O que é ser um cidadão na sociedade contemporânea?

Perguntado por: isales . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

cidadão é aquele que pode votar e ser votado,diferentemente de população que se encaixa todas as pessoas,como estrangeiros permanentes e crianças.

Ser um cidadão brasileiro significa ter direitos, como a liberdade de expressão, o direito ao voto, à educação, saúde e segurança, além de deveres, como respeitar as leis, pagar impostos e contribuir para o bem-estar da sociedade.

Ser cidadão na sociedade brasileira contemporânea implica em ter uma série de direitos e deveres, tais como o direito à liberdade, à igualdade, à educação, à saúde, à moradia, ao trabalho, à participação política, entre outros.

1. Ser informado, ativo, exigente e participativo. 2. Procurar ter uma opinião fundamentada da forma como a sociedade está organizada e procurar dar a sua contribuição para a construção de uma nova sociedade, que vá para além da sua própria atividade profissional, participando dos projetos coletivos.

Deveres do cidadão

  • cumprir as leis;
  • respeitar o direito alheio;
  • promover educação, sustento e saúde aos filhos;
  • proteger a natureza;
  • votar;
  • colaborar com as autoridades e proteger o patrimônio alheio, público ou privado.

É importante porque é por meio dela que conseguimos assegurar nossos direitos civis, políticos e sociais. Tem papel fundamental na construção do corpo social, político e cultural de um país. Ser cidadão é pertencer a um país e exercer seus direitos e responsabilidades.

Como posso ser um cidadão consciente? Buscando informação sobre como funciona o Estado, que princípios o regem, como estão or- ganizados os poderes, como são escolhidos seus titulares, quais são seus direitos e deveres e, principalmente, como participar das decisões que afetam sua vida.

Resposta verificada por especialistas. Todas as afirmativas sobre cidadania estão corretas, uma vez que é verdadeiro dizer que ser cidadão é adquirir direitos e contrair deveres perante uma sociedade de um determinado país.

Os direitos e deveres do cidadão existem para assegurar que todos tenham condições mínimas de vida e dignidade. No Brasil, os direitos e deveres estão definidos na Constituição Federal, que os separa em individuais, sociais e políticos.

Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos. Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

A cidadania contemporânea tem uma relação de interdependência com o Estado e com os direitos humanos, uma vez que ela vincula-se ao Estado, que é o seu mantenedor e garantidor, como também, se vincula aos direitos humanos, que se refletem na constante busca da plenitude da cidadania, mesmo que seja em desfavor do ...

Liberdade de expressão. Liberdade de ir e vir. Liberdade de pensamento. Liberdade religiosa.

O exercício da cidadania implica não só o cumprimento de deveres, mas também o exercício de direitos. Um motorista, por exemplo, tem o dever de respeitar sinais e placas de trânsito, pois desta forma está ajudando a preservar o direito à segurança do próximo. O pedestre também deve respeitar a sinalização.

Portanto, acompanhe abaixo como ser um cidadão melhor:

  1. 1 – Ajude. Ajudar é um verbo que deve ser difundido e praticado pelo universo, pois somente desta forma é possível melhorá-lo em todos os campos. ...
  2. 2 – Ser Gentil Pode Lhe Tornar Um Bom Cidadão. ...
  3. 4 – Encoraje Quem Está Ao Seu Redor. ...
  4. 5 – Tenha Bom Senso. ...
  5. 6 – Doe.

O cidadão é basicamente a menor unidade da sociedade, é seu papel cumprir com os seus deveres e usar os seus direitos, exercer a cidadania, que é se manter firme e não quebrar as regras da sociedade.

Ser um cidadão é ter igualdade,direito de expressão e de vida. Cidadania é cumprir com seus deveres perante a lei.. espero que tenha ajudado !

Como você pode construir uma sociedade melhor?

  1. Seja um cidadão ativo. ...
  2. Manifeste-se por causas que atendem à maioria. ...
  3. Utilize os canais à disposição. ...
  4. Agrupe-se. ...
  5. Ofereça soluções.

A falta de cidadania cria na população um sentimento individualista, que leva o egoísmo ao seu patamar máximo. O caput, do artigo 5º da Constituição brasileira afirma: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” (…), no entanto a presença da figura dos mais iguais polui o nosso cotidiano.

A desigualdade, a pobreza e a corrupção seguem como parte integrante do país. A sensação de distanciamento entre sociedade civil e classe política ainda é onipresente. Já os direitos civis ainda têm aplicação desigual e limitada. O acesso à justiça é precário para a maior parte da população.