O que é ser uma pessoa consagrada?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Que tem o seu talento ou actividade reconhecido publicamente.

A vida consagrada a Deus caracteriza-se pela profissão pública dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, num estado de vida estável reconhecido pela Igreja. 945.

É um ato voluntário daqueles que consideram Maria Sua Mãe e acreditam nas palavras de Jesus na cruz: “Filho, eis aí a tua mãe” (cf. João 19,26). Todos as pessoas que desejam, de coração, amar mais a Jesus seguindo os exemplos de Nossa Senhora podem se consagrar.

Uma vida consagrada respeita a incomparável dádiva do corpo físico, uma criação divina feita à própria imagem de Deus. O propósito principal da vida mortal é o de que todo espírito receba um corpo assim, e aprenda a exercer o arbítrio moral em um tabernáculo de carne.

O que a palavra consagrar significa? (Significa separar ou dedicar algo para o serviço do Senhor.) O que é a lei da consagração? (É uma maneira organizada de as pessoas consagrarem o tempo, talentos e posses à Igreja, para a edificação do reino de Deus e para servir aos Seus filhos.)

Como viver melhor a consagração a Jesus por Maria
Como uma criança pequenina, segurar nas mãos desta boa Mãe e deixar-se conduzir por Ela. Em tudo recorrer a Ela. Fazer tudo do jeito d'Ela. Louvar a Deus e adorá-lo com o coração d'Ela.

A vida consagrada torna seus membros testemunhas de Cristo no mundo, sobretudo pela prática da caridade, da solidariedade com os pobres e excluídos e pela missionariedade. “Há que afirmar que a missionariedade está inscrita no coração mesmo de toda forma de vida consagrada”, afirma o Papa (VC, 25).

Os casais na Comunidade vivem e assumem plenamente sua vocação matrimonial e familiar, fazendo inteiramente parte da comunidade. Eles vivem, junto com os seus irmãos e irmãs de outros estados de vida, a mesma espiritualidade e partilham com eles a vida comunitária e missionária.

O Salmo 37, fala da confiança no Senhor. Esta confiança tem como consequência a felicidade e a ajuda de Deus. Mas é uma confiança que envolve entrega da tua vida nas mãos do Senhor. “Entrega o teu caminho ao senhor, confia nele e o mais ele fará” (v.

Chame as pessoas a entrar em outro nível de dedicação. Chame-as para consagrar tempo, bens; oferecer jejuns, tempo a sós, adoração, etc. Antes de orar, peça a todos que peguem um papel e, se eles desejarem, escrevam aquilo que eles gostariam de consagrar a Deus.

Enquanto a consagração envolve renunciar a tudo o que não está em conformidade com a vontade de Deus, o jejum envolve especificamente a abstinência de alimentos ou outras necessidades físicas.

Devemos Orar Quando Jejuamos
A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

A partir da consagração, há o entendimento de que a vontade do Senhor deve prevalecer, que seja feita a vontade de Deus sobre o que foi consagrado. Pode ser que ainda, que a consagração não seja o ponto de partida, e sim, um resultado final que foi dedicado a Ele.

No seu Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, São Luís recomenda que o tempo de preparação para a consagração seja de, ao menos, um mês como uma espécie de exercício espiritual. Na verdade, são 30 dias de preparação divididos em seções: 12 dias para o desapego do mundo (de 8 a 19 de novembro);

A “consagração” na Missa refere-se ao momento central em que o pão e o vinho, pelas palavras de Cristo proferidas pelo sacerdote e pela invocação do Espírito Santo, tornam-se Corpo e Sangue de Cristo.

A vida consagrada “é olhar que vê Deus presente no mundo, embora a muitos passe despercebido; é voz que diz: 'Deus basta, o resto passa'; é louvor que brota apesar de tudo”, disse Papa Francisco na missa na Festa da Apresentação do Senhor e XXIII Dia Mundial da Vida Consagrada.

Deus Pai e Jesus Cristo, peço que abençoe minha relação amorosa (nomes do casal). Derrame teu Espírito neste momento, e eu oro para que fales a mim e através de mim, ao abençoar esse casal. O Senhor uniu esse casal com a tua habilidade divina e permitiu que eles se casassem, tendo um grande plano para o seu futuro.

17. Que frutos produz a nossa consagração? Se formos fiéis à nossa consagração a Maria, recorrendo a ela constante e filialmente, logo experimentaremos os maravilhosos frutos de santidade e configuração a Cristo que esta devoção produz.

Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e, em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser; E porque assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e ...