O que é ser um homem justo na Bíblia?

Perguntado por: agil . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Ao tomar uma decisão acerca das "interrogações" da vida, o justo busca em Deus sabedoria para resolver o que é preciso. Tudo na vida é uma questão de escolha, e você pode escolher não viver mais nas trevas, se aceitar Jesus como Senhor e Salvador.

A importância do valor justiça para a cidadania é enorme, para o convívio social, especialmente para aqueles que detêm algum tipo de poder e responsabilidade em decisões que afetam a vida de outras pessoas, como os pais, em relação aos filhos; e os professores, em relação a seus alunos.

O "justo" é "justo" com Deus, é salvo e justificado, recebeu nova vida da sua justificação. Assim, a justiça do cristão é seu estado de justificação e libertação alcançado através da morte de Cristo.

perversos são derrubados pela calamidade." Provérbios 24:16.

Mas Romanos 3:21 nos diz, “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus”. No Salmo 23 Davi disse assim, “Guia- me nas veredas da justiça”, e Daniel 9:14 declara, “o Senhor, o nosso Deus, é justo em tudo o que faz.”

Ele não se afasta de quem cuida, ama, acolhe e partilha. Mesmo quando caímos, ele nos levanta e concede perdão. A pessoa justa é pessoa perdoada, salva, liberta.

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.

O honesto é o bem mais alto, cujo oposto é o torpe. O decôro é um bem intermediário, assim como o seu oposto, o indecoroso é um mal intermediário. O justo tem no seu oposto, o injusto, o mal extremo. (Fundamenta juris naturae et gentium e sensu communi deducta 1705:I,4,par.

A justiça é uma virtude ética que se pratica sempre em relação aos outros, sendo uma forma restrita de virtude ética, enquanto a virtude ética se compreende enquanto uma disposição irrestrita que pode ser realizada individualmente, tal como a coragem, a moderação e liberalidade.

A Oração do justo – o poder da oração de quem é justo perante Deus. Em Tiago 5:6, Deus diz que a Oração do Justo pode muito em seus efeitos. Quando uma pessoa justa ora, a sua oração chega até Deus e move a sua mão em prol de suas bênçãos. Conheça abaixo um estudo que mostra o poder da oração de quem é justo.

Justiça é a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos os cidadãos, por exemplo. Etimologicamente, este é um termo que vem do latim justitia. É o principio básico que mantém a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.

Praticar a justiça significa agir honrosamente com Deus e com outras pessoas. Agimos honrosamente com Deus ao andarmos humildemente com Ele. Agimos honrosamente com outras pessoas ao amarmos a benevolência.

E o lema era a palavra de Isaías 32, 17 que tomei como título dessa declaração: A paz é fruto da justiça. Isso significa que a segurança pública não se resolverá apenas por medidas policiais e menos ainda por linguagens que incitam a violência e o ódio em meio às pessoas.

Você não se torna justo por seus próprios méritos, mas porque Ele te justificou. Ali, na cruz, o castigo que deveria vir sobre nós veio sobre Ele. Então, vemos que Seus olhos realmente repousam sobre os justos e Seus ouvidos estão atentos ao clamor de Seus filhos.

Para o triunfo dos maus , basta que os bons se cale.

Porque as aflições do justo existem? Pode até parecer estranho, mas todas as aflições têm um propósito. Romanos 8:28 – Porque todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus e são chamados segundo o seu decreto.

A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos - Tiago 5:16.

A justiça de Deus prolonga a sua verdade e fidelidade: consiste em Ele cumprir os seus compromissos dentro da aliança com o seu povo e em manifestar assim a sua fidelidade à aliança. O que atesta a justiça de Deus é o cumprimento das suas promessas (postas pela fé na sua boca).