O que é ser um Lama?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Lama é um título dado aos mestres ordenados. Significa "grande mãe" e tem o sentido de o mestre ter a compaixão de uma mãe em relação a seus filhos.

O Dalai é um grande defensor de ações sociais ecumênicas. Ele acredita que a ética transita em qualquer fé e é a viga central na construção de um mundo mais feliz. Ter fé é importante, ele reconhece. Mas a ética seria mais do que suficiente.

Rinpoche é um título do budismo tibetano que se dá a um lama considerado precioso em função de seu conhecimento e prática. Inicialmente aplicado aos líderes de mosteiros e templos budistas, o termo se tornou comum, nem sempre mantendo seu significado original e designando apenas um título de respeito.

As autoridades chinesas acusam o Dalai Lama de lutar pela independência do Tibete, país invadida e controlada pela China desde 1959, apesar do líder espiritual limitar-se a defender mais “autonomia cultural” para a região.

Fundamento filosófico que acredita na reencarnação. O Budismo é uma doutrina espiritual e filosófica criada pelo indiano Siddhartha Gautama, o Buda, que considera o poder da reencarnação humana, de animais e das plantas, e acredita que as escolhas para se chegar à libertação dos sofrimentos estão no autoconhecimento.

“Passado é passado. Agora, o futuro depende de vocês, a geração mais jovem”, disse o Dalai Lama a Thunberg em seu discurso de abertura. “Nossa geração criou muitos problemas, agora nós deixamos você resolvê-los”, ele riu de si mesmo, como faz de maneira tão afetuosa.

O Dalai-Lama ensina que, para que a vida tenha valor, devemos desenvolver qualidades humanas essenciais: carinho, bondade e compaixão. Com isso, nossa vida ganha significado e se torna mais tranquila e feliz.

Frases de Dalai Lama
"Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saúde mental e a felicidade." "Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Neste mundo não existe verdade universal. Uma mesma verdade pode apresentar diferentes fisionomias. Tudo depende das decifrações feitas através de nossos prismas intelectuais, filosóficos, culturais e religiosos.

A palavra “buda” significa aquele que despertou do sono da ignorância, aquele que se iluminou, e “Sakyamuni” significa o sábio do clã dos Sakya. Ele nasceu com o nome de Siddhartha Gautama, na Índia, e viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. em uma região que hoje pertence ao Nepal.

O Guru Rinpoche (também conhecido por Padmasambhava, Pema Jungne ou Padmakara) nasceu no Reino de Oddiyana, no Noroeste da atual Índia. Pode ser considerado o Buda do Tibete, pois é o fundador da escola Tibetana, ou tântrica, do Budismo.

Quanto ao Dorje, é utilizado na visualização ou invocação das Deidades. O Dorje é também chamado Vajra (sânscrito), um termo que significa simultaneamente “raio” (relâmpago) e “diamante”.

Kalachakrasignifica ciclos de tempo, sendo que o tempo é uma medida de mudança, tanto externa, no mundo e no universo, quanto interna, no corpo. Como tal, podemos medi-lo de diversas formas.

A Administração Central Tibetana, comumente descrita como o Governo Tibetano no Exílio, e chefiada pelo Dalai Lama, considera a administração do Tibete pelo governo chinês como uma ocupação militar ilegítima, mantendo que o Tibete é uma nação soberana distinta, com uma longa história de independência.

Tenzin Gyatso, atual Dalai-Lama, é o chefe de estado e líder espiritual do Tibete, uma região autônoma pertencente ao território chinês. "Dalai-Lama" é o título de uma linhagem de líderes religiosos do budismo tibetano, Gyatso é o 14° da linhagem.

Se tiver amor e compaixão por todos os seres sencientes, em especial por seus inimigos, este é o verdadeiro amor e a verdadeira compaixão. O amor e compaixão, nutridos por seus amigos, esposa e filhos, não são verdadeiros em sua essência. São apego, e esse tipo de amor não pode ser infinito.

Neste livro inovador, Dzongsar Jamyang Khyentse, um mestre do budismo tibetano, lança esse desafio ao mundo budista, questionando estereótipos, fantasias e falsos conceitos encontrados normalmente na doutrina.

cumprimento que expressa respeito e reverência. É chamado de "mudra" ou gesto em que colocamos as. mãos juntas, palma com palma em frente ao peito.