O que é ser uma pessoa justa segundo a Bíblia?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Nos Salmos encontramos uma pérola que diz assim: As pessoas justas são como árvores que crescem na beira de um riacho (estão sempre úmidas - alimentadas) elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham (Salmo 1.3). É isso mesmo, quem é justo não desiste, não murcha, não volta para trás.

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão.

O homem justo é um homem virtuoso, tal como, por exemplo, o homem corajoso, e a justiça de suas ações receberá tal qualificação pelo hábito. Para Aristóteles, justo é o homem que cumpre e respeita a lei e injusto é o homem “sem lei” e ímprobo.

A forma como uma pessoa justa toma as suas decisões é mais respeitada, uma vez que busca sempre levar em conta os dois lados da questão, e fazer isso de maneira honesta e imparcial.

nome masculino
Pessoa que procede com justiça.

O honesto é o bem mais alto, cujo oposto é o torpe. O decôro é um bem intermediário, assim como o seu oposto, o indecoroso é um mal intermediário. O justo tem no seu oposto, o injusto, o mal extremo. (Fundamenta juris naturae et gentium e sensu communi deducta 1705:I,4,par.

O movimento por uma vida justa assume a exigência de políticas que respeitem as pessoas e que lhes garantam uma vida com melhores salários, com acesso à habitação e com respeito pelos direitos de todos.

Portanto, devemos ser justos, porque é o caminho seguro e correto a seguir, e esse caminho parte da escolha livre de cada um ao optar pela justiça, que edifica o bem comum na sociedade e provoca o crescimento humano e espiritual do ser humano.

A Bíblia diz em 1 Pedro 3:18, “Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir- nos a Deus.” Sim, justiça é o que Deus é – e sim, justiça é o que não somos! E, sim, justiça é o que Deus requer.

O Apóstolo Paulo, citando um profeta do Velho Testamento, resumiu o que significa ser um fiel quando escreveu: “O justo viverá da fé” (Romanos 1:17).

A justiça de Deus prolonga a sua verdade e fidelidade: consiste em Ele cumprir os seus compromissos dentro da aliança com o seu povo e em manifestar assim a sua fidelidade à aliança. O que atesta a justiça de Deus é o cumprimento das suas promessas (postas pela fé na sua boca).

Ou seja, o “injusto” é o indicativo daquele que transgride a lei; daquele que toma mais do que aquilo que lhe é devido, ou aquele que não é equitativo. E “justo” é aquele ou aquilo que é o oposto ou age opostamente ao injusto, quer dizer, aquilo que é legal ou equitativo.

perversos são derrubados pela calamidade." Provérbios 24:16.

Ser justo não significa ser bonzinho e sim coerente com o fim determinado, tendo sempre como base a ideia do bem. Um governante que visa à justiça, não será o bonzinho, o camarada. Este terá que visar o bem do todo, nem que para isso necessite do sacrifício de alguns para que no final todos possam ser beneficiados.

Estar certo moralmente significa ser justo. Mas, o justo, vai muito além de estar certo. Quando, por exemplo, estamos diante de um conflito envolvendo duas pessoas, as versões apresentadas por ambos, normalmente são opostas, e para cada um a sua versão é a certo e, portanto, a justa.

A justiça é aquilo que deve fazer de acordo com o direito, a razão e a equidade. Por outro lado, a justiça refere-se ao Poder Judicial e à pena ou ao castigo público.

Imparcial: 2 neutral, justiceiro, imparcial, isento, equânime, equitativo, neutro, independente. Legítimo: 3 fundado, fundamentado, justificado, legal, legítimo, lícito, lógico, procedente, racional, razoável.

2 objetivos, retos, imparciais, isentos, neutros, apartidários, desapaixonados, equânimes, neutrais.

Ser íntegro é ser inteiro, completamente dado.
Ao contemplarmos a história de Jó, sobre ele ouvimos que sua inteireza é atestada pelo próprio Deus. Ele é um homem “moralmente e espiritualmente reto” (Jó 1.1 – NVI).

Ser justo é uma qualidade difícil e rara tanto em líderes quanto nos relacionamentos do cotidiano. Embora o mundo não seja apenas preto no branco, ou certo e errado, é possível aumentar as chances de ser justo em todos os tipos de situações.]

O justo é tranquilíssimo, o injusto é sempre muito solícito. Sob um governo que prende injustamente, o lugar de um homem justo também é na cadeia. Se temes a solidão, não tentes ser justo. Não sendo possível fazer-se com que aquilo que é justo seja forte, faz-se com que o que é forte seja justo.