O que é ser uma igreja?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Igreja é o conjunto de fiéis unidos pela mesma fé e que celebram as mesmas doutrinas religiosas. Em sociologia Igreja é um grupo religioso organizado e institucionalizado. É uma sociedade cujos membros representam da mesma maneira o mundo sagrado e suas relações com o mundo profano.

A Igreja nunca mais será tirada da Terra. Sua missão é levar a verdade a todas as pessoas. Há milhares de anos, o Senhor disse que Ele “(levantaria) um reino que não (seria) jamais destruído; e este reino não (passaria) a outro povo; (…) mas ele mesmo (subsistiria) para sempre” (Daniel 2:44).

São entidades que, em sua essência, além da prática do culto e da fé, também visam a promover e atender seus membros e, através destes, a sociedade, como forma de manifestação e exercício de sua missão.

Trata-se deste modo não de uma organização ou uma instituição, não se identificando enquanto Igreja, pois o povo de Deus é o ambiente da ação divina que não depende de fatores terrenos e humanos, por outro lado, a Igreja é o instrumento enquanto potencialidade e capacidade, promovendo o Reino de Deus com todo o povo de ...

Como legalizar uma igreja: passos a serem seguidos
Geração do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) na Receita Federal; Delegação e eleição da diretoria; Registro do Estatuto Social e Ata de Fundação em Cartório Civil de Pessoas Jurídicas; Obtenção da Inscrição Municipal junto à Prefeitura do seu município.

A Igreja tem papel importante na Educação, no sentido dos Ministros e Ministras orientarem as famílias a levarem as crianças ao culto infantil, ensino confirmatório e na educação continuada do Evangelho.

A Igreja é uma comunidade onde podemos nos socializar e apoiar uns aos outros. Você pode fazer amigos, sentir-se parte do grupo e criar uma rede de apoio em que possa confiar. A comunidade da Igreja nos ajuda a “chorar com os que choram; sim, e consolar os que necessitam de consolo” (Mosias 18:9).

A missão da Igreja é pregar o evangelho do Reino de Deus e fazer discípulos em todo o mundo, ensinando-lhes exatamente o que Jesus ensinou (Marcos 16:15, Mateus 24:14; 28:19-20).

Igreja, do latim ecclesia, é um templo cristão, é o local da pregação dos ensinamentos de Cristo, obedecendo os princípios da ética cristã. Igreja é o conjunto de fiéis unidos pela mesma fé e que celebram as mesmas doutrinas religiosas.

No documento "Lumen Gentium", promulgado pelo concílio em 1964, firmou-se a posição de que "a verdadeira Igreja de Cristo subsiste na Igreja Católica".

Quando nos reunimos, congregamos. Cada reunião da igreja é uma expressão de culto, de adoração. Estes momentos nos lavam espiritualmente, nos curam, nos libertam, nos consolam. Precisamos ter costumes sadios e não costumes abomináveis, e um desses é deixarmos de congregar.

A palavra Igreja é normalmente designada para o templo com qualidade de Paróquia, onde o vigário e o pároco, exercendo sua autoridade religiosa, repassa as instruções aos fiéis que estão sob sua administração. Mas como outro significado é o termo geral para definir os locais de culto e manifestações religiosas.

As Igrejas são classificadas como organizações religiosas, consideradas como pessoas jurídicas de direito privado, obrigadas ao registro no Cartório de Pessoa Jurídica e podem ser organizadas segundo os seus direitos e preceitos próprios, conforme estabelecido em seu estatuto, nos termos do artigo 44, inciso IV, da Lei ...

Igreja do Latrão

Pelo ano 320, aí foi construída uma igreja, a Igreja do Latrão, a primeira de todas as igrejas do Ocidente, por data e por dignidade.

O “povo de Deus” é uma expressão que designa tanto o povo de Israel bíblico como os cristãos de todos os tempos.

As origens dos protestantes. A corrente religiosa conhecida no Brasil como evangélica deriva de um movimento que começou oficialmente em 1517. Naquele ano do século 16, o monge católico e teólogo alemão Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg (Alemanha) suas "95 Teses".

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi organizada em 6 de abril de 1830 em Fayette, Nova York. Com o crescimento da Igreja, novos conversos uniram-se a ela em Ohio e Missouri.

Igrejas maduras, em contrapartida, são fortes, bem estabelecidas, possuem culturas firmes e inabaláveis e jamais negociam aquilo que acreditam. As pessoas que congregam nesta igreja, portanto, estão sempre prontas para receber novos irmãos e incorporá-los na família da fé.