O que é ser uma pessoa formal?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

adjetivo Que cumpre as regras com rigor, polidez; cerimonioso: estilo formal. Característicos de eventos solenes; em que há pompa: traje formal. Que segue os protocolos, as solenidades próprias de uma situação; solene: colóquio formal. Que respeita leis em vigor ou se adapta às normas estabelecidas.

Significado de Formalmente
advérbio De modo formal; em que há regras ou normas instituídas por uma sociedade, por uma instituição etc: deveriam se comportar formalmente naquela situação.De maneira explícita ou inevitável: afirmou formalmente quais eram as suas faltas. Etimologia (origem da palavra formalmente).

Sinônimo de formalidade

  • 1 etiqueta, protocolo.
  • 2 praxe, uso.
  • Exigência: 3 requisito.
  • 4 determinação, lei, mandamento, norma, preceito, regra.
  • A palavra formalidade aparece também nas seguintes entradas:

Para garantir que você está utilizando a linguagem formal nos seus textos, siga as dicas a seguir:

  1. Seja formal, mas simples. ...
  2. Use a conjugação verbal adequada. ...
  3. Escreva considerando o destinatário da mensagem. ...
  4. Seja simpático. ...
  5. Mantenha a atenção do leitor do início ao fim.

A linguagem formal é marcada pelo uso da norma culta, sendo utilizada em situações que exigem seriedade, como em situações profissionais, acadêmicas, ao se dirigir a autoridades ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores.

A diferença da linguagem formal e informal está no contexto em que elas são utilizadas e na escolha das palavras e expressões usadas para comunicar. A linguagem formal está ligada ao uso das normas gramaticais, enquanto a linguagem informal é mais livre, sendo mais utilizada em situações cotidianas.

É todo e qualquer trabalho que seja devidamente registrado dentro das normas da CLT, como: Professor contratado formalmente por uma escola de idiomas; Administrador contratado formalmente por uma empresa; Contador contratado formalmente por um escritório de contabilidade.

O trabalho formal ou assalariado é o que se caracteriza, conforme comentamos, como relação de emprego: nesses casos o empregador e o empregado estão cumprindo um contrato que estabelece direitos e deveres de ambas as partes, e que é regido pelas regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Os principais advérbios de afirmação são: sim, realmente, perfeitamente, efetivamente, incontestavelmente, certamente, deveras.
...
Advérbios de afirmação

  1. Estou realmente empolgado com este show!
  2. O profissional trabalhou efetivamente para resolver o problema.
  3. João certamente viu Maria no teatro.

1 é capaz, consegue, controla, sabe, tem potencial, logra. Exemplo: Ele pode participar na maratona.

Todo ato jurídico ou título cuja forma não é especial, mas de livre escolha da parte.

2 cerimonioso, respeitoso, cortês, grave, sério, solene. Que é oficial: 3 convencional, institucional, oficial, protocolar.

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

Características da linguagem formal
– Preocupação rigorosa com as normas gramaticais; – Utilização de vocabulário rico e diversificado; – Pronúncia clara e correta das palavras. Situações formais, como palestras, discursos políticos, entrevistas de emprego, congressos, apresentações profissionais e acadêmicas.

Apesar da coexistência das variantes linguísticas, a língua formal tem finalidades específicas e essenciais para a vivência em uma sociedade que depende da escrita em diferentes situações cotidianas, é por isso que ela conta com regras fixas que facilitam o planejamento do texto e a interpretação do leitor.

Cordialidade
Palavras como “Prezado” no início do corpo de um e-mail formal são importantíssimas para demonstração de respeito. Além disso, no e-mail formal, deve-se colocar um cumprimento de acordo com o cargo do destinatário, como por exemplo Dr(a). ou Sr(a).

De acordo com o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.

Com a família e os amigos usamos uma linguagem mais descontraída, ou seja, uma linguagem informal. Com superiores hierárquicos usamos uma linguagem mais cuidada, ou seja, uma linguagem formal.

LINGUAGEM INFORMAL
Não há rigor do emprego correto das normas gramaticais. Utiliza o vocabulário formal em atenção à norma culta. Utilização de frases informais, linguagem coloquial, variações, expressões. Utilização de gírias, palavras abreviadas, regionalismos, palavrões, onomatopeias.