O que é ser uma mãe narcisista?

Perguntado por: esilva9 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

As mães narcisistas se tornam incapazes de estabelecer vínculos e de criar conexões nas relações. Se elas sentirem que não tiveram atenção e suporte tratarão seus filhos sem a menor empatia, contradizendo e rebaixando-os para se sentirem melhores.

A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.

Filhas de mães narcisistas não conseguem reconhecer seus próprios méritos e também têm dificuldades de se visualizarem como indivíduos adultos e competentes. Crescer sem o respeito, o amor e o afeto da própria mãe deixa marcas profundas na filha de mãe narcisista.

Uma fraqueza muito óbvia do narcisista é sua incapacidade de autorreflexão e autoanálise. Eles são incapazes de olhar para dentro para se compreender, para mergulhar em si mesmos. Eles geralmente estão cheios de mecanismos de defesa contra a aceitação de suas muitas inseguranças.

Eles não possuem empatia, não sentem a nossa dor, o que sentimos, não conseguem, são frios! Mas conseguem chorar fazendo de vítima ou provocando um drama!

Por isso, uma das características da mãe narcisista é querer ou até exigir que os filhos sejam e ajam exatamente como ela. Se não fizerem dessa forma, deixam, automaticamente, de merecer seu amor e sua atenção. “Ela é centralizadora, manipula, abaixa a autoestima dos outros.

Resumindo você é um narcisista se com certeza deseja ser sempre o centro das ações, acredita ser melhor que tudo e todos a sua volta e age sem qualquer sinal de empatia pelo próximo mesmo que seja um familiar, amigo e até mesmo o seu chefe e colegas de trabalho.

Principalmente porque essa pessoa vai se sentir muito frustrada quando não for aceita por alguém ao seu redor. Os narcisistas acreditam que fazer parte de sua vida é um privilégio pelo qual a outra pessoa deve ser grata. Isso se deve à imagem muito superior que eles têm de si mesmos.

A mãe tóxica tem dificuldade de dialogar e manter uma boa relação com os filhos.
...
As características principais são:

  1. Culpam seus filhos por suas frustrações;
  2. Não valorizam os filhos e seus esforços;
  3. Criticam os filhos de maneira severa e impiedosa;
  4. Fazem chantagem emocional;
  5. Não aceitam ser contrariadas.

Essa atitude raivosa e intolerante está relacionada a baixa autoestima, geralmente, pessoas narcisistas são assim pois negam a realidade e querem forçar o outro a acreditar nas suas verdades inventadas. E quando percebem que foram desmascarados, eles agem com agressividade para disfarçar a insegurança.

As pessoas com transtorno narcisista tendem a ter uma auto-estima vulnerável, o que faz com que não recebam muito bem as críticas, já que são tidas como sendo agressões e, por isso, podem sentir-se humilhados e ter comportamento de raiva, podendo desafiar a outra pessoa.

Eles mentem para se capacitar e satisfazer suas necessidades. Eles não se importam com as emoções dos outros e carecem de empatia. Eles precisam se sentir superiores e puxar alguém para baixo não parece uma má ideia para eles. Você nunca pode fazer um narcisista dizer a verdade.

Não fique bravo com as coisas que o outro faz e diz. Por exemplo, evite respostas como "Você não pode falar assim comigo! Tô indo embora!" ou "Se não parar de gritar agora, vou desligar!". Essas frases são mais agressivas e podem acabar irritando a outra pessoa.

Outra questão é que ao tomar essa abordagem pode ser uma armadilha! O narcisista tem um ego ferido e o sofrimento que causam é uma projeção do sofrimento interior e das feridas que evitam. Seu maior medo é ser considerado louco, ou seja, fraco, e é por isso que eles sentem prazer em fazer os outros se sentirem assim.

O narcisista manipulador geralmente é impulsivo, não sabe esperar e quando deseja algo passa a pressionar o outro até conseguir o que quer. É muito insistente, chegando a ser chato. Pressionar também é uma estratégia usada por ele para não dar tempo para a outra pessoa refletir.

Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo. O termo é derivado de Narciso, que segundo a mitologia grega, era um belo jovem que despertou o amor da ninfa Eco.

Estudo de 2.200 pessoas diz que apenas uma pergunta pode revelar o verdadeiro egomaníaco. Como você pode facilmente identificar um narcisista? A resposta é: basta perguntar a ele. Até agora, os psicólogos geralmente usaram um questionário com 40 itens chamados Narcissistic Personality Inventory.

O narcisista simplesmente vai se relacionar com outro e outro e assim por diante para apenas dizer que está feliz, que é aceito e que amam ele, tentando te fazer ciúmes. Se a pessoa que terminou não estiver bem resolvida e não ter compreendido que ele nunca amou e não ama as outras vítimas, irá sofrer.

Os Narcisistas odeiam ser confrontados, rejeitados e questionados. Como eles querem ter o controle, o confronto desencadeia o ódio neles.

O tratamento de silêncio é um comportamento passivo-agressivo do Narcisista Patológico. É uma forma de manipulação e controle. Ele não responde as mensagens por muitos dias. A vítima com quem ele vinha dedicando uma atenção constante, não tem mais respostas.