O que é ser um homem maduro?

Perguntado por: valmeida . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Um homem maduro é aquele que se compromete com as coisas e com as pessoas. Isso significa ter uma postura de comprometimento, ou seja, deixar claro para os outros que você irá fazer o que for necessário para alcançar os objetivos e que irá terminar o que prometeu, não deixando nada pela metade.

Sobre meninos e homens. A gente costuma dar à maturidade um status de objetivo concluído, de algo que ficou pronto. O próprio dicionário a trata como “condição de plenitude em arte, saber ou habilidade adquirida”.

Como ser uma pessoa mais madura?

  1. 1 – Deixe de preguiça e explore seus interesses. ...
  2. 2 – Deixe de ser desorganizado e estabeleça metas para conquistá-las. ...
  3. 3 – Deixe de ser desatento e saiba quando as pessoas te fazem de bobo. ...
  4. 4 – Deixe de ser mal educado e comece a respeitar os outros.

Em um relacionamento maduro, o casal assume controle de suas vidas com consciência de fatores que podem realmente ser difíceis. Terão as ferramentas necessárias para tomar decisões corretas, sem perder tempo com questões secundárias e irrelevantes.

Existem dois tipos principais de maturidade: emocional e profissional. Então, veja agora a descrição de cada tipo e pense em como você se identifica ou reconhece em outras pessoas essas características.

Confira! Aos 20 anos, os homens atingem seu auge físico, pois passam por um pico hormonal muito grande, principalmente do hormônio testosterona, responsável pelas características masculinas e desejo sexual.

Os seres humanos passam por 4 fases na vida, que são: infância, adolescência, idade adulta e velhice. Elas ocorrem dentro do ciclo da vida que possui dois grandes eventos: o nascimento e a morte.

Uma das formas de saber se ele é imaturo é analisar o quão ponderado ele é. Se ele age de maneira radical sem pensar nas consequências de seus atos, ele é definitivamente um homem inconsequente.

O imaturo tende a culpar tudo e a todos por seus erros e faltas, pois tem muita dificuldade em assumir as rédeas da própria vida e de assumir suas escolhas e também os seus percalços. Por isso, quando algo não dá certo, ele sempre acusa alguém de sabotagem, complô e dificilmente assume que fez algo errado.

A experiência de vida os torna atraentes, há uma “aura” misteriosa que pede para ser desvendada. Aparentemente, buscam relações mais estáveis e duradouras, afinal, uma das vantagens da idade é ter consciência daquilo que quer (ou não) em um relacionamento.

O dicionário Michaelis define maturidade emocional como o “desenvolvimento pleno da inteligência e dos processos emocionais; estado em que um indivíduo goza de plena e estável diferenciação e integração somática, psíquica e mental”.

A imaturidade é a falta de maturidade emocional, ou seja, a incapacidade de lidar de forma equilibrada e saudável com as próprias emoções e as dos outros.

Distúrbio do processo de amadurecimento de uma pessoa, que se manifesta por perturbações intelectuais, afetivas, emocionais ou psicomotoras. Também significa a falta de força de vontade de um ser, em crescer em suas atividades emocional e intelectual, fazendo que o mesmo acabe de tornado uma pessoa sem maturidade.

As características das pessoas imaturas incluem a impossibilidade de renunciar a certos desejos e fantasias da infância. Portanto, a falta de regulação emocional e egocentrismo são dois de seus traços mais importantes. A impulsividade e a falta de empatia também costumam estar presentes nesse tipo de pessoa.

Imaturidade e diálogo
Quando a imaturidade é percebida por meio de uma autoavaliação, é mais fácil buscar o crescimento e amadurecimento. Para realizar esta autoavaliação, a pessoa precisa observar como se comporta com as divergências, frustrações e insatisfações apresentadas no decorrer do cotidiano.

Continuar lendo O que é o amor maduro?