O que é ser uma boa mãe?

Perguntado por: idrumond3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

“Boa mãe não é aquela que se sacrifica pelos filhos e pela família. Mas aquela que vive em harmonia com as próprias necessidades e as do filho”. Uma mãe que encontrou esse equilíbrio na vida cotidiana é simplesmente mais feliz e, claro, isso é bom para os filhos também.

Ser mãe é ser capaz de cuidar, proteger e amar, de forma incondicional, as duas preciosidades que Ele me emprestou”. “Ser mãe é ensinar e aprender. É crescer junto do seu filho. É amar incondicionalmente.

Ser mãe pode ser lindo, solitário, intenso, difícil… E é para sempre! É viver entre o tal instinto materno, o amor incondicional, a responsabilidade vivida sozinha e compartilhada também. Entre as noites mal dormidas da maternidade real, existe também a carga de cuidar e a carreira profissional, por exemplo.

Em suma, as mães se caracterizam por serem amorosas e esperarem o melhor dos seus filhos. Além disso, torcem muito pelo sucesso deles, fazendo o possível para ajuda-los. No entanto, há aquelas que são mais rigorosas e controladoras, o que fragiliza a relação entre mãe filho(a).

Podemos, portanto, ser uma mãe tóxica e transbordar de amor por seu filho. Além disso, esses pais têm um controle muito forte sobre os filhos, com situações de insegurança emocional que ocupam muito espaço. As crianças estão em constante controle por medo de ofender as emoções da mãe.

20 dicas simples para você se tornar uma mãe ainda melhor

  1. Deixe os aparelhos eletrônicos de lado por um tempo. ...
  2. Faça perguntas que inspirem respostas significativas. ...
  3. Faça comentários positivos para seus filhos. ...
  4. Peça ajuda. ...
  5. Seja o exemplo que você gostaria que seus filhos seguissem. ...
  6. Dê aos filhos experiências, não coisas.

A mãe segundo o coração de Deus está sempre atenta às atitudes e escolhas de seus filhos. Com palavras bondosas e animadoras, aprecia as escolhas certas, aconselha nos momentos de indecisão e, no temor de Deus, repreende quando necessário. A mãe segundo o coração de Deus é companheira e melhor amiga de seus filhos.

O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho. O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível.

Mãe é ser especial que guia, ensina, ama, apoia e cuida de você, apesar de todo o cansaço. Sem ela, ninguém viria ao mundo, a vida não seria tão feliz e você não seria metade do que é. Por tudo o que faz por você, ela merece saber o quanto é importante na sua vida.

Quem é Iemanjá:
É considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás. Iemanjá, na verdade, é a divindade do rio que deságua no mar. Ela é filha de Olokun, o orixá rei dos oceanos. O rio que representa Iemanjá e sua história é o Rio Ogun, localizado no estado de Oxum, na Nigéria.

Ser mãe é, sem dúvida, se reinventar. É entender que a sua força, flexibilidade e resistência são bem maiores do que você poderia acreditar. É descobrir que a maternidade te exige tudo isso, sem você planejar. É passar a se conhecer de um jeito que você nunca poderia imaginar.

A "mãe", é mais que uma nutridora da natureza, ela é a guardiã, apontada pelos céus para seus filhos. Sua influência sobre a vida deles não tem limites. No livro de Timóteo, o Apóstolo Paulo afirma que, a mulher é salva pela "teknogonia".

Segundo a psicoterapeuta, a pressão de ser mãe e de carregar a carga mental pode provocar raiva. "As mães muitas vezes estão no lugar da falta: falta de sono, falta de tempo para si mesmas, falta de autocuidado. Ao mesmo tempo, elas têm o melhor emprego, porém o mais exigente do mundo.

O desafio de educar
Com certeza esse é um dos maiores desafios da maternidade. Um dia todos nós fomos crianças e carregamos uma carga da criação que tivemos pelos nossos pais. O medo de errar, de chatear ou de trazer algum trauma é muito grande, afinal, essa criança é sua responsabilidade e você a ama.

Ser mãe é se deixar ser tocada pela mão de Deus. Ser mãe é assumir de Deus o dom da criação, da doação e do amor incondicional. Ser mãe é encarnar a divindade na Terra.

Ser mãe é um sentimento que atravessa o seu corpo e deixa marcada a sua alma. Vida de mãe é feita de erros e acertos: ser mãe não é ser perfeita, não é saber tudo de repente. É estar disposta a aprender o tempo todo, evoluir constantemente, crescer com os seus filhos e por eles, a cada passo do caminho...

"É normal se sentir irritada, nervosa e até mesmo com raiva do filho", esclarece a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP).