O que é ser uma pessoa estóica?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

O QUE É SER ESTÓICO E QUAIS SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS? A palavra estoico, em seu uso moderno, se refere a uma pessoa que é indiferente ao prazer e à alegria, assim como à tristeza ou à dor.

Diz-se de um indivíduo firme, senhor de si mesmo; inabalável, impassível, austero: ter um comportamento estóico na desgraça.

Deus é Hylezoísta, ou seja, ele é a vida e a matéria do universo se manifestando. Uma vida e uma matéria eternamente em movimento. Por isso dizemos que ele é o sopro divino, que anima tudo.

Fora as partes já mencionadas em At 17, pouco a Bíblia fala diretamente acerca do estoicismo. Contudo, era uma filosofia pervasiva no mundo do Novo Testamento. Os fariseus praticamente assimilaram, traduziram e adaptaram o estoicismo para sua doutrina. Sua concepção de Torá passa a ser congruente com Logos e Physis.

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESTOICISMO: VIRTUDE, TRANQUILIDADE E FELICIDADE. O objetivo dos estoicos não era outro que alcançar a felicidade ou a autorrealização, um conceito que eles chamavam de eudaimonia. Isso pode ser alcançado através da virtude moral (ou areté) e da serenidade (ou ataraxia).

Estoicismo é a corrente de pensamento cuja característica central é o pensamento de que todo o cosmos é regido por uma harmonia que determina todos os acontecimentos. O estoicismo foi uma das correntes filosóficas do helenismo mais influentes na Antiguidade.

Seja justo, não grosso. As pessoas estoicas não estão interessadas em conflitos emocionais, vingança ou coisas do tipo — mas não é por isso que são frias, distantes e isoladas. É possível ter empatia até por quem nos magoa, desde que não reajamos com as emoções à flor da pele.

Exemplos de como o estoicismo pode ser usado nos dias hoje:

  1. Conhecer a si mesmo.
  2. Controlar a ansiedade.
  3. Lidar com a insegurança.
  4. Manter a calma em situações adversas.
  5. Processar sentimentos e pensamentos negativos.
  6. Reduzir o stress.

Os estoicos ensinam como viver uma boa vida, a partir de ações práticas e mentais como, manter o foco nas coisas que podem ser controladas. As ideias difundidas por essa escola filosófica ajudam a lidar com o estresse e a ansiedade, tratar a insegurança, indisposição, cansaço, sentimentos e sensações de negatividade.

O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com as leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.

Para o estoicismo a opinião de terceiros não deve ser tão valorizada, ao invés disso você deve priorizar seu proprio valor e assumir a responsabilidade por suas ações e pelos resultados que elas geram. Você não deve sentir menosprezado quando alguém lhe mal dizer, nem sentir raiva se alguém agir de forma errada.

2) Muito antes de Kant, porém, os estoicos já identificavam Deus com a própria ordem moral, considerando Deus como Providência e Destino, uma entidade de ordem racional que compreende em si mesma, os eventos do mundo e as ações do homem.

Os estoicos pensavam que a melhor maneira de representar a alma é com a figura de um polvo. Isso porque a alma é capaz de duas coisas: ela é a absorção de dados sensíveis, ou seja, ela é capaz de experimentar coisas, e ela é o movimento em determinada direção, ou seja, ela é capaz de aderir ou não ao que experimentou.

Para os estoicos, então, viver pela virtude é colocar algumas delas em prática, como a sabedoria, justiça, coragem e autodisciplina ou temperança. É vivendo dessa maneira que se alcança uma boa e digna vida.

Segundo eles, existe um fluxo natural dos acontecimentos cotidianos, sejam bons, sejam ruins. Diante deles, nos resta ter uma atitude prática e racional. Se conseguirmos isso, teremos uma vida boa. É claro que não se trata de algo fácil.

Ao contrário, o estoicismo opõe-se ao epicurismo: surgiu mais tarde e o contradiz.