O que é ser um X9?

Perguntado por: acurado5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

X9 significa dedo-duro, fofoqueiro, delator, linguarudo entre outros. Essa expressão teve origem na história em quadrinhos americana, inicialmente publicadas em tiras de jornal, em 1934.

Termo popular derivado da imagem de alguém que estica o dedo indicador, deixa-o "duro", para delatar alguém.

A expressão surgiu através das torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresias tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado pra dizer nada além da verdade. Até hoje o termo é usado pra expressar a veracidade de algo que uma pessoa diz.

Cagueta vem do verbo caguetar. O mesmo que: dedura, alcagueta, fofoca, delata, deda.

Sangue bom
Uma pessoa legal, que tem um bom coração. Normalmente uma pessoa que todo gostam. Exemplo: O aluno novo é muito sangue bom.

“X-9” remonta ao codinome do protagonista da HQ Secret Agent X-9, dos americanos Dashiell Hammett e Alex Raymond, publicada no Evening Journal de 22 de janeiro de 1934. No princípio sem nome informado, o personagem passa a chamar-se Phil Corrigan a partir dos anos 40.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Significado do Emoji
Neste emoji, o dedo indicador e o polegar formam um pequeno coração. Este gesto, utilizado para expressar amor ou afeto, é conhecido como coração com os dedos e tornou-se popular nos anos 2010 por celebridades sul-coreanas, incluindo atores, estrelas K-pop e comediantes.

A braquidactilia ("dedos curtos") é um termo geral que se refere a dedos desproporcionalmente curtos nas mãos e pés, e é parte de um grupo de malformações de membros caracterizado por disostose óssea.

Da mesma forma que essa expressão pode ser usada em diversos contextos no português, temos vários jeitos diferentes de nos referir a um “dedo-duro” em inglês. Neste post veremos três delas: 1) snitch; 2) telltale ou tattletale e 3) whistleblower.

O número 22 faz alusão à gíria popular ("você é muito 22!", significa ser maluco, louco, doido), além de ser o número do Louco no Tarot.

x1 é a abreviação de 1×1 (um versus um) que significa duelo entre dois jogadores para disputar quem é o melhor. Geralmente um jogador desafia o outro falando “bora no x1?”, “vamo no x1?” para decidir quem é o Player com mais habilidades.

1 Pessoa que comete estelionato. 2 Indivíduo que tem por hábito trapacear as pessoas, com o objetivo de levar alguma vantagem. 3 Pessoa que gosta de contar vantagem para aparentar superioridade.

adjetivo Que não se consegue atingir; que não se pode alcançar; difícil de ser atingido; inacessível: montanha inatingível.

Significado de Cabo
[Figurado] Quem dá direcionamentos ou é a cabeça de; chefe. Extremidade ou parte que termina alguma coisa; fim, término. [Regionalismo: Pernambuco] Aquele que é responsável por uma propriedade canavieira. [Marinha] Corda grossa de navio.

8 sinônimos de cacoete para 3 sentidos da palavra cacoete: 1 trejeito. 2 mania, hábito, vício. 3 jeitão, sestro, tico, tique.

A origem imediata do rolezinho é óbvia: a gíria brasileira rolé (ou rolê), já velha de algumas décadas, usada quase exclusivamente na locução “dar um rolé (ou rolê)” e que significa “pequeno passeio, volta”.

As duas formas - rolê e rolé - são usadas, em linguagem coloquial, para indicar um pequeno passeio. Dar um rolé ou dar um rolê significa dar uma volta: Vamos dar um rolê?

2013

Abertura da novela Sangue Bom (2013). O desejo de se manter em evidência, de conquistar fama a qualquer custo, sem mérito e com o mínimo esforço, é o tema central de Sangue Bom, novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.

Em inglês a expressão x9 é: SNITCH. X9 é uma expressão que quer dizer cagueta, delator, fofoqueiro. Ou seja, é um termo pejorativo para uma pessoa. É comum que X9 seja usado em contextos informais ou em estado de raiva.

A forma correta de escrita da palavra é nós. A palavra nóis, embora muito usada como gíria e nas redes sociais, está errada, não devendo ser utilizada em contextos formais de comunicação. Nós é um pronome pessoal reto, indicativo da 1. ª pessoa do plural.

Continuar lendo