O que é ser um profissional reflexivo?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 17 de maio de 2023
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O professor que procede como profissional mantém obrigatoriamente um vínculo reflexivo com seu trabalho, isto é, possui a capacidade de refletir sobre a ação, o que lhe permite entrar em um processo de aprendizagem contínuo que representa uma característica determinante da prática profissional (SCHÖN, 1993).

O professor reflexivo pode ajudar a construir uma escola reflexiva, colaborando com a construção de projeto próprio; pode contribuir com os estudantes, no sentido de ensiná-los a serem compromissados com a sua própria aprendizagem, responsabilizando-se pelos resultados de seus estudos; pode, também, contribuir com a ...

São eles: a reflexão na ação, a reflexão sobre a ação e a reflexão sobre a reflexão na ação.

Os pronomes reflexivos indicam que o sujeito pratica uma ação verbal sobre si mesmo. Exemplos: Olhei-me ao espelho e vi que estava realmente pálida. Penteou-se e saiu.

Que se produz por reflexão, reflexo. 3. Que medita, que pensa maduramente.

reflexão da prática, reflexão no material e a reflexão sobre o ambiente.

A prática reflexiva tem como destaque a formação de professores que tenham condições de reformulação de conceitos, a possibilidade de que os alunos também possam ter uma participação crítica no que estão aprendendo, renovando as condições de aprendizado e trazendo mudanças que também tornem o aluno um individuo que ...

O professor crítico-reflexivo possui como uma de suas grandes características a preocupação com as consequências éticas e morais de suas ações na prática social. Um educador transformador crítico insere a escolarização diretamente na esfera política e vice-versa.

O pensamento reflexivo proporciona o prolongamento do estado de dúvida, ou seja, a educação leva a mais conhecimento, objetiva à continuidade. O aprendizado faz com que o sujeito aja com autonomia, seja protagonista através de sua própria construção de saberes.

Nesta obra, Hope J. Hartman apresenta o resultado de mais de 30 anos de trabalho com professores de diversas séries e níveis de ensino e desafia profissionais novos e experientes a aplicar o pensamento reflexivo nas principais áreas do conhecimento.

Estimular o pensamento reflexivo nos ajuda a melhorar tomada de decisões, pois cria uma visão de mundo e da realidade muito mais completa e precisa do que decisões tomadas de momento.

As ações DESCRIÇÃO, INFORMAÇÃO, CONFRONTAÇÃO e RECONSTRUÇÃO permitem nortear o processo de reflexão a ser adotado pelo professor no processo de ensino-aprendizagem.

A primeira reflexão de um educador deve estar sempre associada com o entendimento dos conhecimentos prévios dos alunos, visto que a partir destes conhecimentos, serão produzidos ensinos a partir conteúdos programáticos (Alternativa A).

A formação crítico reflexiva
entendem que as transformações das práticas docentes só se efetivam na medida em que o professor amplia sua consciência sobre a própria prática. O alargamento da consciência, por sua vez, se dá pela reflexão que o professor realiza na ação.

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.