O que é ser uma pessoa justa?

Perguntado por: rvasques . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.

Uma pessoa justa nada mais é do que um sujeito que sabe olhar os outros a partir de uma perspectiva muito mais humana e empática. Ou seja, não está preocupada em encontrar erros, mas sim em ajudar outras pessoas a se tornarem mais justas consigo mesmas, passando a viver uma vida mais plena.

É verdade, ninguém é justo pelo seu próprio mérito ou virtudes. Todos somos pecadores, mas, quando convidamos Jesus para entrar na nossa vida, Ele nos declara justos. Somos justificados mediante a fé, como está escrito: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo".

A importância do valor justiça para a cidadania é enorme, para o convívio social, especialmente para aqueles que detêm algum tipo de poder e responsabilidade em decisões que afetam a vida de outras pessoas, como os pais, em relação aos filhos; e os professores, em relação a seus alunos.

Trate todo mundo da mesma maneira.
Se realmente quiser ser justo, é preciso tratar todos da mesma forma. Pergunte a si mesmo o porquê de gostar mais de uns e menos de outros. Você sente que alguns empregados não estão se esforçando da maneira esperada? Se esse for o caso, tenha uma conversa honesta com eles.

Significado de Injusto
adjetivo Contrário à justiça, à equidade; que privilegia um em detrimento dos demais. [Jurídico] Que viola os direitos de outra pessoa: sentença injusta. Que não se justifica nem tem fundamento; injustificado. substantivo masculino Algo ou alguém que é injusto: ter a noção do justo e do injusto.

Pois o que de comum entre a justiça e a injustiça? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?

R: A forma de discernir o certo e o errado, o justo e o injusto se da por conta da forma de pensar individual e social, leva-se hoje em dia em conta a moralidade geral e a ética para tratar-se de mediações referentes a coisas do gênero.

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.

Uma pessoa justa é civilizada em palavras e ações e reconhece que as diferenças de perspectiva ou de crença não impossibilitam que haja genuína bondade e amizade. Aqueles que praticam a justiça “não [terão] desejo de [ferir-se] uns aos outros, mas, sim, de viver em paz”.

Agir com ética e honestidade já ajuda demais. Tratar seus colaboradores por igual sem distinção alguma é um grande caminho. Manter o seu caráter firme é um dos maiores trunfos.

Tiago 5:16 (A oração de um justo pode muito em seus efeitos. Orai uns pelos outros) - Bíblia.

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Perceba que Tiago destaca que “a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.

No Salmo 23 Davi disse assim, “Guia- me nas veredas da justiça”, e Daniel 9:14 declara, “o Senhor, o nosso Deus, é justo em tudo o que faz.”

Quando dizemos “o justo viverá da fé”, queremos dizer que somos guiados e dirigidos por nossa fé. Agimos de modo coerente com nossa fé — não no sentido de uma obediência irrefletida, mas com confiança em nosso Deus e sincero amor por Ele e pela inestimável sabedoria que Ele revelou a Seus filhos.