O que é ser um médium rodante?

Perguntado por: acruz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Aqueles cujos corpos possibilitam a manifestação ou transe dos orixás são chamados rodantes, termo que direciona o movimento na possessão. A possessão tende a se tornar menos constante entre os que já atingiram a ancianidade no terreiro.

“Na Umbanda, um médium pode incorporar um 'santo', ou orixá, que é uma divindade africana, ou uma 'entidade', que é um ente que já viveu em nosso plano”, descreve. A música e a expressão corporal têm muito a ver com o culto umbandista.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

De acordo com a descrição de BORTOLETO (2008), o rodante é um exercício acrobático de transição, que altera a direção do corpo dos ginastas de frontal para dorsal, com o objetivo de gerar maior velocidade para trás (impulso horizontal).

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

Normalmente a primeira incorporação de um médium na Umbanda é algo cercado de dúvidas, mistérios e revelações. Alvo de conversas e trocas de experiências, o tema está longe de ter uma cartilha sobre como e quando deve ocorrer. Isso faz com que a curiosidade aumente, principalmente para os novatos.

3 - Ao entrar no Terreiro propriamente dito (área de Gira), com o dedo anelar da mão direita, deve-se bater três vezes no chão (formando um triângulo), pedindo licença e permissão para entrar no Terreiro e em seguida bater o dedo três vezes na cabeça, primeiro entre as sobrancelhas (fronte), depois acima da orelha ( ...

Os pontos possuem energia muito forte. Nada impede que você entoe um cântico em sua casa, em momentos que não são de oração, mas é preciso ter cuidado, pois o objetivo desses cânticos é atrair as entidades, e se elas são atraídas em vão podem atrapalhar a energia do ambiente.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Abaixo, separamos cinco atitudes que podem lhe ajudar a cumprir essa missão.

  1. 1- Reconhecer seu papel no mundo. A reflexão da espiritualidade é o primeiro passo para encontrar seu próprio lugar no mundo. ...
  2. 2- Ser grato. ...
  3. 3- Praticar o perdão. ...
  4. 4- Oração. ...
  5. 5- Dialogar com Deus.

Meditação pode ajudar a firmar a cabeça
Dez minutos que se reserve para a prática de parar para respirar, se auto-observar e analisar seus pensamentos, já trará bons resultados para o momento da incorporação. O mindfulness é uma prática a ser considerada, sobretudo para quem vai iniciar a meditar.

A incorporação de empresas é quando uma determinada instituição adquire, de uma só vez, toda a operação de outra empresa, incluindo os bens, ativos, tecnologias e profissionais especializados, fazendo a empresa incorporada deixar de existir. Com isso, todas as obrigações trabalhistas também são transferidas.

Como é próprio dos rituais de possessão, na umbanda, a movimentação corporal se faz presente em termos de comunicação, pois por meio dela e da música, a entidade incorporada pelo médium se faz reconhecer (Rouget, 1980).

GRUPADA : quando as pernas estão flexionadas com os joelhos próximos ao tórax. CARPADA :quando as pernas estão estendidas e unidas com o tronco fletido sobre elas ou vice-versa. AFASTADA: quando as pernas estão estendidas afastadas com o tronco flexionado entre elas ou com o tronco ereto e braços elevados.

COMPONENTES DO MATERIAL RODANTE
Correntes, elos, pinos, buchas, roletes, sapatas, roda guia, aro motriz. Esses são os componentes que juntos formam o material rodante de sua máquina pesada. Cada peça tem diferentes variações que exercem funções distintas em sua aplicação.

Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

"Ela tem algumas regalias dentro do terreiro, mas muitas vezes ela tem que 'deitar pro Santo'. Ela fica recolhida no terreiro, sem contato com o mundo externo, fazendo as obrigações do Santo e muitas vezes deitada e dormindo no chão. É um período de uma semana geralmente”.

Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.