O que é ser um gótico?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Gótico é uma noção que se associa à obscuridade ou à música dark. Aqueles que se identificam com este movimento tendem a ser andróginos: homens e mulheres maquilham-se da mesma forma, destacando-se a palidez na tonalidade do rosto e usando verniz preto nas suas unhas. O preto também é a cor preferida na vestimenta.

Vestem-se de preto, usam maquilhagem carregada em tons escuros e ouvem música com letras obscuras e melancólicas. Estas são as principais características dos jovens góticos, estilo que foi agora alvo de um estudo por parte da Universidade de Oxford.

A cruz gótica simboliza o lado sombrio e obscuro da fé, dor e mistério. Ela marca o estilo gótico e é mais uma tendência da moda do que propriamente um símbolo de fé, muito utilizada em tatuagens e, de modo geral, na estética adotada por góticos e punks do fim do século XX, que usam a cruz como adereço de moda.

Contudo, diz-se que a cor preta é usada para simbolizar diferentes coisas como morte, medo, noite, escuridão, e outras características comuns como crenças góticas, música, belas artes e literatura.

Góticos gostam de drogas, álcool e promiscuidade. Novamente, essa afirmação é completamente falsa. Apesar de alguns góticos serem mais irresponsáveis, isso tudo depende da personalidade de cada um, não do estilo gótico. Góticos adoram Satã e outros espíritos malignos.

A SUBCULTURA GÓTICA É LIBERTÁRIA, e esta característica libertária está profundamente enraizada em suas características estéticas, que foram ressignificadas a partir das características da literatura gótica e do cinema do século XX.

"Gótico. Essa palavra significa mais do que uma subcultura juvenil, uma estética lúgubre ou um gênero literário. Aqui, o obscuro e o ameaçador possuem uma sedução irresistível, enquanto que a normalidade e o conforto prometem apenas tédio e decadência.

A moda gótica é reconhecida pelo seu vestuário preto. Ted Polhemus descreveu a moda gótica como uma "profusão de veludos pretos, rendas, meia arrastão e couro tingido de púrpura ou roxo, firmemente espartilhos atados, luvas, precárias jóias ou símbolos retratando religiosidade, temas filosóficos ou ocultistas".

Tais características psicológicas fazem eles serem vistos como pessoas “antissociais”, e por vezes violentas. Na maioria das vezes, por causa do preconceito, os góticos são confundidos e/ou marginalizados.

Tipos de Góticos(completo):

  • Tipos de Góticos #1: Gótico Tradicional (Trad Goth)
  • Tipos de Góticos #2 Gótico Romântico.
  • Tipos de Góticos #3 Gótico Cibernético(Cyber Goth)

1. Abóbadas ogivais. As abóbadas são estruturas arquitetônicas com o formato de meio arco que possuem o objetivo de dar maior sustentação a passagens, colunas e paredes. Esse elemento já era utilizado em outros estilos de construção com o topo em meia lua, no entanto, no período gótico o modelo criado foi o ogival.

O gótico alemão não só abrange a Alemanha dita, como todo o território linguístico das populações germânicas e estende a sua influência à Europa oriental e à Escandinávia, os exemplos são a catedral de Colônia, cuja primeira pedra foi lançada em 1248, a catedral de Friburgo, Santo Estevão em Viena, iniciada na primeira ...

Na Itália do século XVI, e sob a fascinação pela glória e cânones da antiguidade clássica, o termo gótico vai ser referido pela primeira vez por Giorgio Vasari, considerado o fundador da história da arte.

Os principais elementos artísticos da arquitetura gótica são os florões, as gárgulas, as rosáceas e os vitrais. Estes últimos são pedaços de vidros coloridos, unidos, formando desenhos.

Rock gótico (por vezes conhecido vulgarmente como gótico, música gótica, ou pelo anglicismo — gothic rock ou goth rock) é um estilo de rock que emergiu do pós-punk e glam rock no final da década de 1970.

O estilo gótico nasce a partir do Românico, após contínuos aperfeiçoamentos técnicos e estéticos, em plena Idade Média nos finais do século XII em França, mais concretamente na Île de France, nas imediações de Paris, desenvolvendo-se essencialmente entre o século XIII e XV na Europa Ocidental.

Os godos (em gótico: Gut-þiuda; em alemão: Goten; em Sueco antigo Gutar; em latim: Gothi) eram uma tribo germânica, composta por uma amálgama de grupos e clãs com diversos líderes. A sua origem é objeto de controvérsias.

Emo e Goth são duas subculturas muito diferentes dentro da cena alternativa maior. Emo é frequentemente visto como um estilo mais emocional e pessoal, enquanto Goth é mais escuro e misterioso. Os góticos são mais propensos a se vestirem de preto e abraçarem o oculto.