O que é ser um narrador observador?

Perguntado por: lsouzas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

É um narrador em terceira pessoa e narra apenas o que vê, o que observa, isto é, não participa da história e nem tem conhecimento total dos fatos e personagens: “O sol estava começando a abaixar e a luz da tarde estava sobre a paisagem quando desceram a colina.

A biografia apresenta predominância do tipo textual narrativo, pois é um discurso que relata acontecimentos vividos pelo biografado. Entretanto, é possível que outros tipos também se façam presentes, como o descritivo, explicativo e até o argumentativo.

O narrador-personagem protagonista é o personagem principal. O narrador-personagem testemunha é um personagem secundário. Além do narrador-personagem, o narrador pode ser observador ou onisciente.

Na terceira pessoa, a gente costuma ver dois tipos de narrador: o "observador" e o "onisciente". O observador conhece a história com a gente, a partir dos fatos que acontecem. E o onisciente conhece tudo, até coisas que aconteceram antes daquela história que está sendo contada, e também os pensamentos dos personagens.

O narrador observador, assim como o narrador personagem, é centrado no foco narrativo em 1ª pessoa do discurso. Distingui-se do narrador personagem, pois o narrador observador participa da história não como um personagem protagonista, mas como um coadjuvante que vê o que narra, mas sem ser o centro do enredo.

Tipos de narrativa
Fábula: narrativa que transmite mensagem de cunho moral. Novela: narrativa longa que se desenvolve em torno de um personagem principal. Romance: narrativa longa que envolve várias tramas.

É o público que, no contato com a obra, pode chegar ao conhecimento de mundo que ela traz. Para isso, o observador usa sua sensibilidade para entendê-la e, através de seus conhecimentos, captar o contexto em que a obra foi produzida e fazer relações com o seu próprio contexto.

O narrador onisciente é um tipo de narrador que possui todas as informações sobre a história que está sendo contada. A narrativa é apresentada sempre na 3ª pessoa. Em alguns casos, o narrador onisciente pode conhecer não somente os fatos referentes à trama como o íntimo dos personagens, seu passado e seus pensamentos.

Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.

Narrador-personagem - Ele conta e participa dos fatos ao mesmo tempo. Neste caso a narrativa é contada em 1ª pessoa. Narrador-observador - Apenas limita-se em descrever os fatos sem se envolver com os mesmos. Aí predomina-se o uso da 3ª pessoa.

Resposta: a narradora vê a própria mãe de forma carinhosa, como pessoa responsável por pequenas alegrias diárias, mas também, reconhece a vida sofrida que teve.

O narrador onisciente, também chamado de onipresente, é um tipo de narrador que conhece toda a história e os detalhes da trama. Além disso, ele tem conhecimento sobre seus personagens, desde sentimentos, emoções e pensamentos.

Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história. Uma narrativa é um tipo de texto descritivo de histórias fictícias ou reais, com personagens inseridos em determinados tempo e espaço.

O narrador protagonista é aquele que conta uma história na qual o personagem principal é ele. Basicamente, ele assume dois papéis na narrativa: O de contar tudo que está acontecendo e o de viver aquilo que está sendo contado.

O foco narrativo é, em síntese, o ponto de vista do narrador acerca de uma história. Ele pode ser dividido em dois tipos: em primeira pessoa e em terceira pessoa. Enquanto o foco narrativo trata da perspectiva dos acontecimentos narrados, o narrador é aquele que conta a história.

A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim. Ao longo de uma estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.