O que é ser um pai de verdade?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Um pai de verdade é uma pessoa responsável, presente, consciente de suas responsabilidades e do papel que representa na vida da pessoa que ajudou a colocar no mundo. Um pai de verdade lida com as crises, não desiste de seus filhos, e faz o seu melhor por aqueles que ama.

O pai tem papel tão importante quanto o da mãe na vida de um filho. Cabe a ele mostrar ao bebê que existem outras pessoas no mundo além da mãe, ser uma boa referência para a criança, ou seja, alguém em quem ela possa se espelhar.

Exame de DNA
A coleta do DNA pode ser feita após o nascimento do bebê, que terá o seu material genético comparado com o do possível pai, via fios de cabelo ou saliva, por exemplo. A forma mais simples de saber quem é o pai do bebê é calculando datas, mas muitos casos se resolvem facilmente depois do nascimento.

Ser pai é uma grande bênção de Deus. Aqueles que se alegram com a notícia de que serão pais são bem-aventurados pelo Senhor, mas aqueles que negam a missão de pai sofrerão no dia do Juízo Final. A missão de ser pai é dada a todo bom e justo homem que constrói uma família e sabe bem cuidar dela.

Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto”.

Sete atitudes para ser um bom pai

  1. Participe ativamente e com frequência da vida escolar. ...
  2. Não troque afeto por presentes. ...
  3. Carinho é tudo. ...
  4. Não seja autoritário, mas tenha autoridade. ...
  5. Não seja excessivamente permissivo. ...
  6. Garanta seu espaço. ...
  7. Seja um bom cidadão.

7 Dicas para ser um bom pai

  1. Seja a melhor versão de si mesmo. ...
  2. Esteja e se faça presente. ...
  3. Escutar é entender. ...
  4. Faça da diversão sua aliada. ...
  5. Paciência é uma virtude. ...
  6. Ser pai não te impede de ser amigo. ...
  7. Ser amigo, também não te impede de ser pai.

O Projeto “Pais de Coração” tem como propósito inspirar corações para o Movimento de Adoção no Brasil. Pretendemos contar histórias reais, de como uma fórmula simples: “adoção+amor” podem transformar Vidas.

Dentre os principais resultados destaca-se o impacto do distanciamento, seja físico e/ou afetivo, refletido em sentimentos de desvalorização, abandono, solidão, insegurança, baixa autoestima e dificuldades de relacionamento que começam a ser percebidos na infância e interferem no desenvolvimento até a idade adulta.

O papel do pai segundo a Bíblia é mostrar para o filho que ele terá sempre com quem contar, independente de sua decisão. Isso não significa que o pai deve apoiar o erro ou pecado, mas ser uma referência de acolhimento.

Além de equilibrar-se ao universo feminino, a presença paterna caracteriza-se como um dos primeiros contatos das meninas com o sexo oposto, tornando-se um referencial para elas. A maneira como um pai se relaciona com sua filha, e também com as mulheres ao seu redor serve de exemplo.

De acordo com o geneticista, metade dos genes herdados é da mãe e a outra parte do pai, por isso sempre os filhos terão algo dos dois. "Quando não se parece com nenhum dos dois, é possível que tenha características físicas que são justamente a mistura dos genes do casal", explica Salmo.

Características de um pai ausente

  1. Falta de empatia: tem pouca conexão afetiva com os filhos e com as pessoas em geral. Mantém relações superficiais. ...
  2. Imaturidade emocional: pessoas que não amadureceram emocionalmente têm dificuldade para se relacionar. Não querem e não aceitam crescer.

Existem exames de DNA gratuitos para depois que o bebê nasce. Procure se informar de como funciona em seu município ou junto à defensoria pública. Não é mais necessário entrar primeiro com uma ação de investigação de paternidade para pedir o exame.

Para ser um bom pai segundo a Bíblia, é preciso disciplinar seus filhos. A disciplina ao contrário da forma como tem sido vista em nossos dias, é uma grande demonstração de amor. Quando o pai disciplina seu filho, o faz porque ama e quer vê-lo crescer.

Continuar lendo Quem é o Pai do Deus?