O que é ser uma pessoa justa para Deus?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Deus, o Deus de Jesus, com a sua justiça, não desiste de salvar os que são fiéis ao que é justo, puro, simples e honesto. Ele não se afasta de quem cuida, ama, acolhe e partilha. Mesmo quando caímos, ele nos levanta e concede perdão. A pessoa justa é pessoa perdoada, salva, liberta.

Estabeleça regras bem claras desde o começo.

  1. Uma das formas mais fáceis de ser uma pessoa justa é, de vez em quando, lembrar os filhos das regras. ...
  2. Se as crianças forem de idades muito diferentes, é natural que o filho mais velho tenha mais privilégios.

substantivo masculino Quem age ou vive seguindo as normas da justiça e da moral; honesto. [Religião] Considerado puro diante de Deus; puro: os justos alcançarão os Céus. adjetivo Em conformidade com a justiça, com a razão; em que há equidade. Que julga ou se comporta imparcialmente; que não toma partidos.

É que representam um polo em torno do qual as outras virtudes giram. São elas que regulam os nossos atos, ordenam as nossas paixões e guiam a nossa conduta segundo a razão e, na perspectiva da fé cristã, segundo a fé. Trata-se de uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido.

Uma pessoa justa é civilizada em palavras e ações e reconhece que as diferenças de perspectiva ou de crença não impossibilitam que haja genuína bondade e amizade. Aqueles que praticam a justiça “não [terão] desejo de [ferir-se] uns aos outros, mas, sim, de viver em paz”.

Quando dizemos “o justo viverá da fé”, queremos dizer que somos guiados e dirigidos por nossa fé. Agimos de modo coerente com nossa fé — não no sentido de uma obediência irrefletida, mas com confiança em nosso Deus e sincero amor por Ele e pela inestimável sabedoria que Ele revelou a Seus filhos.

A importância do valor justiça para a cidadania é enorme, para o convívio social, especialmente para aqueles que detêm algum tipo de poder e responsabilidade em decisões que afetam a vida de outras pessoas, como os pais, em relação aos filhos; e os professores, em relação a seus alunos.

Completo; perfeito; reto; inatacável.

Uma pessoa justa nada mais é do que um sujeito que sabe olhar os outros a partir de uma perspectiva muito mais humana e empática. Ou seja, não está preocupada em encontrar erros, mas sim em ajudar outras pessoas a se tornarem mais justas consigo mesmas, passando a viver uma vida mais plena.

A justiça de Deus prolonga a sua verdade e fidelidade: consiste em Ele cumprir os seus compromissos dentro da aliança com o seu povo e em manifestar assim a sua fidelidade à aliança. O que atesta a justiça de Deus é o cumprimento das suas promessas (postas pela fé na sua boca).

O “justo”, portanto, significa aquilo que é legal e equitativo que é igual ou equitativo, e o “injusto” significa aquilo que é ilegal e aquilo que desigual ou não equitativo.

Ser bom é não fazer o errado, é não fazer mal, é ter atitudes boas, é ser querido por todos, não fazer criticas, com medo de magoar alguém. Ser justo é mais exigente que ser bom. Requer de si mesmo, munir-se de todas as justificações que são sustentadas pela razão e não pelos sentimentos.

Resposta: Ela é do Latim JUSTINUS, “relativo a JUSTUS, ou filho dele”, tendo este nome o significado de “o que se apega ao Direito”, de JUS, “Direito”.

Significado de Injusto
adjetivo Contrário à justiça, à equidade; que privilegia um em detrimento dos demais. [Jurídico] Que viola os direitos de outra pessoa: sentença injusta. Que não se justifica nem tem fundamento; injustificado. substantivo masculino Algo ou alguém que é injusto: ter a noção do justo e do injusto.

Resposta:se você escolheu a mão direita: se todas as mãos fossem iguais a que você escolheu o mundo seria justo, as pessoas teriam mais respeito, compaixão,carinho.

“Pois todo o que se exaltar será humilhado, e o que se humilhar será exaltado. “ (Lc 14,11)

Quem disse que a vida é justa, onde é que isso foi escrito?

Então, quando dizemos que alguém está vivendo bem ou que viveu uma vida boa, podemos simplesmente dizer que ele é uma pessoa boa, alguém corajoso, honesto, confiável, gentil, altruísta, generoso, prestativo, leal, com princípios, e assim por diante. Ele possui e pratica muitas das virtudes mais importantes.

O que se dá à cobiça perturba a sua própria casa; mas o que aborrece a peita viverá. O que agir com avareza perturba a sua casa, mas o que odeia presentes viverá.

O Apóstolo Paulo ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” ( Hebreus 11:1 ).