O que é ser uma pessoa impessoal?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Imparcial; sem resquícios de julgamento pessoal: crítica impessoal. Anônimo; que não demonstra traços individuais: som impessoal. Cuja existência não se manifesta como pessoa; sem características de pessoa.

Por sua própria essência e natureza, o infinitivo é uma expressão verbal que não comportaria flexão – é o chamado infinitivo impessoal. A língua portuguesa tem a peculiaridade de poder (e às vezes dever) flexionar o infinitivo, que passa a ser chamado de infinitivo pessoal.

2 sinônimos de impessoal para 1 sentido da palavra impessoal: 1 comum, banal.

Imparcial; sem resquícios de julgamento pessoal: crítica impessoal. Anônimo; que não demonstra traços individuais: som impessoal.

Classificação dos verbos defectivos
Os verbos defectivos podem ser divididos em: Verbos Pessoais: têm sujeito, mas não são conjugados em todas as formas (carpir, delinquir, extorquir). Verbos Impessoais: não têm sujeito. A maior parte deles indica fenômenos naturais (gear, relampejar, trovejar).

Também o verbo ter, quando utilizado como haver, fica impessoal, sem sujeito, portanto sem o acento circunflexo no presente: "Tem pessoas assim em todo lugar". E singular no pretérito: "Na festa tinha mais mulheres que homens".

O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: da ausência de impressões individuais de quem comunica, da impessoalidade por parte de quem recebe a comunicação, do caráter impessoal do próprio assunto tratado.

Da mesma forma, o verbo fazer no sentido temporal, de tempo decorrido ou de fenômenos atmosféricos é impessoal. Nesta época do ano, faz muito frio.

Finalizamos dizendo que, a impessoalidade é ausente de preferências e tendências, enquanto a imparcialidade é impossível de existir "pura" em essência, é, pois, uma abstração, se considerarmos que haja sempre a defesa de um interesse, ainda que seja, o interesse estatal de realização do bem comum, sob medida do justo.

Quando os verbos expressam a noção de tempo
Naqueles momentos em que os verbos impessoais se referem há um tempo eles precisam ser conjugados também de acordo com a terceira pessoa do singular. Dessa forma “Há garotos jogando queimada” e “Faz dois dias que não vejo Pedro” são ambas frases corretas.

A impessoalidade, nesse caso, refere-se sempre à ação de se abster da sua pessoa perante a situação coletiva. Ou seja, o servidor público tem o dever de evitar a promoção ou o uso da imagem como um indivíduo importante no processo de administração para não influenciar ou se autopromover por conta do cargo que ocupa.

A impessoalização da linguagem é uma técnica muito utilizada nos textos do tipo dissertativo-argumentativo, servindo para eliminar marcas de subjetividade do discurso. Você já deve saber que uma das características principais do texto dissertativo-argumentativo é a impessoalidade da linguagem.

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem. -> Sujeito: Eu.

O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer? Não pare agora...

O verbo “ter” pode apresentar-se com o significado de “existir” e, neste caso, será impessoal, conjugado na 3ª pessoa do singular. Veja: a) Tinha muitas pessoas no shopping.

Resposta. Resposta: São um casal, porque se formos trocar por "eles", o verbo terá que concordar.

Leve em conta a influência de acontecimentos da vida pessoal na rotina de trabalho. Se o filho de um professor está doente, deixe-o à vontade para ir embora, e assuma a responsabilidade de encontrar soluções para sua ausência. Incentive a equipe a se conhecer melhor.