O que é ser uma pessoa apática?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Apatia é a ausência de emoção ou de entusiasmo. A indiferença crônica se estende aos relacionamentos, carreira e aspirações pessoais. A pessoa apática vive sem enxergar graça nas coisas. Eventos normalmente trágicos também deixam de mexer com as emoções do apático, atribuindo lhe o rótulo de insensível.

Em geral, a apatia pode ser caracterizada pela falta de motivação, desinteresse social, isolamento, indiferença.

A apatia não é uma doença, mas requer tratamento para evitar um grande impacto na vida do paciente. Portanto, concentre-se acima de tudo em cuidar da sua saúde mental e do seu bem-estar antes de se irritar ou se decepcionar com o mundo lá fora.

É um estado de indiferença, ou a supressão de emoções como excitação, motivação ou paixão.

A apatia é a perda da capacidade de se emocionar, uma falta de interesse crônica por tudo e todos. Já a empatia é a conexão profunda com o outro.

Pode ser caracterizada também como o desinteresse e a indiferença quanto às reações afetivas. Uma pessoa que sofre dessa condição demonstra dificuldades em expressar suas emoções e falta de estímulo na tomada de decisões.

Em geral, os especialistas em saúde mental apontam que este sentimento de apatia já era conhecido antes da pandemia, mas costumava ser encarado de forma individual. "Cada um tinha seus motivos para ser acometido por este vazio. Com a chegada do coronavírus, houve um impacto para toda a humanidade.

Isto é normal? Se você conhece alguém que esteja triste e isolado, esquecendo as coisas com facilidade e com alterações no sono e no apetite, preste atenção! Estes sintomas podem ser um sinal de depressão ou mesmo o início de um quadro demencial.

Uma parcela da população mundial já lida com as consequências da apatia persistente, marcada, substancialmente, pela sensação de vazio que determina o languishing. Sensação que não passa, perdura dia após dia.

1 indiferente, desinteressado, displicente, impassível, insensível, frio, indolente, inerte, letárgico, desanimado, desapaixonado, blasé, inapetente, tíbio, pusilânime, irresoluto, parado, passivo, preguiçoso, ocioso, nulo.

Em conclusão, apatia é a síndrome neuropsiquiátrica mais comum na DA, sendo definida pela perda de motivação e manifestando-se com alterações afetivas (redução da resposta emocional), cognitivas (perda da autocrítica) e comportamentais (retração social).

A apatia expressa uma grande falta de emoção, motivação, pouco ou nenhum entusiasmo, sendo um termo utilizado nas áreas da saúde mental para o estado permanente de indiferença. Nesse quadro, o indivíduo se sente incapaz de responder aos estímulos referentes à vida emocional, social ou até mesmo física.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Sei que, às vezes, cansamo-nos no caminho, na caminhada; encontramo-nos, muitas vezes, desanimados, mas não é hora nem tempo para o desânimo. Não podemos entregar o nosso coração e nossa alma para o desânimo. O mal está aí, porque o desânimo tira o ânimo, a força da alma e do coração.

A dificuldade em identificar os próprios sentimentos é mais comum do que parece. Existe, inclusive, um termo para isso: alexitimia.

Já imaginou deixar o cansaço de lado apenas usando a mente, o corpo e elementos simples do dia a dia?

  1. Afaste-se das telas. ...
  2. Tome um ar fresco. ...
  3. Exercite o corpo. ...
  4. Veja vídeos de gatinhos. ...
  5. Se nada der certo, cochile.

Apatia é uma condição psicológica designada por um estado emocional de indiferença. É a falta de emoção ou motivação. Tem como algumas das características o desgaste físico, a inércia, a fraqueza muscular e a falta de energia (letargia). A apatia pode ser um sintoma de algumas doenças, como a depressão.

Pessoa empática é aquela que possui a habilidade de “calçar os sapatos” de outra pessoa, visando compreender seus sentimentos e perspectivas, e usar essa compreensão para orientar nossas ações.

No geral, um indivíduo sem empatia é incapaz de sair dos próprios limites psicológicos e entender a realidade dos outros, até mesmo os menosprezando.

Quadros de estresse, depressão, ansiedade e até mesmo algumas doenças podem engatilhar sentimentos de insatisfação com a vida. Falta de interesse em socialização e a sensação de que as coisas não valem mais a pena também são indícios de alterações psiquiátricas.