O que é ser tratado com indiferença?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

O que é indiferença? Este sentimento está associado a uma forma de desapego insensível e fria. O indivíduo indiferente não se importa com os sentimentos alheios. Se suas ações causam sofrimento, ele não liga.

Consequências. A pessoa a quem se aplica esta indiferença pode desenvolver sentimentos negativos muito intensos. Ser tratado deste modo, para muitas pessoas é sinónimo de desvalorização ou até mesmo anulação.

Desprezo, desinteresse, apatia.

A indiferença é um sentimento que machuca. Ele passa uma mensagem dolorosa para quem o recebe: “eu não me importo com você”. Esta apatia incompreensível nos causa angústia e temor. Passamos a elaborar razões para explicar a insensibilidade do outro, mas nem sempre conseguimos encontrar uma explicação boa o suficiente.

A indiferença, por conseguinte, é um ponto intermédio entre o apreço e o desprezo. Se alguém sentir apreço, esse sentimento será agradável e ativo; pelo contrário, se sentir desprezo, tornar-se-á em algo que se pretende rejeitar. Ao mostrar-se indiferente, o sujeito torna-se apático a esse respeito.

substantivo feminino Característica de quem se mantém tranquilo, não demonstrando preocupações, se comportando de forma indiferente diante de algo ou de alguém: se comportou com indiferença diante da tragédia. Ausência de interesse; falta de consideração: indiferença pelos sentimentos alheios.

Se você quer ser indiferente com uma pessoa, então, você deve tomar atitudes no seu dia a dia. Por exemplo, apagar todas aquelas mensagens guardadas que as vezes você fica olhando e também deixar de olhar o perfil nas redes sociais.

Características de pessoas frias no relacionamento
Falta de empatia e compaixão: isso ocorre em praticamente todos os casos onde há pessoas frias no relacionamento. O(a) parceiro(a) perde a empatia que tem em relação ao outro, passa a não se importar, não tem mais compaixão.

Outras possíveis razões que explicam o comportamento de pessoas frias estão relacionadas a fatores da vida adulta, tais como: decepções amorosas, estresse, excesso de desconfiança e medo de se machucar.

O desprezo é definido como um sentimento de desdém, falta de estima, desconsideração e talvez repulsa de uma pessoa em relação a outra. Ele surge quando uma pessoa avalia a outra como inferior e a desvaloriza de alguma maneira.

1 desinteressado, apático, alheio, estranho, afastado, neutral, imparcial, desapaixonado, desprendido, desafeiçoado, inerte, inapetente, desanimado, abúlico, indolente, displicente, pusilânime, irresoluto.

Podemos definir a indiferença como uma falta de interesse, seja em relação ao parceiro ou ao relacionamento em si, que começa então a parar de importar-se com os mesmos.

O que fazer com a indiferença?

  1. Conscientização. Esteja ciente de alguns sinais de perigo, como não passar tempo juntos, comunicação menos frequente, atividades separadas, desinteresse em cuidar um do outro etc.
  2. Mostre interesse. ...
  3. Objetivos comuns. ...
  4. Crie experiências alegres. ...
  5. Renove a sua relação.

Faça com que ela entenda como essa indiferença te faz sentir e peça que a pessoa explique os motivos que fizeram com ela adotasse essa atitude. Seja prudente: recomendamos que isto seja feito pouco a pouco e de forma progressiva para evitar o efeito contrário, fazendo que essa indiferença em relação a você aumente.

Ser desprezado por alguém, especialmente por alguém por quem nutrimos sentimentos, causa uma dor muito forte. E essa dor vem do fato de que é natural do ser humano querer ser agradável e admirado. Ninguém dá um presente para outra pessoa esperando ouvir: “Hum, não gostei”, por exemplo.

Significado de Esnobar
Etimologia (origem da palavra esnobar). O verbo esnobar deriva da junção de esnobe, pelo inglês "snob", mais usado como pessoa que despreza outras de uma classe social inferior, e do sufixo verbal -ar.

Muitas vezes, o interesse se intensifica quando encontra o desprezo. O desdém alheio estimula o desafio por ser entendido como uma afronta ao ego: “como alguém ousa não gostar de mim?”. Nessa hora, a conquista vira uma questão de honra.

1. Qualidade daquele ou daquilo que é indiferente. 4. Estado de uma pessoa a quem tão pouco importa uma coisa como o contrário dela.

Ser igual, quando a igualdade nos faz viver e ser diferente, quando a diferença confirma nossa individualidade, é encontrar a via do crescimento pessoal. No mundo, somos iguais e diferentes, porém não temos o direito de ser indiferentes. A indiferença se irmana com o egoísmo e com o medo, impedindo a ampliação da vida.