O que é ser uma pessoa infantil?

Perguntado por: odorneles . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

O conceito de infantil pode ser usado para se referir ao comportamento adulto que se assemelha ao de uma criança. Quando se diz que um adulto é infantil, está a ser qualificado de imaturo e instável.

O imaturo tende a culpar tudo e a todos por seus erros e faltas, pois tem muita dificuldade em assumir as rédeas da própria vida e de assumir suas escolhas e também os seus percalços. Por isso, quando algo não dá certo, ele sempre acusa alguém de sabotagem, complô e dificilmente assume que fez algo errado.

A pessoa emocionalmente imatura não reage bem quando a vida não sai da maneira como ela acha que deve. Se um resultado estiver aquém de sua expectativa, ela faz birra, grita, xinga ou faz uma cena de outra forma. Além disso, ela pode tornar-se combativa ou beligerante.

O período de até 5 anos é de fundamental importância no formação do caráter de uma pessoa, quando um dos fatores principais é a presença e o cuidado dos pais. Vivemos a época da criança terceirizada.

Uma pessoa imatura pode ser manipuladora e egocêntrica. Sendo assim, se você for desabafar com ela, seja claro e assertivo — não agressivo. Diga o que espera das suas interações, mas não perca a paciência e nem o respeito. Em suma, deixe claro o que você espera e veja o que acontece.

A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.

Para amadurecer, a pessoa tem que estar disposta a ultrapassar barreiras, tomar decisões e assumi-las, não fugir de suas responsabilidades, enfrentar desafios, identificar seus pontos fortes e fracos, superar-se. E não há dúvida de que, quanto maior o autoconhecimento, maior a evolução pessoal.

7 dicas para alcançar a maturidade emocional no seu dia a dia

  1. Desenvolva o autoconhecimento. iStock. ...
  2. Reconheça e aceite suas emoções. ...
  3. Aprenda a lidar com as frustrações. ...
  4. Aceite as diferenças. ...
  5. Faça um diário de suas emoções. ...
  6. Pratique o diálogo. ...
  7. Seja mais flexível com você mesma.

Diferenças entre relação madura e relacionamento infantil
Relacionamentos maduros apostam na atenção um com o outro, enquanto os infantis normalmente são caracterizados por parceiros pouco comprometidos. Relacionamentos maduros encaram discussões, enquanto os infantis sempre fogem de conversas sérias.

Pessoas imaturas apresentam muitas dificuldades de relacionamento e, frequentemente, causam problemas e desgastes na relação. Você já teve que lidar com alguém assim, seja no trabalho, na família, no círculo de amizades ou na vida amorosa?

Em resumo, infantilidade é um profundo descompasso entre vida real e métodos, mas como vivemos num mundo bem imaturo é possível que você esteja camuflado e reforçado por uma sociedade que premia social e financeiramente os adultos infantis.

O ego normalmente é imaturo, não sendo capaz de fazer uma gestão entre as pulsões e as idealizações que forma. Estes sujeitos normalmente mentem muito, têm baixa autoestima e falta de amor próprio. Demonstram quase sempre uma enorme agressividade contra os objetos internos.

Imaturidade pode ser normal dentro de um determinado contexto e patológico em outro. Acredito que a situação precise ser melhor analisada para um diagnóstico mais preciso. Imaturidade é medo de crescer, ser adulto.

A imaturidade é a falta de maturidade emocional, ou seja, a incapacidade de lidar de forma equilibrada e saudável com as próprias emoções e as dos outros.

É a capacidade de perceber e entender as próprias emoções e a dos outros e controlar suas emoções e comportamentos nas diversas situações. Imagine, por exemplo, quando você falha em alguma situação e percebe como poderia agir melhor, mas sem que isso atrapalhe seu dia a dia. Pois bem! Isso é ser maduro.

É possível mudar uma pessoa? Apesar de o caráter ser moldável, nem sempre é possível provocar a mudança desejada. O psicólogo Zwinglio Christopher de Oliveira explica que a base de qualquer mudança é a percepção da necessidade de se mudar e um desejo real de realizá-la.

O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

A psicologia aborda a pessoa de personalidade forte como um indivíduo muito resistente, que se mantém firme diante das adversidades. Essas pessoas podem ser extrovertidas ou introvertidas, independentes e, em alguns momentos, até encaradas como rudes.

Como deixar de ser infantil?

  1. Seja responsável. Ter responsabilidade é das coisas mais importantes quando somos adultos e na verdade deve acompanhar-nos durante toda a vida, mesmo durante a infância. ...
  2. Aprenda a dizer “não” ...
  3. Vista-se de acordo com a ocasião. ...
  4. Alimente-se direito. ...
  5. Aprenda a lidar com a frustração. ...
  6. Tenha empatia.

Saiba ouvir.

  1. Pratique a escuta ativa com um amigo. Deixe a pessoa falar sobre o que quiser e mantenha a concentração toda nela. ...
  2. Se a pessoa confirmar o que você entendeu, emita sua opinião ou ofereça um conselho. Ela vai passar a enxergá-lo como uma pessoa educada e madura que sabe ouvir os outros.

1 verdoengo, verdolengo. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 infantil, pueril, infante. 3 temporão.