O que é ser um conselheiro?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

conselheiro

  • aquele que aconselha; aconselhador.
  • guia.
  • pessoa habilitada a prestar aconselhamento em áreas psicológicas, relacionais ou de orientação profissional.
  • membro de um conselho.
  • título concedido aos juízes de certos tribunais ou a membros de embaixadas.

É preciso ainda ter nacionalidade brasileira, ter idade igual ou superior a 21 anos, além de estar em dia com a Justiça Eleitoral e em pleno exercício dos direitos políticos.

O Conselheiro Eficaz, no desempenho de suas atribuições legais, precisa superar o senso comum e o comodismo burocrático, ocupando os novos espaços de ação social com criatividade e perseverança. Para ser um conselheiro eficaz deve incorporar em suas ações o compromisso com o bom resultado.

Eles têm que confiar em você. Os outros conselheiros também têm que ter respeito e têm que reconhecer o comportamento ético e moral. Não se pode ter um conselho em que um desconfia do outro.

Em um relatório recente do IBGC, denominado "Remuneração de conselheiros em empresas de capital fechado", foram divulgados dados sobre a remuneração dos conselheiros consultivos no Brasil. Nesta pesquisa, mais de 26% dos participantes recebem entre R$5.000 a R$10.000 ao mês.

Existem três tipos diferentes de conselheiros: os conselheiros internos, externos e independentes.

Significado de conselheiro
Pessoa que dá conselhos; quem aconselha, orienta, dá direcionamentos a outrem; aconselhador, guia.

Em média os conselheiros de administração dedicam 157 horas por ano em sua atuação por conselho, enquanto os conselheiros consultivos empregam 131 horas.

Eles são capazes de trabalhar com regras e as vêem como uma ferramenta importante. Porém odeiam regras que limitam ou desencorajam o crescimento das pessoas. Tendem a ser perfeccionistas e gostam de trabalhar em projetos que iniciaram. Podem se interessar em gerenciar tarefas complexas, usando recursos com sabedoria.

A escolha será feita pela comunidade local, que precisa ser informada e mobilizada para o processo.

19 O homem de grande ira deve sofrer o castigo, porque se tu o livrares, ainda terás de tornar a fazê-lo. 20 Ouve o conselho, e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias. 21 Muitos propósitos há no coração do homem, porém o aconselho do Senhor permanecerá.

A Bíblia, todavia, nos diz claramente através dos versículos acima citados que o nosso Deus não tem assessores e nem conselheiros, que não há ninguém tentando fazer a cabeça dele, ele é livre e sabe o que faz.

O que é um conselho consultivo? Conselho consultivo é um órgão colegiado de governança corporativa responsável por apontar caminhos para o crescimento e a valorização da empresa em médio e longo prazo. Em suma, é uma comissão de aconselhamento externa à empresa.

Nesse contexto, um conselho independente traz uma visão externa que pode ser estrategicamente muito positiva. Trabalhar com um conselheiro independente também garante mais imparcialidade, que pode gerar mais confiança aos acionistas da empresa, ou à comunidade que uma determinada entidade representa ou atende.

Acompanhar e orientar a estratégia da organização; Contratar e avaliar a performance do CEO/presidente da organização; Acompanhar o orçamento anual da organização; Deliberar sobre investimentos e movimentos estratégicos.

Os integrantes do Conselho Consultivo são responsáveis por monitorar as atividades do síndico, participar de reuniões periódicas e aconselhar mudanças de ações ou posturas, bem como orientar pela adoção de medidas que visem resguardar o cumprimento da Convenção do Condomínio e do Regimento Interno.

OS CONSELHOS PROPÕEM, FISCALIZAM, CONTROLAM E DELIBERAM
As principais funções dos conselhos municipais são propor diretrizes das políticas públicas e fiscalização, controlar e deliberar sobre tais políticas.