O que é ser uma mãe tóxica?

Perguntado por: ipimenta5 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Porém, mães tóxicas são as que adotam estilos de maternidade que infligem traumas em seus filhos devido a comportamentos recorrentes ao longo de muito tempo, sejam na forma de abusos, humilhações, críticas perversas e manipulações contínuas, como também com uma superproteção constante que sufoca seus filhos, impedindo- ...

MÃE MANIPULADORA EMOCIONAL
Além disso, uma mãe emocionalmente manipuladora tende a ser muito crítica, mentirosa, subestimar as virtudes dos filhos e maximizar as falhas, sempre enfatizando o que está mal feito e colocando à frente a ausência de elogios e amor.

É a mãe quem é responsável de controlar e administrar a vida dos seus filhos. Normalmente, os filhos/as de mães controladoras se sentem inseguros e indefensos perante as situações nas que a sua mãe não decide por eles, pois não estão acostumados à tomar decisões importantes.

Como bloquear as relações tóxicas em família?

  1. ter empatia.
  2. respeitar a intimidade e o espaço de cada um na relação familiar.
  3. pensar sempre antes de opinar ou comentar, para evitar falar algo do que você pode se arrepender.
  4. ter paciência.
  5. evitar agir de forma impulsiva.
  6. ser assertivo.

Separar-se de uma mãe tóxica pode envolver, a princípio, uma sensação de isolamento e incompreensão. Isso porque, social e culturalmente, “não é bem visto” se distanciar ou se separar da pessoa que lhe deu a vida. É por isso que um dos primeiros efeitos desta nova situação pode ser este.

O comportamento do ser humano pode ser considerado como “tóxico” quando ele toma a forma indesejável de atitudes de desagrado, de violência psíquica, física e emocional, crueldade, negativismo, manipulação, egoísmo, vitimismo etc.

Se há algo que os manipuladores detestam, é a comunicação direta. Sabe aquela coisa de jamais chamar o outro de cachorro, mas sempre oferecer um osso como recompensa? Então, a regra geral é que eles adoram usar o sarcasmo para ridicularizar ou minimizar pensamentos, sentimentos e ações.

O manipulador utiliza diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir o comportamento daqueles que estão ao seu redor, com o intuito de obter benefícios próprios. Sem dúvida, relacionar-se com quem apresenta essa personalidade traz prejuízos à sanidade mental e deve ser evitado.

Como lidar com pessoas falsas na família

  1. Seja neutro. A primeira coisa a fazer é não tentar desmascarar a pessoa, pois ela é tão manipuladora que acabará revertendo a situação e colocando a culpa em você. ...
  2. Coloque limites. Se você sabe que a pessoa é falsa, não fique testando a falsidade dela. ...
  3. Incentive o autoconhecimento.

Theodor Reik via a “mãe Jocasta”, como alguém com uma própria relação afetiva adulta insatisfatória e uma super preocupação por sua criança como uma fonte primária de sua neurose.

Passe mais tempo sozinho, dedicando-se a assuntos do seu interesse. Além disso, saia com amigos sempre que puder para manter os vínculos com eles sempre fortalecidos. Limite suas interações. Se possível, limite o tempo que passa ao lado de sua mãe, o que pode ser difícil para quem mora na casa dos pais.

O primeiro passo para se libertar do quadro de dependência emocional materna é compreender a existência do problema. É preciso aceitar. A partir disso, a ajuda externa de profissionais especializados faz toda a diferença.

Talvez a resposta esteja aqui. Algumas mães têm problemas de autoestima e projetam isso nos filhos sem perceber. Mães muito jovens, imaturas ou com pouca experiência de vida ficam intimidadas com a ideia de educar uma criança. Tem pessoas que acham difícil expressar carinho ou aceitar serem amadas.

Confira abaixo algumas dicas.

  1. Não esperes mudanças. É impossível raciocinar com uma pessoa tóxica. ...
  2. Seja positiva. As pessoas tóxicas são muito críticas e negativas. ...
  3. Busca a companhia de pessoas boas. ...
  4. Trabalha sua autoestima. ...
  5. Evite a dependência emocional. ...
  6. Seja assertivo. ...
  7. Procure ajuda.

Não consigo conviver com a minha mãe, o que fazer?

  1. Estabeleça limites. Se você identificar que a relação ruim que você tem com sua mãe se deve à manipulação e controle que ela quer exercer sobre você o tempo todo, é hora de estabelecer limites. ...
  2. Empatia. ...
  3. Aceitação. ...
  4. Terapia psicológica.

5 Dicas para melhorar o relacionamento entre mãe e filha

  1. Tenha uma conversa franca. Parece bobagem, mas ter uma conversa franca resolve muita coisa. ...
  2. Ouça também. ...
  3. Crie uma maneira de melhorar a comunicação. ...
  4. Demonstre carinho. ...
  5. Passem um tempo juntas.

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

Se afastar de pessoas tóxicas ajudará você a ter sua vida de volta. Isso o ajudará a controlar seu presente e futuro. Sem eles por perto para derrubá-lo, você está no controle total. Você não precisa pedir permissão a ninguém antes de tomar uma decisão.

Se você é do tipo de pessoa que gasta tempo e energia para falar mal dos outros, sendo extremamente crítico com o que fazem os demais, cuidado! Este é um dos primeiros sinais de uma pessoa tóxica. O excesso de crítica muitas vezes esconde inveja e falta de autoconfiança.

Atitudes de uma Boa Mãe

  1. É Forte. Ser mãe é para as fortes, pois os nossos filhos tem a habilidade de sugar cada milésimo de nossa energia emocional, mental e física! ...
  2. Ama de forma incondicional. ...
  3. Ora pelos filhos. ...
  4. Abre a boca com sabedoria. ...
  5. Demonstra afeto e carinho. ...
  6. Ensina. ...
  7. Cria tempo de qualidade.