O que é ser uma mãe abusiva?

Perguntado por: ereis2 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

É o tipo de relação pautada por atos repetitivos com o objetivo de manipular e subjugar através da violência. Violência que pode ser física, com empurrões, tapas, surras; psicológica, com ações e agressões verbais vexatórias, com a intenção de humilhar, de destruturar; ou sexual.

A relação se torna abusiva quando uma das pessoas utiliza o poder para manipular e controlar o outro; por exemplo: controle do uso de roupas, amizades, redes sociais, ciúme excessivo e vitimização.

Maternidade tóxica é aquele relacionamento entre mães e filhos que não é saudável. Todos as relações têm altos e baixos, isso é normal, só que, nesse caso, os momentos difíceis são o fundo do poço e podem gerar consequências graves para os filhos.

Mães narcisistas ocultas encontram formas indiretas, sutis de ouvir atentamente o que a filha(o) deseja fazer, até demonstrando interesse, unicamente para usar essa informação contra os filhos depois.

A mãe castradora é aquela figura autoritária e controladora que não cria condições favoráveis para que seus filhos se tornem independentes. Ela sabota o crescimento deles e não permite que façam suas experiências.

Filhas de mães narcisistas não conseguem reconhecer seus próprios méritos e também têm dificuldades de se visualizarem como indivíduos adultos e competentes. Crescer sem o respeito, o amor e o afeto da própria mãe deixa marcas profundas na filha de mãe narcisista.

O ESTRESSE DA PANDEMIA
"É normal se sentir irritada, nervosa e até mesmo com raiva do filho", esclarece a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP). No entanto, segundo a especialista, a pandemia agravou a situação.

Psicóloga: Na maioria dos casos, é provável que sim, pois uma vez que, socialmente, espera-se que os pais não façam distinção entre os filhos, a mãe, então, inconscientemente, mascara tal comportamento seu. Todavia, em alguns casos o favoritismo pode ser mais intenso, tornando-se consciente.

A relação entre mãe e filha é mais complicada que entre mãe e filho porque é competição. A filha quer ao mesmo tempo ser igual e diferente da mãe. E, logicamente, tudo isso pode nunca aparecer ou pode ser motivo de rivalidade, conflito e briga.

Neste post, queremos mostrar como identificar os sinais, pois um tapa nunca é o primeiro a chegar.

  1. Excesso de “amor” ...
  2. Ele quer que você mude. ...
  3. O relacionamento abusivo é uma teia. ...
  4. Superproteção pode ser sinal de relacionamento abusivo. ...
  5. Agressão verbal e violência psicológica. ...
  6. Ameaças e chantagens.

O relacionamento tóxico, ou relacionamento abusivo, é aquele que faz mal para ambos os cônjuges ou quando um dos parceiros abusa do outro, seja psicológica, física, financeira ou emocionalmente.

O texto legal a descreve como sendo condutas que causem danos emocionais em geral ou atitudes que tenham objetivo de limitar ou controlar suas ações e comportamentos, através de ameaças, constrangimentos, humilhações, chantagens e outras ações que lhes causem prejuízos à saúde psicológica.

Mommy Burnout: a síndrome do esgotamento na maternidade
Mais uma vez, sentir-se cansada ao final de um longo dia é natural, desde que a exaustão não vire algo constante, atrapalhando as demais atividades e fazendo com que a mãe perca seu interesse e motivação por coisas que antes gostava de fazer.

Esta é a sua oportunidade de mostrar-lhe o que é maturidade. Ele também aprenderá muito com isso.
...
Se seu filho está magoado com você, ajude-o na cura desse sentimento fazendo as quatro coisas a seguir:

  1. Ouça-o e entenda por que ele está magoado. ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Peça desculpas por isso. ...
  4. Corrija o erro.

O filho dourado é aquele que permite que ela se sinta com mais autoestima, que reflita os valores narcisistas, que corresponda às expectativas dela, que a promova de alguma forma. No caso da novela, o sucesso da filha é o sucesso dela.