem a paciência necessária para esperar os resultados. Pessoas mentalmente fortes estão comprometidas no longo prazo. Elas dedicam suas energias e tempo no que se comprometeram e celebram a cada meta atingida ao longo do caminho.

As pessoas com psicopatia geralmente têm dificuldade de sentir empatia ou remorso, e podem ser manipuladoras e mentirosas. Esses pacientes tendem a ter comportamentos impulsivos e não planejam bem o futuro, além disso, podem ser agressivos e violentos. Eles também podem infringir as normas sociais e as leis.

Pessoas com este transtorno apresentam um comportamento de indiferença em relação ao outro. A ausência de remorso e moralidade são traços marcantes, já que são frios em sua essência. Por isso, é comum terem vários casos amorosos ao mesmo tempo já que o sexo para eles é uma forma de poder e controle.

A autoestima é a maior falha dos psicopatas em qualquer situação em que se envolvam. Ou seja, os mesmos são vaidosos, se privando de inseguranças e se achando o ápice da evolução social. Por isso que quase todos gostam de falar facilmente de si mesmos.

Eles não medem esforços para atingirem algum objetivo que desejam, como, por exemplo, quando usam o outro, dentro do ambiente de trabalho, para subir de cargo ou se dar bem financeiramente. Subornam, manipulam, trapaceiam, inventam histórias mirabolantes, e fazem isso sem o menor constrangimento ou sentimento de culpa.