O que é ser um mau líder?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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O mau líder não tem a mesma iniciativa. Ele não aparta ou soluciona conflitos entre profissionais, resultando em uma péssima gestão de pessoas. Quando está envolvido em uma situação desagradável, foge e transfere a responsabilidade para terceiros. Os funcionários se espelham nesse comportamento.

As 3 principais origens dos defeitos de um líder:

  • Falta de pensamento estratégico;
  • Não assumir responsabilidades pelos resultados;
  • Não construir relacionamentos fortes.

Atitudes de um mau líder

  1. Evitar conflitos. Conflitos são ocorrências comuns de qualquer ambiente de trabalho. ...
  2. Ignorar o potencial dos profissionais. ...
  3. Ser inflexível. ...
  4. Não ter conduta ética. ...
  5. Ficar apegado a processos falhos. ...
  6. Faltar com organização. ...
  7. Ter baixa inteligência emocional. ...
  8. Ser egocêntrico.

Um chefe estressado desanima e entristece sua equipe. Bons líderes sabem o equilíbrio entre ser acelerado e ser estressado ou paranoico. Pessoas estressadas geralmente ficam obcecadas com coisas que não podem controlar, centralizam tudo em si mesmas e se sobrecarregam facilmente.

5 erros que um líder não deve (nunca) cometer

  1. Não compartilhar o que merece ser compartilhado. ...
  2. Querer ser a referência em qualquer circunstância. ...
  3. Faltar com sensibilidade e empatia. ...
  4. Fazer uso de qualquer forma de manipulação. ...
  5. Esquivar-se do erro e da responsabilidade.

Líder fraco: foco no negativo, nos problemas, no que não se tem controle, na terceirização da responsabilidade, na busca de culpados. Líder forte: foco no positivo, na solução dos problemas, no que se tem controle, em assumir a responsabilidade e na busca de resultados.

Dar ordens e fazer ameaças está longe do papel do líder moderno. É preciso motivar seus colaboradores com exemplos, fazê-los enxergar que todos saem ganhando com bons resultados e estimular o desenvolvimento profissional da equipe.

Quando o líder acha que desafiar demais é algo positivo, acaba rompendo aos poucos o relacionamento de confiança com os membros de sua equipe. Uma dica interessante é se atentar ao tema da diversidade das gerações. É importante entender o que cada pessoa espera e almeja.

Presença junto à equipe, responsabilidade ao assumir erros e superá-los, coragem para tomar decisões, domínio técnico da sua área de atuação, comunicação clara e precisa, conhecimento dos seus próprios limites, reconhecimento dos méritos dos colaboradores, etc.

O papel do líder é fornecer as ferramentas necessárias para o sucesso das operações, guiando a equipe. Para ser uma liderança positiva, é preciso ser exemplo da cultura da empresa, conhecer seus liderados, saber delegar e etc.

O líder é o grande responsável pela condução das equipes na execução das tarefas, garantindo que elas sejam cumpridas com excelência. Além disso, ele é encarregado de observar quais são as questões e problemas que estão ocorrendo no momento e saber como resolvê-las da melhor forma.

Qual a função do líder? O líder distribui as tarefas para otimizar o trabalho de toda a equipe, conseguindo valorizar cada um, sem perder de vista o ecossistema geral no qual a empresa atua. Além de estimular o comprometimento, as características de liderança são essenciais para inspirar confiança, motivação e aliança.

As principais características de um bom líder

  • Possui boas habilidades de comunicação.
  • Sabe tomar decisões.
  • Consegue dar e receber feedbacks.
  • É íntegro.
  • É um bom gestor.
  • É um exemplo para o time.
  • Assume responsabilidades.

Assim, liderança eficaz é aquela em que o líder se utiliza dos seus conhecimentos e de suas vivências para trazer resultado para a instituição que trabalha, de acordo com a realidade da empresa e do mercado, podendo ser, inclusive, somado a uma liderança situacional.

Geralmente pessoas mandonas são impacientes e perfeccionistas. Já um bom líder sabe dar ordens no tempo certo e do jeito certo. “Líderes mandões também desanimam os funcionários e prejudicam o ambiente de trabalho, já que se torna mais difícil conviver com uma pessoa que quer o controle das coisas o tempo todo.