O que é ser sábio hoje?

Perguntado por: bcastro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Conceitualmente, ela se refere a saber coisas importantes para guiar as escolhas que precisamos fazer todos os dias. Ter sabedoria também diz respeito a ser prudente, ter razão e conhecimento.

6 maneiras de se tornar mais sábio

  1. Sociabilidade. Pesquisas mostram que pessoas que mantém maior contato com outras pessoas são mais sábias que aquelas que são mais reclusas. ...
  2. Cabeça aberta. ...
  3. “Eu posso estar errado” ...
  4. Experiências novas. ...
  5. Autoconhecimento. ...
  6. Conheça o que acontece à sua volta.

substantivo feminino Característica de sábio, de quem tem muitos conhecimentos, de quem sabe muito: ensinava os mais jovens com sua sabedoria. Excesso de conhecimento; erudição: o físico foi premiado por sua sabedoria. Conhecimento adquirido pela experiência: não frequentou a escola, mas tinha a sabedoria do trabalho.

Ser sábio segundo a Bíblia é buscar a sabedoria que vem de Deus (Jó 12:13). A sabedoria do mundo pode ser interessante, mas é insuficiente e não dá maturidade (1 Coríntios 3:18). O sábio sempre busca crescer e aprender mais (Provérbios 9:9) e se se espelhar em Cristo, nunca se julgará superior aos outros.

A sabedoria pode ser definida como a soma entre experiência e inteligência. Com a inteligência a pessoa sábia consegue interpretar e estudar as experiências que vivencia para produzir resultados diferentes no futuro.

“Saber”, do latim “sapere”, é “ter gosto; exalar um cheiro, um odor; (fig)., ter inteligência, juízo; conhecer, compreender, saber”; “sabedoria”, do grego “sofia”, é o que detém o “sábio” (do grego “sofós”; em latim: “sapidus”), que tem um sabor/saber, que sabe muito, erudito.

Deus quer lhe dar sabedoria; basta pedir (Tiago 1:5). A Bíblia diz que, para receber sabedoria, você precisa buscar sabedoria. Torne a sabedoria em seu alvo, seu desejo, procure por ela e não desista de pedir a Deus. A sabedoria é uma coisa que cresce com o tempo e a experiência.

O sábio questiona as próprias motivações, questiona o conhecimento amplamente aceito e aprende a amar fazer perguntas em momentos de ignorância – o sábio sabe quando é hora de aprender.

Um coração sábio é aquele que sabe apreciar o tempo, vencer as tribulações, entender o que deve ser lançado fora e o que deve ser guardado. Um coração sábio é aquele que educa os próximos passos. Orienta-nos sobre a saúde física, emocional, espiritual.

Fortalecer o Sábio – Para fortalecer o Sábio existem 5 estratégias mais elaboradas:

  1. Tenha empatia.
  2. Explore.
  3. Inove.
  4. Navegue.
  5. Ative.

“Coração sábio” significa que, se é Deus quem nos ensina essa é a forma mais eficaz de se aprender, porque Ele é onisciente (sabe todas as coisas). É muito melhor escolher sob a direção daquele que conhece o futuro tão plenamente como o passado.

O pai de um justo fica muito feliz, e quem gerar um filho sábio terá nele a sua alegria.

COMO TER UM CORAÇÃO SÁBIO?

  1. Procurar Conhecimento: Provérbios 15.14 “O coração sábio procura o conhecimento, mas a boca dos insensatos se apascenta de estultícia”. ...
  2. Cuida das Palavras: ...
  3. Alegra a Deus: ...
  4. Considera o Sofrimento: ...
  5. Obedece:

Sabedoria pode ainda ser definida como a qualidade de quem tem prudência, sensatez e moderação. O indivíduo sábio é aquele que sabe coisas que podem ajudá-lo a agir corretamente para alcançar seus objetivos. Os sábios também apresentam maior equilíbrio emocional para tomar decisões que irão impactar suas vidas.

Para agir com sabedoria, você deve desenvolver um temperamento relaxado. Somente a partir da calma se observa melhor a agitação do mundo. Somente a partir de um olhar sereno é possível compreender perspectivas e opiniões contrárias.

Distinguiu três sabedorias: a sabedoria filosófica, que era uma sabedoria adquirida; a sabedoria teológica, também adquirida; e a sabedoria enquanto dom. Para Descartes, a sabedoria é o conhecimento de todas as coisas.

É o saber que rege, sustenta, ilumina e conduz o mundo à ordem da criação, à ordem de todas as coisas.