O que é ser uma pessoa de boa índole?

Perguntado por: emota . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Característica da pessoa que possui um bom caráter, uma boa conduta.

1. Aglomerado ou conjunto de atributos e particularidades de uma pessoa, que existem e lhe pertencem desde o seu nascimento; caráter ou essência; tendência ou inclinação natural, disposição, génio ou feitio: tinha uma índole dócil; 2.

Em geral, a ideia de índole emprega-se de modo depreciativo. Se alguém menciona um sujeito “dessa índole”, para citar uma possibilidade, estará apontando para uma condição negativa da pessoa em questão. Além disso, é comum falar-se de “má índole” que significa alguém de má formação, mau carácter ou sem princípios.

1 caráter, temperamento, gênio, feitio, personalidade, jeito, fibra, compleição, têmpera.

Significado de Malévolo
adjetivo Que possui uma péssima índole; que é mau; malvado.

Propensão innata; tendência natural; carácter; temperamento.

O que é Idoneidade Moral:
Idoneidade moral é o conjunto de qualidades que recomendam o indivíduo à consideração pública, com atributos como honra, respeitabilidade, seriedade, dignidade e bons costumes. A idoneidade significa a qualidade de boa reputação, do bom conceito que se tem de uma pessoa.

A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser.

Uma pessoa de caráter possui força de vontade, convicções e princípios firmes e se orienta por eles, tanto nas situações comuns como nas difíceis. É muito importante que uma pessoa tenha princípios e aja de acordo com eles.

Isto é, são os homens que conseguem viver em sociedade e ao lado dos outros, sem deixar seus princípios e valores de lado.

O caráter de uma pessoa é construído por meio de hábitos e relações que fazem parte da experiência individual. Ele está intimamente ligado ao modo de pensar, sentir ou reagir de cada indivíduo, ou seja, se reflete nas atitudes e ações tomadas ao longo da vida.

Comportamento de uma pessoa conforme as exigências da sociedade. Conjunto de ações ajustadas às normas de cultura.

Ter integridade significa a qualidade com que se vive, de acordo com seus valores mais profundos, como ser honesto com todos e sempre cumprir com a sua palavra. É um traço altamente valorizado, especialmente em líderes.

É o caráter — um caráter formado por meio da obediência às leis da vida conforme reveladas pelo evangelho de Jesus Cristo, que veio ao mundo para que tivéssemos vida e a tivéssemos com abundância. [Ver João 10:10.]

O caráter do Senhor Jesus Cristo
Talvez um dos maiores indicadores do caráter seja a capacidade de reconhecer e reagir adequadamente diante de outras pessoas que passam pelos desafios ou pelas adversidades que tão violenta e subitamente se abatem sobre nós.

Qualidades

  1. Flexibilidade. Pessoas rígidas, que não mudam de opinião e não são flexíveis costumam ser um pouco difíceis de trabalhar. ...
  2. Observação. Principalmente nos cargos de liderança, ser observador é um diferencial. ...
  3. Entusiasmo. ...
  4. Paciência. ...
  5. Sinceridade. ...
  6. Organização.

O estudo descobriu que as pessoas boas apresentam maior autoestima, senso de identidade e satisfação com seus relacionamentos e com a vida em geral. Além disso, curiosidade, entusiasmo, amor, bondade, trabalho em equipe, perdão e gratidão foram características mais comumente encontradas naqueles vistos como bons.

O que é Altruísmo:
Uma pessoa altruísta é aquela que pensa nos outros antes de pensar em si. Para a pessoa altruísta, o próprio bem está condicionado ao bem do outro, age movida por um sentimento de responsabilidade e solidariedade com os problemas alheios.

Características de uma pessoa com personalidade forte
Elas possuem opiniões convincentes. Contudo não são arrogantes. Além disso, possuem a habilidade de defender os seus argumentos, pois costumam ter discursos bem preparadores e coerentes.

Os 5 fatores de personalidade

  • Abertura à Experiências (Openness);
  • Conscienciosidade (Conscientiousness);
  • Extroversão (extraversion);
  • Agradabilidade (Agreeableness);
  • Neuroticismo (Neuroticism).

A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.