O que é ser um mito?

Perguntado por: aportela2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Uma pessoa pode ser chamada de mito quando suas ações parecem estar para além das pessoas comuns, a exemplo das divindades gregas. Assim, muitas vezes, pessoas que possuem muito destaque em suas áreas (por exemplo, nos esportes, nas artes, etc.) são chamadas de mito.

4 fantasia, imaginário, mentira, quimera, sonho, utopia.

São exemplos de mitos na atualidade os mitos de criação dos povos nativos, os elementos mitológicos das religiões modernas - como a Criação do Homem - e a crença na superioridade de uma "raça" sobre as outras.

A MITO NA SOCIEDADE GREGA
É um relato fabuloso de algo que ocorre no tempo, na história e no começo das coisas; é um relato que personifica as forças do bem e do mal. O mito surge frente a situações limites para o homem.

Os mitos são histórias que explicam a existência de diversos elementos da natureza, assim como ensinam sobre o comportamento humano. Essas narrativas e lendas compõem o imaginário coletivo de um determinado povo. Formam uma tradição oral, suas histórias são contadas de geração a geração.

é uma criatividade da imaginação popular que tem como principal preocupação descrever a origem dos seres, dos objetos e dos fatos”.

Curupira

1. Curupira. A Lenda do Curupira, de origem incerta, mas conhecida em todo o Brasil, narra a história de uma criatura que guarda a floresta, além de fazer muitas travessuras. De acordo com a lenda, o Curupira tem os pés virados para trás e sua existência explica o desaparecimento de caçadores.

Os mitos são classificados de duas formas: mitos cosmogônicos e mitos de origem. Os primeiros estão relacionados a eventos que explicam o surgimento do Universo, enquanto os mitos de origem explicam o surgimento de um local ou de uma tradição.

Mito não é verdade. Também não é mentira. É uma representação. Uma forma de interpretar algo.

O mito não é uma mentira, pois é verdadeiro para quem vive e é uma forma espontânea do homem situar-se no mundo, elevá-lo a outra esfera, ao transcendente, oferecendo valores absolutos e paradigmas às atividades humanas, ocupando-se de tudo "o que suscita a interrogação, a curiosidade, a necessidade e a aspiração" ( ...

Ao contrário do mito, que possui suas explicações baseadas na crença, a filosofia é um conhecimento metódico baseado na razão e na lógica.

Mito teológico – é aquele que trata do nascimento, das histórias, casamentos e genealogias dos deuses. Mito antropogônico – é aquele que trata da origem do homem. Mito antropológico – é o prolongamento do mito anterior, em que o desenvolvimento e as características dos seres humanos são narrados.

Esse fenômeno é decorrente do avanço da ciência como fonte de conhecimento e explicação dos diversos aspectos da vida, da natureza e do ser humano. Os mitos modernos não abrangem mais a totalidade do real como ocorria nos mitos gregos, romanos ou indígenas.

Os mitos modernos no abrangem mais a totalidade do real como ocorria nos mitos gregos, romanos ou indgenas. Podemos escolher um mito da sensualidade, outro da maternidade, sem que tenham de ser coerentes entre si.

18), abordando as funções do mito na perspectiva de Campbell (1977) destaca também as funções: cosmológica, metafísica, sociológica e psicológica.