O que é ser um verdadeiro discípulo?

Perguntado por: nconceicao . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Um discípulo é alguém que foi batizado e que tem o desejo de tomar sobre si o nome do nosso Salvador e de segui-Lo. Um discípulo se esforça para tornar-se como Ele é, guardando Seus mandamentos na mortalidade, assim como um aprendiz procura tornar-se como seu mestre.

Hoje, ser discípulo de Jesus é ter a coragem de desalojar-se do cotidiano de nossas certezas e vaidades para colocar-se inteiramente nas mãos de DEUS procurando realizar a Sua vontade.

O próprio Jesus nos orientou em relação ao discipulado quando disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês.

Um aspecto fundamental para se tornar um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo é ter uma compreensão clara das identidades do Pai Celestial e de Jesus Cristo e, em especial, “como eles se sentem a nosso respeito”, disse Élder Patrick Kearon, da Presidência dos Setenta, aos estudantes da BYU-Pathway Worldwide durante um ...

A prática do discipulado, para além de uma ferramenta utilizada na igreja ou uma mera tradição, é antes de tudo relacionamento, comunhão e o corpo de Cristo em ação, podendo ser visto, sentido e vivido. Veja o que o salmista fala no capítulo 133: “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!

Aquele que ama mais a Jesus do que seus familiares.
Lucas 14.26: “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo”. Mateus 8.21,22: “E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai.

O Perfil de um discipulador de xito
O consolidador precisa conhecer quem est consolidando e para isso precisa: Ganhar confiana. Ser fiel e no contar para outros a situao da pessoa. Conhecer e ministrar cura interior. Ouvir a pessoa semanalmente, se necessrio.

Um discípulo é um seguidor, alguém que confia e acredita em um mestre e segue as palavras e o exemplo desse mestre. Portanto, ser um discípulo é estar em um relacionamento. É ter um relacionamento íntimo, instrutivo e imitador com o mestre.

João Paulo Santos explicou sobre a diferença entre os dois: “Discípulo significa 'aquele que aprende'; e Apóstolo 'aquele que é enviado'”. De acordo com o sacerdote, os Apóstolos necessariamente são discípulos.

Os verdadeiros discípulos de Jesus deixam as pessoas fascinadas pelo seu exemplo de vida e pela paz que vem de dentro do próprio coração. Também hoje, são muitos os chamados, mas são poucos aqueles que têm a coragem de responder com generosidade e solicitude.

Ao Se aproximar de Jerusalém, Jesus ordenou a Seus discípulos que avaliassem o custo do discipulado — que pensassem bem em sua decisão de segui-Lo (ver Lucas 14:25–28). Ele não tentou amenizar as duras realidades que eles enfrentariam se continuassem a ser Seus discípulos.

O objetivo do discipulado bíblico é levar as pessoas a conhecerem a salvação que está em Jesus Cristo e, a partir daí, essas pessoas também serem discípulas e seguidoras do Senhor Jesus. No ditado popular é “ovelha gerando ovelha”.

Dessas testemunhas especiais, Pedro, Tiago e João formaram um círculo íntimo de discípulos que estavam presentes em momentos importantes do ministério terreno de Jesus: Na ocasião em que o Senhor levantou a filha de Jairo, vendo pessoalmente o poder Dele sobre a morte.

Servir a Deus também implica em seguir o que Ele manda. Em João 14:21 (ARA), Jesus deixa claro: “aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”

Os 12 discípulos originais de Jesus, também chamados de apóstolos, eram pessoas simples: aprendizes, pescadores, trabalhadores comuns que aceitaram o desafio de seguir ao Senhor. Foram usados extraordinariamente por Deus, para que a mensagem de salvação de Jesus chegasse hoje até nós.

260 vezes

O termo discípulo aparece 260 vezes no Novo Testamento.

1) Do Latim DISCIPULUS, “aluno, seguidor, estudante”, de DISCERE, “aprender”, formado por DIS-, “fora”, mais CAPERE, “pegar, agarrar (intelectualmente)”.

Ser um seguidor de Cristo significa nos esforçarmos para que nossas ações, nossa conduta e nossa vida estejam em conformidade com o padrão do Salvador. Significa adquirir virtudes. Significa ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.

Os discípulos que entregaram sua vida para Jesus, diferente da multidão, deixaram tudo para trás por Ele. Ou seja, enquanto a multidão busca milagres, o discípulo busca Jesus.