O que é ser um carma de alguém?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

[Informal] Coisa, pessoa ou situação desagradável, com a qual se tem que conviver durante toda a vida: minha sogra é meu carma!

Tipos de karma
É aquele que a pessoa absorve para si mesma a partir de uma escolha. Também chamado de “egokarma” ou “karma egoico”, está relacionado com a vida íntima. Por exemplo, a pessoa que é fumante e acaba gerando um câncer pulmonar; ou alguém superprotetor que sempre arca com os problemas dos outros.

O relacionamento cármico
Esses relacionamentos são marcados pela atração imediata. Essa pessoa é perfeita para você. Então, parece que você a conhecia antes e instantaneamente se apega a ela. São relacionamentos voláteis, erráticos e imprevisíveis.

Na verdade existem dois tipos de carma: um que requer nosso esforço e aprendizado para sair e um outro do qual não possuímos saída alguma. Se pararmos para observar nossas vidas e as vidas das pessoas mais próximas a nós, poderemos confirmar essa tese.

A chamada Idade do Carma é encontrada através da nossa data de nascimento, reduzindo-a a dois dígitos, que serão referentes à nossa idade. Consideramos então, que a liberação ocorre 3 anos antes da Idade e 3 anos depois, ou seja durante 7 anos.

O karma individual é aquele karma fruto das escolhas que fazemos e das ações que tomamos, que vão, certamente, ter um efeito em nossa caminhada. No karma individual, a causa do karma é a própria pessoa, ou seja, é o indivíduo que atrai para si mesmo situações que são o resultado de suas próprias ações.

Além do autoconhecimento, é importante estar atenta aos sinais para identificar um amor de vidas passadas. Um sinal de que é um reencontro de almas é o chamado “amor à primeira vista”. Sentir uma empatia muito forte por alguém logo de cara é um grande indício de que esse amor é mais antigo do que se pensa.

Você precisará deixar de se apegar tanto ao passado e ao medo da perda e passar a acreditar mais em si mesmo. Para se libertar do Karma, deverá viver o amor como algo a ser compartilhado e deverá aprender a se amar com o que tem dentro de si mesmo.

O amor de vidas passadas é constituído por laços afetivos extremamente fortes, um sentimento verdadeiro e caracterizado por uma identificação ímpar com a outra pessoa, que vai além do mundo físico.

Colocado de maneira mais simples: “Recebemos aquilo que damos”. Quando escolhemos atitudes que trazem felicidade e sucesso aos outros, o fruto de nosso Karma será felicidade e sucesso. A chave para se usar a lei do Karma, ou a lei de causa e efeito, é tomar consciência das escolhas que fazemos a cada instante.

1 carma, ação e reação, causa e efeito, causalidade moral, encadeamento de causas.

São amizades, aliados, bons companheiros que devemos cultivar. Para isso devemos aproveitar e devotar a vida inteira: para dar e receber provas descomprometidas de lealdade, doação, generosidade e cumplicidade – ajudas para enfrentar as maiores dificuldades.

Uma alma gêmea cármica é alguém que entra em sua vida com um propósito que você nunca esquecerá e a longo prazo, pode se tornar tóxico e insuportável para um ou ambos. Uma das maneiras de saber que você tem uma alma gêmea cármica é quando vocês dois se unem instantaneamente.

Um dos conceitos mais importantes desse campo é o de carma de vidas passadas. A palavra “carma” significa ação e está relacionada à repetição de construções inconscientes adquiridas em vidas passadas e repetidas como plano de fundo da vida.

A característica de um relacionamento cármico é que os parceiros carregam emoções não resolvidas dentro de si, tais como culpa, medo, dependência, ciúme, raiva ou algo do tipo. Devido a essa "carga" de emoções não resolvidas, eles se sentem atraídos um ao outro em uma outra encarnação.

O karma familiar pode ser composto por padrões físicos, valores, sentimentos, questões mentais, crenças e características que são transmitidas através das gerações. Porém, algumas famílias herdam comportamentos e situações negativas como vícios, inveja, suicídios e doenças mentais.

A travessia do dharma ocorre em um ciclo de mortes-renascimentos chamado, em sânscrito, de “samsara”. Nenhum ser humano pode evitá-lo, e deve percorrê-lo reencarnando em vários corpos. Liberar-se desse ciclo é exatamente o objetivo dessa sucessão de vida-morte-renascimento. O carma não é unicamente individual.

Peça desculpas. Se você sabe que fez algo de errado ou que ofendeu alguém, peça desculpas. Seja sincero em relação aos erros que cometeu e o que aprendeu com eles. Essa atitude o levará ao caminho do carma positivo.