O que é ser uma pessoa gótica?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Gótico é uma noção que se associa à obscuridade ou à música dark. Aqueles que se identificam com este movimento tendem a ser andróginos: homens e mulheres maquilham-se da mesma forma, destacando-se a palidez na tonalidade do rosto e usando verniz preto nas suas unhas. O preto também é a cor preferida na vestimenta.

Os adeptos da filosofia gótica adoram caminhar, à noite, em cemitérios e ir à bares e boates decorados com caixões, velas, caveiras, crucifixos, correntes, facas, e outros objetos relacionados com tortura e morte.

Religião e simbolismo
A subcultura gótica é laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo e satanismo, sendo tal afirmação uma ideia equivocada.

Contudo, diz-se que a cor preta é usada para simbolizar diferentes coisas como morte, medo, noite, escuridão, e outras características comuns como crenças góticas, música, belas artes e literatura.

A moda gótica é reconhecida pelo seu vestuário preto. Ted Polhemus descreveu a moda gótica como uma "profusão de veludos pretos, rendas, meia arrastão e couro tingido de púrpura ou roxo, firmemente espartilhos atados, luvas, precárias jóias ou símbolos retratando religiosidade, temas filosóficos ou ocultistas".

Tais características psicológicas fazem eles serem vistos como pessoas “antissociais”, e por vezes violentas. Na maioria das vezes, por causa do preconceito, os góticos são confundidos e/ou marginalizados.

Emo e Goth são duas subculturas muito diferentes dentro da cena alternativa maior. Emo é frequentemente visto como um estilo mais emocional e pessoal, enquanto Goth é mais escuro e misterioso. Os góticos são mais propensos a se vestirem de preto e abraçarem o oculto.

Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.

O movimento gótico – caracterizado por roupas pretas, maquiagem escura pesada e música quase sempre sombria, com letras melancólicas – atrai adolescentes há décadas.

A cruz gótica simboliza o lado sombrio e obscuro da fé, dor e mistério. Ela marca o estilo gótico e é mais uma tendência da moda do que propriamente um símbolo de fé, muito utilizada em tatuagens e, de modo geral, na estética adotada por góticos e punks do fim do século XX, que usam a cruz como adereço de moda.

Tipos de Góticos(completo):

  • Tipos de Góticos #1: Gótico Tradicional (Trad Goth)
  • Tipos de Góticos #2 Gótico Romântico.
  • Tipos de Góticos #3 Gótico Cibernético(Cyber Goth)

Assim como esses 7 alimentos:

  1. 1 – Sorvete. Esse sorvete estiloso e sombrio tem sabor de amêndoas. ...
  2. 2 – Queijo. O Queijo preto foi criado e produzido na loja Manor Farm Shop, na Inglaterra. ...
  3. 3 -Cachorro-quente. ...
  4. 4 – Hambúrguer. ...
  5. 5 – Limonada. ...
  6. 6 – Massa de pizza. ...
  7. 7 – Macarons. ...
  8. 7 situações que só as meninas que tem irmãs vão entender.

As igrejas, as catedrais, as basílicas e os mosteiros são as principais referências da arquitetura gótica. Por isso, a arte gótica é também conhecida como a “arte das catedrais”. Note que a religião esteve muito presente nesse período, visto que a Idade Média foi marcada pelo teocentrismo (Deus no centro do mundo).

O nome gótico foi possivelmente cunhado por Giorgio Vasari (1511-1574), um dos expoentes do Renascimento, que o considerava como um estilo artístico monstruoso e bárbaro. Gótico possivelmente deriva de godos, povo bárbaro que invadiu o Império Romano no período de sua decadência.

O estilo gótico nasce a partir do Românico, após contínuos aperfeiçoamentos técnicos e estéticos, em plena Idade Média nos finais do século XII em França, mais concretamente na Île de France, nas imediações de Paris, desenvolvendo-se essencialmente entre o século XIII e XV na Europa Ocidental.

É aí que entram as tinturas néon, principalmente em tons de branco, cinza, verde, roxo, rosa, azul e vermelho. Cores naturais também são aceitas pela moda gótica. Castanho escuro, claro ou platinado são algumas possibilidades.

Ela mistura elementos diversos, que se unem num visual dark e descolado, mas que pode parecer um pouco pesado para algumas pessoas. Quem adora o estilo sombrio e prefere uma proposta mais clean pode apostar na estética gótica suave como a alternativa perfeita.

Inspirado em um estilo arquitetônico medieval, o movimento gótico se estendeu para a moda, música, literatura e arte, criando uma cultura diversa e vibrante. A estética do estilo gótico é caracterizada por roupas pretas, corsets, jaquetas de couro, botas pesadas, maquiagem e cabelos compridos e escuros.

Pessoa que possui uma capacidade artística e/ou cultural mais ampla que a normal. Conseguem perceber beleza e poesia em coisas que a maioria das pessoas acha sinistra ou soturna. Não tem uma admiração, por assim dizer, pela morte, e sim a Vêem como algo que lhes faz perceber que a vida tem fim, é finita.

Tropigótica: a moda para quem quer ser gótica suave em pleno...

  1. Pele leve e sem muita make. Pode usar e abusar do batom escurão, do rímel, do delineador e das sombras. ...
  2. Tecidos mais leves e macios. ...
  3. Esqueça as mangas! ...
  4. Nos pés. ...
  5. Furinhos ou transparência. ...
  6. Cabelo curtinho. ...
  7. Cropped. ...
  8. Acessórios.
Continuar lendo Como ser gótica fofa?