O que é ser um ungido de Deus?

Perguntado por: lcavalcante9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob a proteção divina e a unção pode curar ou confortar alguma enfermidade física ou perdoar os seus pecados. Na Igreja católica, o ritual de unção é chamado de "Santa Unção" ou "Último Sacramento" e "Extrema-unção".

Na prática religiosa ungir é aplicar óleos consagrados como parte de um ritual, no intuito de exercer influência espiritual com a finalidade de abençoar, em pessoas, templos, bens materiais ou em tudo que se deseja santificar, curar ou proteger.

O termo 'ungido' significa: Pessoa escolhida para propósito ou ofício específico. Ou seja, quando Deus nos unge, Ele nos unge para fazer algo específico. Por isso que em primeiro lugar precisamos saber quem é ungido e quem não e depois, quais as promessas e responsabilidades decorrentes dessa unção.

I Samuel 10
Seguindo o padrão que usamos na Igreja atualmente, Saul foi chamado por alguém que tinha autoridade do Senhor (ver Regras de Fé 1:5), foi designado por alguém com autoridade, foi treinado e foi apresentado ao povo para voto de apoio. (Ver I Samuel 10:24.)

A unção era comum no antigo Oriente Médio; envolvia a aplicação de azeite a uma pessoa (ou, ocasionalmente, a um objeto). Havia três tipos de unção no A.T.: a comum, a medicinal e a sagrada.

O 7 Unção é uma mistura dos óleos bíblicos: Mirra, Nardo, Bálsamo, Alóes, Rosa, Acácia e Canela.

Salmos 105:15 “Não toqueis em meus ungidos, não maltrateis meus profetas!” “Não toqueis em meus ungidos, não maltrateis meus profetas!” Não toqueis nos meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.

Restaurar os contritos de coração” (versículo 1). Por exemplo: “Ele se oferece em sacrifício pelo pecado (…) para todos os quebrantados de coração e contritos de espírito” (2 Néfi 2:7).

E declarou aos que o seguiam: “Que Yahweh me livre de proceder com vingança contra o meu senhor, de levantar a mão contra ele; afinal, ele é o rei, ungido pelo SENHOR!” Com essas palavras, Davi conteve a sanha dos seus homens e impediu que se lançassem sobre Saul.

Nicolaevsky explicou que Davi foi ungido três vezes: a primeira pelo profeta Samuel, em Belém, e as outras duas em Hebrom. O especialista destacou a importância do azeite nesses momentos.

O que a Bíblia fala sobre isso? Se você quer entender um pouco mais sobre esse conceito, é interessante conhecer os versículos que falam sobre isso, como: “Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob a proteção divina e a unção pode curar ou confortar alguma enfermidade física ou perdoar os seus pecados.

Confira algumas práticas que vão ajudar você nessa missão!

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Existe uma diferença exponencial entre dom e unção. O dom enche o ambiente; o dom entretém a multidão; o dom emociona as pessoas; Mas a bíblia diz em Isaías 10.27 que é a unção que quebra o jugo, as correntes e as amarras.

O primeiro rei de Israel foi escolhido por Deus e ungido pelo profeta Samuel. A história de como o primeiro rei de Israel foi escolhido é bem legal. Saul, o primeiro rei de Israel, tinha saído para buscar jumentas. Ele era um homem comum como eu e você, mas ele foi o escolhido por Deus.

Saul

Saul foi o primeiro escolhido por Deus para ser rei sobre Israel. Saul era filho de Quis, um homem de posses da tribo de Benjamim. O nome Saul (ou Saulo) em hebraico significa "pedido a Deus". O que muito bem se aplica ao pedido feito pelo povo de Israel por um rei, à semelhança dos outros povos.

Consagrar: é utilizado para a cerimônia onde um sacerdote e consagrado a ser um Bispo da Igreja. Ungir: Podemos utilizar este termo em vários sentidos. Mas mais utilizado é na cerimonio do Batismo ungir a cabeça do Batizando.

“Ao celebrar este sacramento, a Igreja, na comunhão dos santos, intercede pelo bem do doente. E o doente, por seu lado, pela graça deste sacramento, contribui para a santificação da Igreja e para o bem de todos os homens, pelos quais a Igreja sofre e se oferece, por Cristo, a Deus Pai” (CIC § 1522).