O que é ser um líder de verdade?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 2 votos

Muitos acham que líder é apenas quem está comandando, mas pelo contrário, qualquer pessoa pode ser um líder. Alguém que demonstra liderança é aquele que serve de inspiração a outros, que motiva e se destaca no meio de muitos. Claro que liderança é algo que se conquista e se aprimora.

Entre as principais qualidades de um líder, está a capacidade de resolver problemas. Devido a isso, o profissional que assume esse papel dentro da empresa deve ter muito conhecimento, experiência na área de atuação e criatividade para encontrar saídas viáveis às eventuais adversidades que surgirem.

O líder é aquele profissional que tem a capacidade de atrair e guiar de forma inspiradora todos que estão ao seu redor.

É essencial que o líder tenha a habilidade de saber se comunicar. A liderança e comunicação devem caminhar lado a lado para uma boa gestão. Essa habilidade é indispensável para que o líder expresse com clareza suas ideias e também mantenha um relacionamento de reciprocidade com seus colaboradores.

Valores típicos deste nível de consciência são coragem, inovação, trabalho em equipe e responsabilidade. O nível 5 envolve valores e visão compartilhada. Este é o nível do Líder Integrador/Inspirador. Os valores demonstrados neste nível de consciência são entusiasmo, igualdade, confiança e integridade.

5 erros que um líder não deve (nunca) cometer

  1. Não compartilhar o que merece ser compartilhado. ...
  2. Querer ser a referência em qualquer circunstância. ...
  3. Faltar com sensibilidade e empatia. ...
  4. Fazer uso de qualquer forma de manipulação. ...
  5. Esquivar-se do erro e da responsabilidade.

Qual é o passo a passo para se tornar um bom líder?

  1. Colocar o bem-estar das pessoas em primeiro lugar. ...
  2. Ser um exemplo da cultura da empresa. ...
  3. Ter inteligência emocional. ...
  4. Possuir uma boa comunicação. ...
  5. Saber delegar tarefas de forma estratégica. ...
  6. Ter uma boa gestão de tempo. ...
  7. Se preocupar com diversidade e inclusão.

O líder de equipe tem papel fundamental dentro de qualquer organização. É o elo mais forte entre colaboradores e os objetivos da empresa. Ter um profissional que estimula a comunicação e o bom relacionamento entre os colaboradores faz toda a diferença para empresas que buscam bons resultados.

Liderança consiste no manejo de pessoas e suas motivações em prol dos objetivos de uma empresa. Envolver saber como inspirá-las e influenciar suas ações, decisões e comportamentos direcionando seus esforços a fim de alcançar os resultados desejados.

Então, se você quer se tornar um líder dentro no mercado, é importante começar a desenvolver essas características. Trabalhe em sua autoconfiança, em ter uma visão clara de onde quer chegar, a ser persistente, a ter habilidade de comunicação, a dominar as habilidades técnicas e a ser capaz de tomar decisões rápidas.

Ser um bom líder é saber que ninguém trabalha completamente sozinho e que, de um modo ou de outro, depende de outras pessoas para desenvolver um bom trabalho. Em certos casos, os outros serão apenas seus colegas de trabalho, ou até mesmo seus clientes, existindo ainda a possibilidade de serem as duas alternativas.

O papel do líder na atualidade é mais estratégico e envolve o desenvolvimento de pessoas. Um líder não pode ser visto apenas como mais um cargo, ele direciona, orienta, treina, desenvolve e avalia o desempenho da equipe para que os objetivos desta equipe sejam alcançados.

O líder é o responsável por liderar e guiar um grupo. Cabe a ele ajudar a sua equipe a cumprir prazos, serem eficazes no trabalho e motivá-los. Ele se torna uma peça-chave para o bom andamento das atividades, pois precisará supervisionar, acompanhar e ajudar o seu time a concluir seus objetivos.

Líderes fortes estão focados na missão, no propósito, na melhoria de processos, nas pessoas da sua equipe e nos resultados.

7 erros de liderança que comprometem a performance da empresa

  • Não planejar. ...
  • Não dar feedbacks. ...
  • Não desenvolver os colaboradores. ...
  • Sobrecarregar a equipe e não dar apoio. ...
  • Não valorizar a equipe. ...
  • Ser chefe em vez de líder. ...
  • Não saber ouvir.