O que é ser reativo?

Perguntado por: earaujo5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

O perfil reativo é aquele que reage a partir da ação de uma outra pessoa. Ou seja, espera atitudes ou circunstâncias acontecerem para então reagir e buscar soluções necessárias diante da situação. Sua principal característica é a falta de iniciativa.

As pessoas reativas constroem sua vida emocional em torno do comportamento dos outros. Quando isso acontece permitimos que as fraquezas do outros, suas falhas de caráter e outros desvios, nos controlem. É tenso e desgastante viver assim.

Do ponto de vista psicológico, a reatividade consiste numa ação involuntária excessiva a um estímulo externo. Nós a experimentamos quando alguém nos desperta certa contrariedade, levando-nos a reagir simplesmente de forma descomedida e impulsiva com relação aos outros, como um ataque.

2 sinônimos de reativo para 2 sentidos da palavra reativo: 1 reagente. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 reacionário.

Enquanto o reativo não enxerga o todo e nem procura soluções para os desafios do seu dia a dia, o proativo antecipa o problema e motiva-se nos desafios e adversidades para uma solução eficiente.

Ser uma pessoa reativa, que reage aos estímulos de forma automática e sem pensar, não é positivo porque coloca a emoção à frente da razão. Já a passividade, por sua vez, leva ao comodismo, à estagnação.

Proatividade é a competência que impulsiona uma busca por mudanças de maneira espontânea, sem precisar de estímulos externos. Geralmente, as pessoas proativas têm uma boa visão de futuro, identificando necessidades e antecipando problemas, o que confere vantagens para sua equipe e empresa.

Uma pessoa não-reativa não aguarda pela autorização das outras pessoas para ir atrás dos seus sonhos, e este, é o maior motivo pelo qual você deveria de ser assim também. Acima de tudo, ser não-reativo é não permitir ser-se um escravo das próprias emoções.

Proativo é aquele que está sempre na frente, já antecipa os problemas e as soluções. O reativo espera acontecer e ainda coloca a culpa em terceiros. A equipe proativa sabe que os resultados dependem dela, administra bem seu tempo, cumpre com as suas obrigações e ainda tem tempo para cuidar dos seus afazeres pessoais.

Mesmo ao lidar com pessoas difíceis, é preciso ter empatia e tentar perceber suas dificuldades, características e personalidade. Ao começar a agir dessa maneira, as ações das pessoas deixam de te magoar, já que você passa a entender que o modo de agir desses indivíduos está ligado às questões internas de cada um.

1. Acção oposta a outra. 2. Resistência activa a qualquer esforço.

Comunicação Não-Violenta é um antídoto contra posturas reativas. O conceito de Comunicação Não-Violenta foi sistematizado por Marshall Rosenberg. Para ele, uma comunicação mais saudável, precisa de empatia e de uma escuta atenta. Para isso, é fundamental sair do piloto automático e barrar a tendência à impulsividade.

Já o profissional reativo é aquele que espera algo acontecer para fazer alguma coisa a respeito depois, ou seja, tomar uma atitude por conta própria não é o seu forte.

Uma pessoa proativa consegue evitar situações negativas ou de prejuízo para uma empresa, por exemplo. Ser uma pessoa proativa é executar suas tarefas da melhor forma possível, lidar com imprevistos de maneira positiva, e procurar soluções criativas ou gerar novas ideias.

A grosso modo, enquanto o ativo age, o reativo reage e o pró-ativo se antecipa à ação. Ser reativo é ser o contrário do pró-ativo, só executar as tarefas quando são solicitadas.

O que é uma pessoa ativa? Pessoas ativas não deixam que as circunstâncias externas interfiram em seus planos e decisões. São pessoas tão persistentes que, frequentemente, se tornam teimosas e apegadas.