O que é ser Sal no batismo?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Desde o século 6 ele é usado no batismo, mas poucos sacerdotes mantêm a tradição. “O sal é um símbolo muito profundo, muito bonito. Cristo fala: 'vois sois o sal da terra e a luz do mundo'. O sal é aquilo que dá sabor.

Quando você é batizado, recebe a remissão de seus pecados (ver Atos 2:38). Você faz um convênio, ou promessa, com Deus: promete aceitar Jesus Cristo como seu Salvador, segui-Lo e guardar Seus mandamentos. Se você fizer sua parte, o Pai Celestial promete perdoar seus pecados.

O sódio, principal elemento encontrado no sal, é essencial para que o organismo mantenha o equilíbrio hídrico, o transporte de oxigênio e de nutrientes, e a condução dos impulsos nervosos.

O sal preserva os alimentos, criando um ambiente hostil para alguns micro-organismos patogênicos, inibindo seu crescimento e evitando a deterioração.

E quem segura a vela durante toda a cerimônia? O responsável por ficar o tempo todo segurando a vela para batizado é o padrinho, enquanto é de responsabilidade da madrinha segurar o bebê.

Há os óleos abençoados, que são o dos Catecúmenos e dos Enfermos; e o óleo consagrado, o Santo Crisma. O Óleo dos Catecúmenos é utilizado no Sacramento do Batismo, quando é ungido o peito da pessoa que será batizada.

No batismo, são utilizados, além da água: o óleo dos catecúmenos, o crisma, a veste branca e o círio aceso.

Atos 8:36-38 NVT
O que me impede de ser batizado?”. Filipe disse: “Nada o impede, se você crê de todo o coração”.

O batismo com fogo é mencionado especificamente duas vezes na Bíblia pelo profeta João Batista em conexão com a obra redentora do Messias. Jesus é aquele que batiza com Espírito Santo e com fogo, trazendo salvação a alguns e condenação a outros (Mateus 3:11; Lucas 3:16).

Alguns estudiosos sugerem que o fato de Jesus ter dito, em Marcos 16:16, “quem não crer será condenado”, sem mencionar o batismo, é a garantia de que não existe relação condicional entre salvação e batismo.

Na quantidade adequada, o sal aumenta os movimentos peristálticos dos intestinos, contribuindo para uma boa digestão, facilita a produção de energia, auxilia o funcionamento renal, além de ser muito importante para quem pratica mais de uma hora de exercícios físicos, pois ajuda a repor o sódio perdido com o suor.

R$ 7,39 un.

O sal era algo relativamente leve, homogéneo e muito durável, e era fundamental para várias coisas, entre as quais a conservação da carne e do peixe. Era um bem que se podia usar até como moeda de troca, pois todos necessitavam dele. A evaporação da água em pequena escala já consome uma grande quantidade de energia.

De modo simplificado podemos dizer que ser sal da terra e luz do mundo representar ter uma vida que glorifica a Deus e leva outras pessoas a seguir Jesus. Dessa maneira, todo cristão recebe esse chamado, pois ele é convocado para transformar a vida das pessoas que estão ao seu redor.

Vejamos: o sal usado no preparo de alimentos tem origem no mar. Está diluído na água (por isso ela é salgada) e, de maneira simplificada, é por meio da evaporação, ou seja, da separação da mistura formada por sal (sólido) e água (líquida), que o homem obtém o produto.

Quantos padrinhos de batismo podem ter na igreja católica? De acordo com o Código de Direito Canônico, através do Cânon 872, pode existir apenas um padrinho e uma madrinha de batismo.

A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança.

Você pode guardá-la depois do batismo como uma lembrança deste dia tão especial, ou seja, do primeiro sacramento do seu filho. Ou então, pode entregá-la como uma lembrança para a madrinha ou para a avó, afinal, as avós simplesmente amam guardar esse tipo de lembrancinha.

Na verdade, o sentido da água no rito batismal não está tanto ligado em primeiro plano a uma ideia de purificação, mas de passagem, que expressa a salvação. O catecúmeno que vai se batizar “passa” pela água e isto simboliza sua passagem da vida em pecado para uma vida nova, a vida da graça.