O que é ser um arminiano?

Perguntado por: iconceicao . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Para arminianos, o ser humano pode resistir à ação do Espírito Santo em sua vida, ou seja, escolher não ser atraído por ela para a salvação em Cristo. Sendo assim, para ser salvo, primeiro o homem precisa escolher ir em direção a Deus e depois aceitá-lo.

A doutrina calvinista afirma que o indivíduo pode estabelecer sua própria relação com Deus, desde que a sua vivência seja baseada na pureza e na prática de bons costumes. Calvino se opôs ao fato de a Igreja Católica ser a única forma de o fiel se relacionar com Deus.

O arminianismo é uma interpretação soteriológica que visa explicar o processo da salvação da raça humana, baseando-se especialmente no caráter santo e amoroso de Deus, em outras palavras, como Deus salva os pecadores.

Entenda melhor observando as explicações de cada ponto abaixo.

  • Vontade livre versus depravação total. ...
  • Eleição condicional versus incondicional. ...
  • Expiação limitada versus ilimitada. ...
  • Graça resistível versus irresistível. ...
  • Queda da graça versus graça preservadora.

Pode-se admitir a predestinação, mas apenas no sentido de que Deus predestinou todos nós para a glória, para a salvação sempiterna. Mas não todos de uma vez, e sim cada um ao seu tempo de mérito para passar pela porta estreita. E os que serão condenados, o serão apenas temporariamente ou em uma das eternidades.

O debate calvinista-arminiano foi uma disputa teológica entre protestantes europeus que ocorreu na República Unida dos Países Baixos no início do século XVII. Os pontos teológicos em questão permanecem como a base de discordâncias entre alguns protestantes atuais, especialmente os evangélicos.

Quando a conferência estava a ser estendida e reunida no dia 18, Armínio com a saúde debilitada teve que retornar a Leiden. Os Estados suspenderam a conferência e pediram aos dois homens uma reação por escrito ao ponto de vista do seu adversário. Armínio em 19 de outubro de 1609 morreu em sua casa em Pieterskerkhof.

Os luteranos acreditam que as pessoas alcançam o caminho da salvação mediante a fé e o seu comportamento voltado para boas ações. Por sua parte, os calvinistas pregam a Doutrina da Predestinação, o que significa que caminho de cada pessoa já está traçado por Deus.

Por que não sou calvinista é uma defesa bíblica, teológica e filosófica do arminianismo feita de maneira clara, conciliadora e em linguagem acessível, alcançando um público mais abrangente, além de ser uma excelente contribuição para o debate soteriológico nesta geração.

A Igreja Presbiteriana do Brasil adota a Confissão de Fé de Westminster, assim como as crenças básicas aceitas pelo cristianismo protestante, com destaque para as Sagradas Escrituras como Palavra de Deus, a doutrina da Trindade e Unidade de Deus, a necessidade de arrependimento, a justificação pela fé e a perseverança ...

Derivada do conceito Agostiniano a respeito do pecado original, a Depravação Total afirma que o homem é escravo do pecado. Portanto, torna-se impossível a salvação através de méritos humanos ou esforços próprios, pois, a mesma somente se dará através da ajuda e graça de Deus.

Calvinismo é uma religião cristã surgida durante a Reforma Protestante e que se baseia na predestinação, na valorização dos bons costumes e na defesa do trabalho e do lucro. João Calvino fundou, em 1534, uma religião que acreditava na predestinação, ou seja, que a salvação fora determinada por Deus.

Entre outras coisas, as teses abominavam principalmente os dogmas eclesiásticos. Para Lutero, uma das práticas mais absurdas era a venda de indulgências, na qual o perdão era concedido mediante uma oferta paga em dinheiro.

Para sabermos por que estamos vivendo devemos começar pelo criador de todas as coisas – Deus. Não nascemos somente para cumprir propósitos pessoais, mas para cumprir o propósito do criador. Aprendemos que devemos olhar para dentro de nós para nos encontrar, não adianta, não nos conhecemos o suficiente para isso.

O Livre-Arbítrio É um Princípio Eterno
“Podes escolher segundo tua vontade, porque te é dado” (Moisés 3:17). Deus nos disse, por intermédio de Seus profetas, que somos livres para escolher o bem ou o mal.

Que ou quem foi destinado por Deus para a glória eterna ou para a realização de grandes coisas.

Já o Arminianismo foi o nome dado à linha teológica e doutrinária advinda dos seguidores de Jacob Arminius, cuja principais doutrinas são: Livre-Arbítrio, Predestinação Condicional, Expiação Universal, A Graça pode ser impedida e Decair da Graça.

O Que Significam os Cinco Pontos do Calvinismo? Uma explicação simples da TULIPA

  • T: Depravação Total (Total Depravity)
  • U: Eleição Incondicional (Unconditional Election)
  • L: Expiação Limitada (Limited Atonement)
  • I: Graça Irresistível (Irresistible Grace)
  • P: Perseverança dos Santos (Perseverance of the Saints)

Dentro da teologia calvinista, a ação de Cristo ao sacrificar-se não foi um ato para salvar toda a humanidade, mas apenas os eleitos. O calvinismo também enxergava a fé de maneira mais individualizada, e por isso o papel de intermediação com Deus feito pelos clérigos na Igreja Católica era criticado por Calvino.

Jacó abençoou também os dois filhos de José com as bênçãos de seu pai, as quais herdaram; e colocou Efraim, o mais novo, adiante de Manassés, o mais velho, e por inspiração do Senhor conferiu a Efraim o direito de primogenitura em Israel” (Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, comp.

Continuar lendo