O que é ser tímida?

Perguntado por: alima . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

É alguém que é inseguro e prefere ficar nos bastidores, não na linha de frente. O medo de desaprovação do tímido chega a ser patológico, porque a pessoa pode desenvolver algum tipo de ansiedade, crise de pânico ou depressão em função disso”, afirma. No trabalho, o tímido será alguém bastante observador.

O medo de não ser aceito
Esse é um dos grandes desencadeadores para alguém tímido. O indivíduo se sente com medo de não ser aceito pelas outras pessoas. Tem receio de dizer algo que será extremamente julgado e rejeitado.

Ser tímido também ajuda a agir e pensar com mais sensibilidade e consideração com toda a equipe e projetos. As pessoas que têm timidez levam muito em conta o que os outros pensam sobre ela, essa é uma das causas da timidez inclusive.

São mais relaxados, amáveis, bem como amigáveis e isso atrai as atenções para eles e tornam-os mais atraentes. Conscientes - Por vezes existem pessoas que por falarem de mais e dizerem coisas inapropriadas, acabam por parecer estúpidas e é por estas razões que as mais tímidas somam pontos.

A timidez pode ser causada por vários fatores, como o medo de não ser aceito, insegurança, habilidades sociais baixas (dificuldade de interagir, falar em público, iniciar e manter conversação...), perfeccionismo, enfim.

Existem dois tipos principais de timidez, de acordo com a psicologia: a timidez crônica e a timidez situacional. Timidez crônica: é caracterizada por ser um quadro constante, no qual a pessoa apresenta dificuldade em expressar suas emoções e opiniões em praticamente todos os aspectos da vida social e profissional.

Mais uma vez, lembre-se que a timidez é uma característica muito comum, porém muitas vezes pode ser dolorosa, podendo ser tratada e superada por completo. Não importa o nível da sua timidez, sempre há um jeito de ganhar mais confiança para encarar os desafios da vida.

Existem pessoas que são tímidas e se sentem envergonhadas quando se expõem aos outros, e isso pode não ser uma coisa anormal, pode ser uma característica da personalidade. Na adolescência também é normal alguns jovens serem muito tímidos, mas depois, com o tempo, isso muda, passa.

1 encabulado, acanhado, bisonho, canhestro, constrangido, embaraçado, encafifado, encalistrado, encolhido, envergonhado, escabreado, inibido, introvertido, pejoso, retraído, vexado, zopeiro.

Entre em forma. Se você se sente tímido ou envergonhado por não estar em forma, empenhe-se para mudar essa situação. Corra ou vá à academia algumas vezes por semana. Em pouco tempo, você vai começar a notar as mudanças, sentindo-se melhor e ganhando confiança.

A vergonha é um sentimento muito comum e experimentado pela grande maioria das pessoas. Afinal, é normal sentir vergonha em situações embaraçosas, como tropeçar na rua, ou em situações novas, como realizar uma apresentação em público.

A timidez é tão forte que as impede de interagir, participar em situações sociais e interagir com os outros. Em vez de irem ficando mais à vontade progressivamente, vão ficando cada vez com mais medo, impedindo-as de fazer novos amigos ou experimentar coisas novas.

Conheça 5 técnicas para vencer a timidez e o medo de falar em público

  1. Prepare um roteiro previamente. A produção de um roteiro é sempre uma importante aliado para amenizar o medo de falar em público. ...
  2. Faça treinos de articulação. ...
  3. Treine: escute a sua voz. ...
  4. Observe sua postura. ...
  5. Relaxe e respire!

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

A Fobia Social, também conhecida por Timidez, é um transtorno psicológico que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros. Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa.

Perder a timidez não é uma tarefa impossível e pode ser mais libertador do que você pensa.
...
Acompanhe o texto!

  1. Não se cobre exageradamente. ...
  2. Não tente agradar a todo mundo. ...
  3. Pratique o convívio social. ...
  4. Seja mais otimista.

Com a respiração certa e a postura ereta, o peito abre e é mais fácil emitir uma voz mais dominante e falar mais alto.

  1. Inspire rápida e silenciosamente e expire devagar logo após começar a falar.
  2. Tente deixar o abdômen relaxado ao inspirar. ...
  3. Faça uma pausa no fim da frase logo antes de perder o fôlego.

Existem diversos fatores que podem fazer com que isso aconteça. Em alguns casos, a timidez pode fazer com que não tenhamos um contato social satisfatório. Assim, não nos sentimos à vontade para falar sobre nós mesmos, expor nossos medos e anseios ou até mesmo contar sobre alguns acontecimentos de nossa vida.

As literatura científica aponta que a origem da timidez é a interação entre predisposições genéticas e experiências de vida.